Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/07/2007 - 08:16

As diversas áreas de atuação do nutricionista

Com formação de nível superior, o nutricionista atua em diversas áreas relacionadas à nutrição e à alimentação, de modo a contribuir para que o público final disponha de melhores condições de vida e saúde.

Tradicionalmente, encontramos esse profissional em hospitais, consultórios e clínicas, mas, conforme descrito na Resolução CFN nº 380/2005, seu campo de trabalho é muito mais amplo e complexo. Entre outros itens, essa resolução define as possíveis áreas de atuação do nutricionista:

Alimentação Coletiva: “Atividades de alimentação e nutrição realizadas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), como tal entendidas as empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação auto-gestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria marítima, serviços de buffet e de alimentos congelados, comissárias e cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde; atividades próprias da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador”.

Docência: “Atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição”.

Indústria de Alimentos: “Atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição”.

Marketing na área de Alimentação e Nutrição: “Atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e à nutrição”.

Nutrição Clínica: “Atividades de alimentação e nutrição realizadas nos hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios e consultórios, nos bancos de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, nos spas e quando em atendimento domiciliar”.

Nutrição em Esportes: “Atividades relacionadas à alimentação e à nutrição em academias, clubes esportivos e similares”.

Saúde Coletiva: “Atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária”.

Entretanto, além das áreas apresentadas pelo artigo 2º da resolução, a prática cotidiana indica, ainda, que esse profissional é necessário em outros segmentos, como home care e instituições geriátricas, por exemplo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira