Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2011 - 08:30

Rio de Janeiro recebe o primeiro chocolate premium do país

O chocolate gourmet baiano, que já é sucesso entre especialistas no Brasil e no exterior, poderá ser degustado pelos cariocas. O chocolate feito com cacau orgânico da Bahia está conquistando o paladar dos brasileiros. Depois do sucesso no Salon du Chocolat de 2010, na capital chocólatra do mundo, Paris, agora, é a vez do Rio de Janeiro conhecer e se encantar com a AMMA, primeira marca de chocolate premium do país. As seis variações do chocolate, com gradações de cacau que variam entre 30% (ao leite) e 85%, já podem ser encontrados em cinco lojas da rede de supermercados Zona Sul.

Resgatando a vocação baiana na produção de cacau, o chocolate AMMA é fabricado com grãos cultivados em meio à Mata Atlântica, na região de Itacaré. Responsável pelo primeiro chocolate gourmet do Brasil com manejo totalmente sustentável e fair trade, a AMMA preocupa-se em empregar trabalhadores locais e garantir que seus lucros cheguem a funcionários e fornecedores. Nos arredores da fazenda Monte Alegre, as árvores do cacau ‘Pará-Parazinho’, nativo da Amazônia, crescem à sombra de palmeiras e jacarandás. A convivência dos cacaueiros com a mata em oposição à monocultura do grão, a colheita manual e a seleção das castanhas resultam em um chocolate de alta qualidade, com notas aromáticas características do terroir da floresta. Esses cuidados, somados a parcerias com produtores orgânicos do sul da Bahia, garantem não só a qualidade da amêndoa, mas também a sustentabilidade do cultivo.

Por trás da empreitada estão os sócios chocolateiros Diego Badaró, quinta geração da família de produtores de cacau fino, e Frederick Shilling, fundador da Dagoba – a maior fábrica de chocolate orgânico dos EUA, vendida em 2006. Símbolo da revitalização da Costa do Cacau, Diego soube reinventar o manejo da planta após a devastação causada pela vassoura-de-bruxa entre os anos 80 e 90. Apostando em produtos orgânicos para o combate do fungo, ele acompanha de perto todas as etapas de produção, implantando técnicas refinadas no plantio, colheita e secagem dos grãos. O processo de fabricação chega a levar até 30 dias – contra menos de uma semana para a maioria das marcas industriais. “O modelo orgânico não tem foco na produtividade, e sim na sustentabilidade e na preservação da Mata Atlântica”, explica Diego. Depois de secas, as amêndoas do cacau são empacotadas e partem para a fábrica em Porto Seco Pirajá, região industrial de Salvador, onde as diferentes variações do chocolate são confeccionadas. Todos esses cuidados – com a floresta, os produtores, os cacaueiros e o processo produtivo em seu entorno – dão origem a um fruto de sabor único a cada safra.

O cacau da Amma pode ser degustado em sete concentrações: .85% - Para uma experiência ousada em busca do mais legítimo sabor desta fruta que traz taninos ligeiramente presentes |.75% - O clássico, este é o chocolate que os nossos sentidos reconhecem, tem um toque de cereja e ligeiramente cítrico, suas nuances perduram por alguns minutos na boca |. 60% - O meio amargo é equilibrado e aguça toda a trama do seu paladar. Apresenta leves notas de nozes, baixa acidez e sabores de frutas |.50% - O chocolate que marca a fronteira entre a força e a sutileza. Mais suave do que o 60%, mas ainda com toda a riqueza que se espera do cacau |. 45% Ao Leite – Contemporâneo, este chocolate é encorpado e possui característica de um autêntico ao leite | . 30% Ao Leite - Um chocolate exuberante e aveludado. Feito com uma mistura do melhor cacau com ingredientes especiais. Cria uma experiência rica e harmoniosa.

. Rede de Supermercados Zona Sul: http://www.zonasul.com.br, telefone (21) 2122-7070]. [ Distribuição e Representação: Made in Everywhere, Rua Afonso Bras, 900, Cj.14, Vl. Nova Conceição, São Paulo-SP (11) 3045-4500. Pontos de Venda: http://www.ammachocolate.com.br/AMMA_Chocolate/AMMA.html ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira