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03/02/2011 - 09:38

Pneus para picapes e utilitários esportivos Bridgestone


Uso, assistência e reposição adequados são fundamentais para a segurança e desempenho do veículo.

São Paulo - Indispensáveis para quem vive ou trabalha no campo e capazes de proporcionar um estilo de vida alternativo para quem mora na cidade, as picapes e utilitários esportivos - ou SUVs (Sport Utility Vehicles) - ocupam cada vez mais espaço nos cenários urbanos, especialmente nas metrópoles, onde oferecem mais conforto e segurança para quem passa cada vez mais tempo preso nos congestionamentos.

Justamente em função da versatilidade de aplicações desses veículos, que incluem os modelos com tração nas quatro rodas (4x4), os pneus têm um papel ainda mais importante para a segurança e o desempenho. Por isso, o uso correto, a manutenção e a opção adequada do tipo de pneu na hora reposição são fundamentais. Pensando nisso, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo e detentora da marca Firestone, traz algumas recomendações para que motoristas e aventureiros aproveitem ao máximo as características desses veículos, com maior segurança, conforto e economia.

Basicamente, existem no mercado três tipos de pneus nesse segmento: A/T, H/T e M/T. Na hora da reposição, a escolha correta deve considerar o tipo de piso em que o veículo trafega com maior frequência. Conheça o uso mais apropriado para cada um deles: A/T (50% asfalto/50% terra) - indicado para quem trafega tanto por rodovias regulares (pavimentadas ou asfaltadas) como fora de estrada (terra com cascalho, pedras etc.). Neste segmento, a Bridgestone oferece o radial Dueler A/T, um pneu com tecnologia de ponta, que proporciona ótima performance em todos os tipos de terrenos, garantindo o máximo de conforto ao dirigir. O Dueler A/T é disponível em oito versões para aro 15" e uma para 16". A Firestone disponibiliza o radial Destination A/T, projetado para utilização em todos os tipos de terrenos, com maior conforto e menor nível de ruídos.

H/T (75% asfalto/25% terra) - ideal para quem roda a maior parte do tempo em ruas e estradas pavimentadas. A Bridgestone oferece no mercado brasileiro uma gama completa de opções para o Dueler H/T, com quatro versões e 15 medidas, que incluem aros 15", 16" e 17".

M/T (100% fora-de-estrada) - versão específica para quem trafega diariamente por estradas não pavimentadas. Com visual arrojado e off-road, o Firestone ATX RADIAL 23° garante excelente desempenho, ótima tração e resistência. É oferecido em duas medidas, para aros 15" e 16".

De forma geral, os cuidados com a manutenção desses pneus são os mesmos dos de carros de passeio: • Pressão correta - Assim como os convencionais, os pneus de picapes e SUVs devem ser calibrados semanalmente, a frio, de acordo com as especificações da montadora. O estepe pode ser inflado com 5 libras a mais, já que nem sempre é possível verificar sua pressão com a mesma frequência dos demais.

No caso de ter de atravessar trechos com areia fofa ou enlameados, uma dica é baixar a pressão dos pneus em cerca de 5 libras, a fim de aumentar a área de contato com o piso e beneficiar a tração. Vencidos os trechos mais difíceis, entretanto, deve-se voltar à calibragem original assim que possível, para não danificar os pneus.

• Alinhamento e balanceamento - É recomendado alinhar as rodas a cada 10 mil km, ou sempre que o veículo sofrer impactos na suspensão, na reposição dos pneus ou quando estes apresentarem desgastes irregulares, bem como quando forem substituídos componentes da suspensão, ou ainda quando o veículo estiver puxando para um dos lados. Já o balanceamento deve ser feito também a cada 10 mil km, na troca ou conserto do pneu ou quando surgirem vibrações no volante.

• Limpeza - Não utilize derivados de petróleo ou solventes para limpar os pneus. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas. A limpeza deve ser feita apenas com sabão neutro, água e uma escova de cerdas de nylon.

• Rodízio - Tem por função equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles. Deve ser realizado segundo a recomendação que consta no manual do veículo ou na falta desta a cada 8 mil quilômetros para pneus radiais e 5 mil para pneus diagonais.

• Reposição - A hora de substituir os pneus é indicada pelos TWI (Tread Wear Indicator), que são "ressaltos" da borracha vistos dentro dos sulcos. O desgaste máximo do pneu é de 1.6 mm de profundidade. Abaixo dessa medida, em qualquer parte dos sulcos, o pneu já passa a ser considerado "careca" e passível de autuação pelas autoridades de trânsito.

• Garantia - A cobertura para os pneus voltados ao segmento de picapes e SUVs é a mesma dos demais produtos - 5 anos a partir da data da compra -, conforme o folheto de garantia da Bridgestone. Danos acidentais ou causados por aplicação inadequada não são incluídos na garantia. | www.bridgestone.com.br

Bridgestone - Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior fabricante mundial de pneus e detentora das marcas Bridgestone e Firestone, com faturamento de US$ 28 bilhões em 2009. Emprega 138 mil funcionários no mundo e mantém operações em 22 países. No Brasil, produz pneus para todos os segmentos em suas fábricas de Santo André (SP) e de Camaçari (BA), que juntas atingem capacidade de produção de 42 mil pneus/dia.| ReUnion

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