Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2011 - 08:11

Alog constrói seu terceiro data center com base em ideias sustentáveis

Preocupada com o meio ambiente, Alog adota conceitos de TI Verde e espera reduzir em até 70% o consumo de água no seu novo data center. Os fatos relevantes foram que a Alog espera obter uma redução de pelo menos 70% no consumo de água e 10% no consumo de energia. A Aceco TI implantou um processo de gerenciamento ambiental para controlar o consumo da água, a emissão de CO2, controle da poluição e o uso de material corretamente ecológico.Os entulhos são separados e muitos materiais são reaproveitados como agregados naturais empregados na produção de concreto para pavimentação e na produção de blocos de vedação.

São Paulo - A Alog Data Centers, empresa nacional provedora de infraestrutura de TI para médias e grandes corporações, constrói o seu terceiro data Center na cidade de Barueri (SP) com base em conceitos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Normalmente um data center demanda grandes quantidades de recursos naturais como energia elétrica e água para o funcionamento e refrigeração dos equipamentos. Os princípios de TI Verde da Alog consiste em iniciativas tomadas para que a construção do data center e os equipamentos que serão instalados utilizem o mínimo dos recursos naturais e reduzam ao máximo a emissão do CO2 na atmosfera. A Alog espera obter uma redução de pelo menos 70% no consumo de água e 10% no consumo de energia com essa prática.

Para Peter Catta Preta, diretor de infraestrutura da Alog, a adoção dos princípios de TI Verde não contribuem apenas para a preservação do meio ambiente, refletindo também positivamente nas finanças das empresas com a redução do consumo de energia elétrica e água. ”Existe hoje uma preocupação dos nossos clientes quanto as iniciativas de sustentabilidade adotadas pelos data centers e a Alog entende que toda empresa deve contribuir e assumir sua responsabilidade junto à sociedade e ao meio ambiente”, afirma.

O diretor afirma que o investimento financeiro para a adoção de práticas de TI Verde é alto, o que geralmente inibe as empresas em investir em projetos de sustentabilidade. “Hoje, ainda é caro e difícil descartar e separar corretamente os materiais que podem ser reciclados”, explica.

Cuidados com o Meio ambiente - A empresa Aceco TI, contratada para construção do terceiro data center da Alog, tem em seu corpo técnico engenheiros acreditados no Leed e sempre desenvolve seus projetos para atender aos requisitos do Leed - Leadership in Energy and Environmental Design - certificação para edifícios sustentáveis, concebida e concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC).

Segundo Antônio Lopes Bob, diretor de Engenharia da Aceco TI, no projeto foi implantado um processo de gerenciamento ambiental, que tem como objetivo controlar o consumo da água, da poluição e o uso de material corretamente ecológico. “Todo material passível de reciclagem é removido por empresa especializada em coleta de lixo e reciclagem e não enviado aos aterros sanitários, como de costume. A sucata de aço é reciclada, gerando, assim, um novo aço para consumo”, afirma.

Segundo o diretor, os equipamentos e produtos em bom estado de conservação foram doados para uma instituição de caridade da região de Barueri e os entulhos são separados e muitos materiais são reaproveitados como agregados naturais empregados na produção de concreto para pavimentação e na produção de blocos de vedação. “Não utilizamos materiais como cobre e zinco, pois sabemos que as reservas destas matérias-primas são escassas e suficientes apenas para os próximos 60 anos. Toda a argamassa utilizada é produzida através de materiais reciclados e não com areia, cal ou cimento. Assim reduzimos ainda mais o impacto nas reservas naturais e na emissão de CO2”, afirma.

Também existe um controle na utilização da água. A água da chuva é reaproveitada para a execução de boa parte dos processos e o esgoto é tratado antes de seguir para rede pública. "Com isto, este projeto tem como princípio básico o controle dos recursos naturais e ambientais, quesito básico para conquistar o selo Green”, finaliza o diretor da Aceco TI.

Perfil-O Grupo Alog compreende as organizações Alog Data Centers do Brasil, empresa provedora de serviços de infraestrutura de TI, como cloud computing e hosting gerenciado, e Tecla Serviços de Internet (www.tecla.com.br), especializada em cloud computing, hospedagem de sites, acesso à internet, revendas, e-commerce e registro de domínios. Ao todo, o Grupo Alog atende 1200 empresas de médio e grande portes, a maior carteira de clientes corporativos do Brasil, e mais de 12 mil clientes que vão de profissionais liberais a agências digitais.

Os data centers da Alog no Rio de Janeiro e em São Paulo somam mais de 8mil m2 de área e contam com 410 profissionais qualificados para prestação de serviços especializados de tecnologia. Com a construção do seu terceiro data center, unidade Tamboré, a Alog contará com mais 8 mil m² de área.

Para entrega dos serviços de TI, a Alog segue as orientações do ITIL e tem qualidade assegurada por um sistema de gestão certificado pela ISO 9001:2000, tendo ainda recebido o selo SAS70 nível II – regulamentação norte-americana complementar à Lei Sarbannes-Oxley e obrigatório a todas as empresas de TI cujos clientes possuam ações na Bolsa de Nova York.

A empresa aposta no treinamento constante de seus funcionários. 85% da equipe técnica é certificada e a empresa conta com mais de 250 diferentes certificações. A mais recente foi o Certificate of Cloud Security Knowledge, que atesta o conhecimento dos profissionais de TI sobre segurança na nuvem. | www.alog.com.br

Perfil-A Aceco TI está no mercado há quase 40 anos e dedica-se exclusivamente à infraestrutura de data centers seguros e de alta disponibilidade. Já construiu mais de 450 data centers no Brasil e na América Latina, alguns deles com salas-cofre certificadas e acreditadas. Está envolvida na construção simultânea de 46 data centers, com um ritmo de entrega de um a cada cinco dias.

Por meio de sua sede em São Paulo, das filiais em Brasília, Rio de Janeiro, Interior de São Paulo, Argentina e representantes em toda América Latina, a Aceco TI está presente tanto na construção de um data centers tiers II, III e IV, bem como em ambientes estanques protegidos com salas-cofre certificadas e acreditadas. Os projetos são modulares e escaláveis, flexíveis a atualizações e upgrades. Entre as principais empresas atendidas destacam-se: Alog, T-Systems, Ativas, HP, EDS, O Boticário, Sonda Procwork, CPFL, Elektro, STF, STJ, BNDES, Banco do Brasil, Prodesp e SEFAZ-SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira