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04/02/2011 - 09:11

O que fazer para conservar a bateria do carro elétrico

Podemos ter certeza de que uma enorme variedade de veículos elétricos chegará ao mercado a partir deste ano. No carro à combustão, o elemento mais importante é o motor, já no carro elétrico, passa a ser a bateria. Os primeiros consumidores a comprar o carro elétrico já começam a ter vários tipos de dúvidas, como: O que fazer para garantir vida longa a elas? Quantas vezes ela tera que ser substituida? Depois de trocada poderá ser reciclada? Podemos recarregar a bateria, mesmo que ela não esteja totalmente descarregada? Quantos ciclos de carregamento uma bateria pode manter durante a sua vida útil? É verdade que há uma escassez mundial de lítiov (matéria prima da bateria)?.

Primeiramente, é preciso esclarecer que o material utilizado nas baterias de lítio-íon, fonte de energia para os primeiros carros elétricos que estão chegando ao mercado, pode ser, também, encontrada em muitos tipos de produtos de consumo, a exemplo de laptops e celulares. A rigor, uma bateria do veículo elétrico funciona como se fosse um aglomerado de milhares de baterias de celulares embaladas juntas.

Especialistas recomendam que antes de comprar um veículo elétrico, a pessoa busque saber quantas milhas irá dirigir diariamente, quais serão as condições de dirigibilidade (se, por exemplo, sob altas ou baixas temperaturas, estradas ou transito urbano), daí poderá estimar a carga que será utilizada, tempo e o local de recarga etc.

Com relação ao tempo de uso, tanto o Chevrolet Volt quanto o Nissan Leaf, oferecem garantias de 100.000 milhas ou oito anos para as baterias de seus veículos. Porém, isso não quer dizer que esse seja o total da vida útil da bateria, pois ela poderá ir bem além disso, caso o consumidor tome algumas precauções, como por exemplo: 1 – Procurar não acelerar ao máximo rapidamente, pois isso, garantem alguns especialistas, consome a energia da bateria a um ritmo elevado, podendo causar sua degradação;

2-Evitar altas temperaturas. Pesquisas de laboratório constataram que a gestão do calor no interior das baterias é o indicador mais importante de saúde e longevidade dela. Para alguns especialistas "As baterias são como pessoas, funcionam bem quando a sua temperatura está entre 20-40 graus celsior, fora isso, elas precisam ser termicamente gerenciadas”. Portanto, Quem desejar carregar rapidamente uma bateria usando tensões mais elevadas, precisa saber que está comprometendo a sua vida útil.

3 – Recarregar 24 horas antes de usar. O usuário de carro elétrico, a exemplo do que se recomenda para os laptops, deve carregar a bateria por 24 horas antes de usá-lo pela primeira vez.

A tendência é que as baterias serão rapidamente aprimoradas, assim como ocorreu com os celulares e laptops, e os preços cairão, reduzindo a poluição do planeta e atendendo a muito mais usuários do que ocorre atualmente.

Ótima semana e que Deus nos abençoe.

. Por: Evaldo Costa, Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil | Site: www.carroeletriconews.blogspot..com | Site: www.icbr.com.br | E-mail: [email protected].

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