Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2011 - 09:03

China liderou o mercado automotivo em 2010, Brasil ficou em 4ª lugar, aponta JATO Dynamics

China cresce 35% em vendas de veículos, Brasil encerra o ano na 4ª colocação no ranking, Alemanha e Itália continuam com o mercado em queda.

A China fechou o ano como a líder disparada no mercado automotivo com crescimento de 35,1% em comparação ao ano de 2009, ultrapassando a marca de 13 milhões de automóveis. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 11,2%, e Japão, com alta de 7,5%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

Dados da JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, que acaba de divulgar seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no ano de 2010.

O Brasil manteve o 4º lugar alcançado em agosto do ano passado com aumento de 10,5% nas vendas de veículos. A Alemanha obteve queda de 21,9% nas vendas em 2010 e manteve seu 5º lugar. O Reino Unido apresentou aumento de 3,3%, ficando em oitavo lugar.

A Itália continua em trajetória de queda com vendas 8,4% menores. Os demais países integrantes do BRIC, Rússia e Índia, continuam crescendo no comparativo entre os períodos, com altas de 30,3% e 34,2%, respectivamente.

. *os números incluem comerciais leves e carros de passeio.

“A China se consolida em 1º lugar e Brasil assume a 4ª posição. O mais interessante é que o bloco BRIC se fortalece e podemos ter já em 2011 a Índia em 5º lugar e a Rússia em 8º, demonstrando que os países emergentes estão cada vez mais maduros e com desenvolvimento bem estruturado e forte”, afirma Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da Jato Dynamics do Brasil.

Desempenho das marcas - A Toyota manteve a liderança em vendas no ano de 2010, seguido pela Volkswagen e Ford. A Chevrolet obteve um aumento significativo no ano, de 22,2% em relação ao ano anterior, mantendo a quarta colocação. Destaque para a Kia que obteve a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas, com crescimento de 22,8%.

. *carros e comerciais leves | ** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia.

“O aumento nas vendas da Chevrolet foi realmente fantástico, o foco no cliente tem apresentado um significante crescimento para a marca. No Brasil, a Chevrolet vendeu em 2010 61.637 veículos a mais do que em 2009, sendo a montadora com o maior aumento no número de carros vendidos. Não será nenhuma surpresa se em 2013 estiver em segundo lugar do ranking. A KIA também teve um desempenho excelente no mercado brasileiro, crescendo mais de 125%. Neste ritmo podemos esperar a 9ª colocação no final de 2011”, acrescenta Augusto.

Sobe e Desce na América do Sul: . *carros e comerciais leves.

“O fechamento do ano foi positivo para região. O grande destaque foi o Brasil que assumiu a 4ª colocação e se consolida mês a mês neste patamar. O crescimento da Argentina foi muito bom, esperamos que este ano o país mantenha o ritmo, o que não vai ser fácil”, comenta Luiz Carlos Augusto.

Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, a empresa de consultoria da JATO Dynamics qual fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. [www.jato.com/brazil ou email para [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira