Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2011 - 07:08

As empresas brasileiras esperam melhorar rentabilidade em 2011

Os empresários locais antecipam aumento de renda, preços, exportações e empregos, em nível mundial, os indicadores econômicos melhoram em comparação com 2010.

O otimismo dos empresários do setor privado sobre diferentes variáveis econômicas para 2011 aumentou em comparação com os resultados de 2010, revela o International Business Report 2011 da Grant Thornton. Em nível mundial, as empresas entrevistadas nas 39 economias participantes mencionaram o aumento da renda como a principal tendência deste ano, com um saldo de +56%, seguido pelo aumento da rentabilidade com +40%. Estes números representam um aumento de 16 e 11 pontos respectivamente, em comparação com o estudo de 2010.

Embora todas as regiões mostrem uma melhora no nível de expectativas econômicas, a região latino-americana é a mais otimista, com +80% de expectativa sobre melhores receitas. O Chile em particular, com +90%, é um dos países mais otimistas do mundo em termos de expectativas de receita, enquanto Brasil (+81%) e México (+78%) apresentaram níveis bem acima da média mundial.

Oitenta e um por cento dos empresários brasileiros citaram o aumento na receita em primeiro lugar, saltando 8 pontos em relação ao resultado de 2010. O segundo indicador mais citado com otimismo foi a rentabilidade econômica (+71%), 14 pontos acima de 2010.

Jobelino Locateli, CEO da Grant Thornton Brasil, explica: "O nível de otimismo brasileiro, refletido nos resultados de nossa pesquisa para 2011, é prova de que nosso país está no caminho certo. As expectativas de preços de venda apontam para uma inflação sob controle e os níveis de receitas e rentabilidade esperados devem posicionar a economia brasileira como uma das mais fortes do mundo. "

Fortes contrastes com relação à expectativa de emprego - No Brasil, as expectativas de trabalho foram as mais altas do mundo, segundo o IBR: +62% dos empresários brasileiros antecipam um aumento nos níveis de emprego para 2011. Em nível regional, a América Latina registrou um saldo de +56%, e os países participantes da pesquisa também mostram uma tendência ascendente com o Chile (+65%), a Argentina (+46%) e o México (+46%).

Estes valores contrastam com o panorama negativo em nível mundial, onde apenas 29% dos entrevistados disseram esperar um aumento nos níveis de emprego. A União Europeia, com +17%, é apontada como a região com as perspectivas menos otimistas: Grécia (-17%), Irlanda (-14%) e Espanha (-5%) são os países com menores expectativas na economia mundial .

Os dados também mostram que no Reino Unido e nos Estados Unidos o desemprego continua persistente. Nos primeiro, +27% esperam ver um aumento do emprego, enquanto no segundo, onde o desemprego é de cerca de 10%, apenas +28% esperam que a situação melhore. Ed Nusbaum, CEO global da Grant Thornton International, dz: "Estes números são um alerta para empresas e Governos em muitas economias. Embora tenha começado um ano novo, velhos problemas ainda persistem. Em economias como a do Reino Unido, onde é esperado que o setor privado absorva mais de 400 mil desempregados do setor privado, parece haver muito pouca confiança que a situação melhore. E nos Estados Unidos este problema vem se aprofundando, apesar dos esforços do atual Governo. Para que o mundo possa emergir da recessão e manter uma economia forte a longo prazo, a redução do desemprego por meio do apoio ao desenvolvimento dos negócios deveria ser um objetivo fundamental de todos os governos. "

IBR - O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é um levatntamento que tem 19 anos e fornece informações sobre as opiniões e expectativas de mais de 11.000 empresas em 39 economias anualmente.

Coleta de dados - A pesquisa é realizada principalmente por meio de entrevistas telefônicas com duração de aproximadamente 15 minutos, com exceção do Japão (por correio), das Filipinas e da Armênia (pessoalmente), China continental e Índia (combinação de entrevistas pessoalmente e por telefone), onde as diferenças culturais requerem uma abordagem própria. As entrevistas telefônicas permitem à Grant Thornton International realizar a quantidade exata recomendada de pesquisas e garantir que as pessoas mais apropriadas sejam entrevistadas dentro das organizações que cumprem com os critérios de perfil exigidos. A coleta de dados é administrada pelo sócio principal de pesquisa da Grant Thornton International - Experian Business Strategies. Os questionários são traduzidos para os idiomas locais, e cada país participante tem a opção de realizar perguntas específicas e adicioná-las ao questionário principal. O trabalho de campo para o 4º trimestre foi realizado entre novembro e dezembro de 2010.

Mostra.: Methodology - O IBR é uma pesquisa com médias e grandes empresas privadas, que investiga as opiniões de mais de 5.700 empresas durante o quarto trimestre de 2010, e mais de 11.000 em uma base anual. As pessoas entrevistadas são CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores (com base nos cargos mais relevantes para cada país) de 39 economias, principalmente em cinco setores: manufatura (25%), serviços (25%), varejo (15%) e construção (10%), sendo os demais 25% distribuídos entre outras indústrias. Localmente, a amostra tende a cobrir as indústrias mencionadas acima, e alguns países podem ter dados locais válidos no caso de setores e regiões específicas onde a amostra seja suficientemente grande.

Grant Thornton International Ltd - Todas e quaisquer referências à Grant Thornton International são à Grant Thornton International Ltd ou às suas firmas membro. A Grant Thornton International Ltd é uma das principais organizações mundiais de contabilidade e consultoria com propriedade e administração independentes. Suas firmas prestam serviços de auditoria, contabilidade e assessoria especializada a empresas privadas e entidades de interesse público. Os serviços são prestados de maneira independente pelas firmas membro e correspondentes da Grant Thornton International, uma entidade de cúpula internacional organizada como uma sociedade de responsabilidade limitada por garantia e constituída na Inglaterra e País de Gales. A Grant Thornton International não presta serviços em seu próprio nome ou de qualquer outra forma. A Grant Thornton International e as firmas membro não formam uma sociedade internacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira