Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2011 - 06:29

Cuba é a mais nova integrante da AIDA

Especialistas em Direito de Seguro comemoram a adesão de um dos países mais emblemáticos do mundo.

O ingresso de Cuba na Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA) está sendo considerada pelos especialistas membros deste seleto grupo de advogados, juristas e professores como uma vitória brasileira. É que após 40 anos de tentativas, o presidente do Comitê Ibero Latino-americano da AIDA, o advogado brasileiro Sergio Mello, sócio fundador do escritório Pellon & Associados, conseguiu dar andamento e concluir, com absoluto êxito, o processo de homologação da entrada de Cuba neste conceituado e respeitado fórum jurídico.

A cerimônia formal e comemorativa da entrada de Cuba no órgão foi feita no dia 28 de janeiro, com a presença de diversas celebridades do mundo jurídico e acadêmico. Para o presidente do CILA, Sergio Mello “Cuba está fortemente comprometida com a cultura jurídica, como é exemplo a qualidade do ensino em suas faculdades, reconhecida pelos principais organismos internacionais responsáveis por sua avaliação”.

Em entrevista concedida na última quarta quarta-feira, 2, ao site Seguros.inf.br, ele falou sobre a inserção de Cuba no cenário associativo internacional, como mais um exemplo dos novos rumos da política externa do país. "Ter uma seção da AIDA em Cuba significa dar acesso aos cubanos a toda produção científica, acadêmica e profissional elaborada pela Associação Internacional de Direito de Seguro", afirmou Mello.

Este anseio da sociedade cubana foi transformado em inúmeros contatos realizados com juristas estrangeiros. “Logo que assumi a presidência do CILA, em maio do ano passado, reiniciei os contatos com os profissionais locais, tendo notado claramente a mudança de comportamento em razão da flexibilização governamental quanto à existência de associações capazes de contribuir para o desenvolvimento do país. Com a ajuda de professores da Universidade de Havana e com o apoio da União dos Juristas Cubanos, espécie de OAB local, conseguimos iniciar os trâmites burocráticos com a elaboração de estatutos e documentos necessários, bem como levar para a AIDA Internacional a proposta de criação da Seção Cubana, o que foi aprovado por seu Conselho Mundial, em reunião ocorrida em Lisboa, em novembro de 2010”, explicou o advogado.

Sob o ponto de vista dos projetos da Seção Cubana da AIDA, segundo o especialista, eles se baseiam na necessidade de conhecimento científico e profissional, com o fim de embasar o mercado local, o poder legislativo e o Judiciário. Por meio dos Grupos Internacionais de Trabalho da AIDA deverá ser fornecido ao país volumoso material e preciosa experiência em vários campos do seguro e do direito do seguro. | VTN

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira