Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2011 - 07:40

Um novo mercado se abre em 360º

Especialistas avaliam o mercado da comunicação digital e a falta de profissionais qualificados atuando no Brasil.

Um novo ano começa e com ele vêm novas expectativas, novidades e um mercado de trabalho, para muitas áreas, aquecido e em busca de mão de obra mais qualificada. No campo da comunicação, o ano de 2010 foi de grandes novidades e de profissionais aprendendo a lidar melhor com as recentes formas de comunicação e da maior interação entre as pessoas. Entre esses profissionais, o publicitário teve e terá grandes desafios para criar estratégias cada vez mais criativas e inovadoras para o marketing e a propaganda das empresas, principalmente, nas novas e dinâmicas plataformas de comunicação digital.

Isso porque, não podemos negar, a internet é hoje uma das ferramentas para a comunicação e divulgação de informações mais utilizadas e em expansão nos cinco continentes. Para se ter uma ideia, apenas no Brasil, cerca de 81,3 milhões de pessoas tem acesso à internet. Desta forma, a web em terras tupiniquins tornou-se o terceiro veículo de maior alcance, perde apenas para a rádio e a televisão.

Com essa realidade digital, muitos hábitos de vida da população mudaram. Entre eles estão a forma como o cliente se relaciona com as empresas. Segundo Alexandre Estanislau, Diretor de Arte, Criação e Planejamento da Bolt Brasil Comunicação Digital, isso se deve, principalmente, à força das redes sociais. "Os clientes estão mais conscientes do poder destas ferramentas. Por isso, estão atentos às novidades que propomos, pois não pensam duas vezes ao avaliar o poder de seu público de interesse em reclamar sobre serviços e produtos na web", afirma.

De acordo com estudos, mais de 87% dos internautas utiliza a rede para pesquisar sobre as empresas. E não para por aí, a venda de bens de consumo no comércio eletrônico brasileiro cresce a taxas superiores a 30% ao ano. Só entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro de 2010, as vendas online somaram R$ 2,2 bilhões. De acordo com a consultoria E-bit, a soma é 40% superior ao faturamento registrado no mesmo período do ano anterior.

E não é pra menos que a comunicação, publicidade e marketing digital ganham mais espaço entre as organizações. Na América Latina, o Brasil é o terceiro do ranking com mais empresas usando pelo menos uma das plataformas digitais mais populares. O que representa aproximadamente 70% das organizações do país. Segundo estudo realizado pela empresa de relações públicas Burson-Marsteller, 53% das empresas brasileiras estão presentes no Twitter, enquanto 16% usam o Facebook como reforço institucional da marca.

Para André Saliba, Diretor Comercial da Bolt Brasil Comunicação Digital, a tendência do marketing digital daqui para frente é se tornar cada vez mais intenso e sofisticado, principalmente, nas redes sociais, que ganhará uma expressão ainda maior, tornando-se um diferencial. "Em 2011 o Facebook deverá ser a bola da vez. Já o Twitter promete novidades em termos de marketing", revela André.

Realidade para quem comunica - Na avaliação sobre a importância da comunicação para as organizações, a equipe da Bolt propõe aos profissionais da área uma reflexão sobre o novo universo de possibilidades que está diante dos olhos e sobre as transformações que já se iniciaram na interação entre empresas e clientes. Para Alexandre Estanislau, a comunicação 360° é o grande exemplo da evolução pela qual o conceito de publicidade e propaganda está passando. "É quase uma crise de identidade do segmento", alerta.

Ele explica que essa comunicação se resume em um planejamento de comunicação completo, que envolve etapas complexas de estudo e percepção das necessidades e público, e a forma certa de alcançá-los. "Sempre pensando nas peculiaridades que cada mídia possui e no objetivo de cada empresa ao se comunicar com seus clientes sem separar o que é on ou off-line, apesar da comunicação digital ser o grande destaque do momento. Tudo pelo olhar de criatividade, inovação, interação e conectividade", completa.

Para atender a essa demanda crescente de uma comunicação mais eficiente, interativa e de conexões, o mercado está à procura de profissionais dinâmicos, inventivos, criativos e capazes de acompanhar as novidades e, de preferência, se antecipar a elas.

Com um olhar de vanguarda e atentos a demanda de mão de obra especializada e a falta de cursos que capacite esse profissional, a Bolt Brasil idealizou o curso de pós-graduação `Publicidade 360 graus`. Com tema e programa curricular inédito no Brasil, o curso será oferecido, inicialmente, em Belo Horizonte (MG), a partir de março de 2011, pelo Centro Universitário UNA.

A pós-graduação pretende preparar os profissionais da área para atuar com eficácia no mercado de comunicação atual. Ou seja, o aluno estará habilitado a trabalhar com as novas mídias e a nova rede de comunicação de modo integrado. Saberá planejar e coordenar projetos com interação total, para alcançar os objetivos estabelecidos a partir de um problema real de comunicação.

"O valor mais importante a ser ensinado é o da capacidade criativa, estimulando o estudante a estabelecer conexões entre o fazer prático e o saber teórico. Diferente dos demais cursos, a Publicidade 360 graus tem foco no problema de comunicação, e poderá trabalhar qualquer meio para alcançar o resultado esperado, independente se a mídia é online ou off-line. Assim, o curso terá uma visão diferente do paradigma atual de mercado, onde o trabalho muitas vezes é pautado pela compra de mídia e pela remuneração por BV, o que faz com que muitas vezes a criatividade seja deixada de lado", conclui Alexandre Estanislau, também coordenador da pós.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira