Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2011 - 06:53

LeYa Cult e Barba Negra lançam “Zumbis: o livro dos mortos”


Ricamente ilustrado, livro analisa a trajetória dos zumbis no cinema e inclui filmografia brasileira.

A LeYa Cult e a Barba Negra lançam “Zumbi: o livro dos mortos”, do jornalista Jamie Russel. São mais de 400 páginas, fartamente ilustradas, resultado de intensa pesquisa sobre origens e representações desse personagem de pouco prestígio e destaque, mas de presença marcante na cinematografia de terror.

Jamie Russel, especialista em cinema, parte da constatação que na extensa bibliografia sobre o gênero terror, os zumbis mereceram pouca atenção. Enquanto lobisomens, vampiros e mesmo serial killers foram exaustivamente analisados, os zumbis em geral são retratados como meros figurantes. “Zumbis são a massa plebeia do cinema de terror, criaturas sem alma que perambulam sem personalidade nem propósito”, reconhece o autor.

Para Russel, parte desse descaso deve-se à falta de “herança literária”: enquanto as centenas de versões de Drácula descendem do romance de Bram Stocker, outros tantos Frankensteins possuem algum grau de parentesco com a obra de Mary Shelley – e esses enredos encontram inspiração, muitas vezes, no folclore e em antigas lendas populares. Já os zumbis são monstros modernos, nascidos no século XX, cuja aparição no mundo anglo-saxônico o autor situa no ano de 1929.

Apesar da falta de glamour, eles vieram para ficar. Mesmo antes de brilharem no videoclipe mais famoso da história – o “Thriller” de Michael Jackson –, já haviam conquistado um lugar na cultura pop, presentes em uma extensa lista de filmes. Entre eles destacam-se títulos consagrados pelo público e pela crítica especializada, como A Morta-Viva (I Walked With a Zombie, 1943), Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, 1956), A Noite dos Mortos-vivos (Night of the Living Dead, 1968) e Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978), para citar apenas alguns.

“Zumbi, o livro dos mortos” analisa a presença e os significados desse personagem marginal, moderno e ocidental, que personifica o medo da morte, mas que também expressa outros temores e conflitos. Para o autor, zumbi – como qualquer monstro – fornece valiosas informações e interpretações sobre a cultura a que pertence. Assim, trata-se de leitura obrigatória para os amantes do cinema, e enriquecedora para todos aqueles interessados na cultura pop do século XX.

“Nascido em meio a uma grande variedade de tensões culturais – do imperialismo norte-americano aos conflitos raciais no país, dos temores de desemprego na Depressão à paranoia de lavagens cerebrais da Guerra Fria, do ataque aos direitos civis e políticos pós-1960 ao terror corpóreo da era da AIDS – o zumbi tornou-se, como veremos, um potente símbolo do apocalipse. É um monstro cuja aparição sempre ameaça desafiar a fé da humanidade num universo ordenado.”

.[Título: Zumbis: o livro dos mortos | Autor: Jamie Russel | Formato: 23X20 cm | Brochura | 464 Páginas | Preço: R$ 44,90].

O autor - Jamie Russel, jornalista e escritor, é PhD em Literatura Inglesa pela London University. Especializado em cinema, colabora com diversas revistas e publicações do gênero, além de programas de rádio e TV.

A Barba Negra foi criada em 2010, numa parceria entre o roteirista Sandro Lobo e o designer gráfico Christiano Menezes. Lobo foi editor da revista MOSH! Só Quadrinhos Roquenrou e da Editora Desiderata, onde lançou autores como Rafael Grampá, André Dahmer, Fabio Lyra, Allan Sieber entre outros. Christiano é um dois principais designers do meio editorial, começou como ilustrador e designer de capas para os principais artista nacionais como Tom Jobim, Elis Regina, o Rappa ente outros.

Perfil- A LeYa Brasil nasceu em Portugal, em janeiro de 2008, como empresa holding na qual se integram algumas das mais prestigiadas editoras nacionais e duas das mais bem-sucedidas editoras africanas. Compõem a LeYa as seguintes editoras: ASA, Caderno, Caminho, Casa das Letras, Dom Quixote, Estrela Polar, Gailivro, Livros d'Hoje, Lua de Papel, Ndjira (Moçambique), Nova Gaia, Nzila (Angola), Oceanos, Oficina do Livro, Quinta Essência, Sebenta, Teorema e Texto. A força destas marcas e a qualidade do que produzem, aliada aos objetivos ambiciosos e à dinâmica de grupo, fazem da LeYa uma empresa forte e coesa nos seus objetivos gerais e diversa nos seus programas editoriais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira