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04/02/2011 - 08:37

FEI conquista doutorado em Administração

Com a aprovação da Capes, o Centro Universitário da FEI celebra o seu primeiro curso de doutorado, numa área que reúne tradição e forte expertise e com potencial para diploma franco-brasileiro.

Setenta anos após lançar o primeiro curso superior em Administração da América Latina, o Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) – na época a ESAN (Escola Superior de Administração de Negócios) – reafirma a tradição na área e anuncia seu primeiro curso de doutorado (pós-graduação stricto sensu) também em Administração. Reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, o curso tem foco em Gestão da Inovação e será ministrado no campus São Paulo (rua Tamandaré, 688, SP).

“A aprovação da Capes é o reconhecimento de um trabalho consistente, que se estende por muitos anos e culminou no excelente nível de produção científica e estrutura universitária para o desenvolvimento de pesquisas avançadas na área de Administração”, destaca a professora doutora Rivana Basso Fabbri Marino, vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias da FEI.

As inscrições para o doutorado estão abertas até 7 de fevereiro e oferecem 5 vagas. As aulas têm início em março, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h. O programa tem três linhas de pesquisa: Sustentabilidade, Capacidades Organizacionais e Mercado e Consumo e visa preparar pesquisadores, docentes e profissionais para a reflexão com base científica sobre temas atuais da Administração, tendo como área de concentração a gestão da inovação.

O objetivo é proporcionar ao aluno, a partir de uma abordagem interdisciplinar e integrada, os principais fundamentos conceituais e teóricos que orientam as estratégias de criação e gestão da inovação, buscando estudar os processos de delineamento de diretrizes e ações que configurem trajetórias evolutivas e transformacionais em direção a ecossistemas empresariais, organizacionais e institucionais inovadores.

Na agenda de pesquisa serão incorporados fatores culturais, paradoxos da inovação, relações de poder e legitimidade institucional das organizações, bem como aspectos relativos às atividades de pesquisa e desenvolvimento e à inovação tecnológica em produtos, processos e serviços. “Enfatizaremos, também, aspectos relativos às estratégias de Marketing na criação de inovações e desenvolvimento de mercados, levando-se em consideração o comportamento do consumidor, sua percepção de valor e práticas de co-criação pela interação com redes sociais ou comunidades virtuais, sempre incorporando o conceito da sustentabilidade, nos aspectos ambiental, social e econômico”, ressalta o professor doutor Edmilson Alves de Moraes, coordenador do curso, que conta com 14 professores em regime de dedicação integral.

Double Degree - O aluno de doutorado da FEI poderá conquistar diploma franco-brasileiro (double degree). Isso porque a FEI e o Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM, da França, têm convênio para pesquisas na área de Administração, com foco em inovação, organizações, sustentabilidade e interfaces destas áreas com temas da área de Marketing.

O programa da FEI também contempla a cooperação de docentes no curso de doutorado do CNAM, o que facilitará a mobilidade de alunos e o desenvolvimento de parte das atividades de doutorado da instituição francesa no Brasil. Celebrada em 2009, a parceria com o CNAM permite, ainda, que os professores pesquisadores da FEI desenvolvam contatos acadêmicos na Europa e a integração de pesquisas das duas instituições, além da contribuição cultural entre diferentes comunidades acadêmicas.

COordenador - Edmilson Alves de Moraes é pesquisador das áreas de Estratégia, Inovação – processos de geração e difusão, decisão em ambientes de incerteza (PO e MS) - e Aprendizagem Organizacional. Possui conhecimento técnico em estatística multivariada, análise qualitativa utilizando mapas mentais, dinâmica de sistemas e simulação baseada em agentes. Atualmente está envolvido em projetos de análise da competitividade dos portos brasileiros e de modelagem de processos de gestão de portfólio.

Inscrições - O processo seletivo para ingressar no curso contém três etapas classificatórias. A primeira é a análise documental, em que os candidatos devem apresentar currículo Lattes, cópia da dissertação do mestrado, trabalhos publicados e submetidos, e duas cartas de recomendação enviadas por professores. A segunda fase é o teste Anpad, que está com inscrição aberta até 25 de janeiro, além de um teste de análise lógica de um artigo a ser realizado na FEI. Na última etapa do processo seletivo, o candidato será entrevistado por um grupo de professores do programa. Os interessados podem obter maiores informações pelo telefone (11) 3207-6800, com Carmen da Silva Carlos.

Tradição – A história da FEI com área de Administração começou ainda em 1941, quando o poder público começou a investir fortemente no setor industrial e o padre jesuíta Roberto Sabóia de Medeiros identificou a necessidade da formação de profissionais para atender ao desenvolvimento econômico no País. Para isso, foi criada a ESAN (Escola Superior de Administração de Negócios), tomando como modelo a Business School of Administration, de Harvard, EUA, dando início ao primeiro curso superior de Administração da América Latina. Seguindo a tradição, o Centro Universitário da FEI criou em 2007 o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) também em Administração.

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