Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2011 - 08:12

Moradores da Região serrana do Rio recebem água sanitária e hipoclorito de sódio para desinfecção de ruas e casas

Objetivo é evitar doenças como leptospirose e dengue.

Moradores da região serrana do Rio receberam nesta semana um total de 25 mil litros de hipoclorito de sódio e de água sanitária para desinfetar ruas e casas atingidas pelas chuvas que devastaram a região no mês de janeiro e mataram 871 pessoas, segundo dados da Defesa Civil do Rio de Janeiro. Trinta e cinco mil pessoas continuam desalojadas ou desabrigadas. O objetivo é evitar doenças como a leptospirose, provocada pela urina contaminada dos ratos. Dez casos da doença já foram confirmados em Nova Friburgo e um caso em Teresópolis. Nos dois municípios, 140 pessoas ainda aguardam o resultado de exames.

Os produtos foram doados pelas empresas Pan-Americana (em parceria com a Prodisa) e Solvay Indupa, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor). O material está sendo distribuído aos moradores das cidades de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Nova Friburgo, Petrópolis, Areal e Bom Jesus do Retiro pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. A Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) também recebeu os produtos para limpeza de reservatórios de água.

Além da leptospirose, a água sanitária evita a dengue, outra ameaça temida pelas autoridades em função do grande volume de água parada na região. Estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) em 2009, a pedido da Abiclor, comprovou que a diluição de 10ml de água sanitária em cada 1 litro de água é suficiente para matar todas as larvas do Aedes aegypt, mosquito transmissor da doença, em até 24 horas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira