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04/02/2011 - 07:30

Bebecê dá início a operações da Regional de Vendas Norte-Nordeste

O Grupo Bebecê, fabricante de calçados de Três Coroas (RS), projeta 25% de crescimento para o biênio 2011-2012. E as regiões Norte e Nordeste devem ser as responsáveis por boa parte deste incremento no mercado interno, com um salto de 30% no mesmo período. Para atingir este objetivo, a empresa deu início neste mês às operações da Regional de Vendas Norte-Nordeste, escritório comercial em Recife (PE) com showroom e toda a estrutura necessária para o atendimento aos lojistas. “Estamos fazendo um investimento no mercado interno, capilarizando nossa força de vendas para entender e atender melhor aos diferentes públicos da metade norte do Brasil”, enfatiza Analdo Moraes, Diretor do Grupo Bebecê, que produz as marcas Bebecê, Renata Moraes e Soft by Bebecê.

A mobilização rumo ao Norte e Nordeste ampliou em 20% a equipe de representantes e tem por objetivo adequar a produção às distintas realidades dentro do Brasil. Para coordenar a ação, Moraes escolheu o Gerente Comercial Jarles Ellwanger, que já soma 15 anos de experiência no Grupo, quatro deles radicado no estado do Mato Grosso, desbravando mercados no Centro-Oeste. “Avaliamos se era melhor colocar na função alguém já identificado com a empresa, mas não tão familiarizado com a região, ou o contrário. Optamos pela primeira alternativa, porque o fundamental neste trabalho é contribuir para que a Bebecê entenda as diferenças culturais para produzir de maneira mais adequada a cada realidade local”, informa o Diretor. “Um profissional com conhecimento sobre a empresa tem melhores condições de desempenhar esta função.”

O foco na metade norte do Brasil se explica pelo potencial de crescimento do Grupo na região e pela rápida ascensão, naquela parte do Brasil, das classes D e E para a C. É nesta faixa que se encontra a principal fatia de consumidoras da marca Bebecê, que responde por 70% dos negócios totais da empresa. “Marcaremos presença em feiras regionais, reforçando nossa marca no Norte e Nordeste, além de focar nas datas comerciais mais importantes para cada estado”, informa o Gerente Regional. A participação em mostras calçadistas em Recife, Salvador e Fortaleza já está confirmada.

O relacionamento comercial com o Norte e o Nordeste estará embasado na imensa diversidade cultural brasileira, que produz diferenças no comportamento de consumo. “Datas que têm força quase igual ou até maior que a do Natal são pouco trabalhadas pelas empresas do Sul, e este é um dos aspectos que serão mudados com a Regional”, enumera Jarles. Ele cita também adaptação a questões estruturais como a logística, que registra prazos de 20 a 30 dias para operações que, no Sul, muitas vezes são finalizadas em 48 horas.

A modelagem para mercados onde faz calor o ano inteiro é outra das mudanças. “Há uma tradição de desenvolvimento de coleções de Inverno, atingindo o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Agora iremos ampliar as linhas para o Verão do Norte e Nordeste ao mesmo tempo em que se produz o Inverno para a metade sul do país”, exemplifica o Gerente da nova Regional. A mudança já foi percebida na Couromoda 2011, na semana passada, quando o Grupo Bebecê apresentou linhas específicas para o calor do hemisfério norte brasileiro.

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