Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2011 - 08:29

Hidratação nasal é fundamental para proteger vias respiratórias em ambientes com ar condicionado

Para refrescar durante o verão, muitos costumam abusar do ar condicionado no carro, no escritório, em hotéis e mesmo em casa, e esquecem que o ressecamento do ar pode prejudicar a hidratação nasal e permitir a entrada de agentes agressores no sistema respiratório.

Quando o clima esquenta, as pessoas permanecem por diversas horas em ambientes com equipamentos de ar condicionado que, além de retirarem a umidade do ar, podem não ter a correta manutenção, com substituição dos filtros responsáveis por garantir a qualidade do ar. Uma das consequências mais conhecidas e graves desta exposição é o aumento do número de pessoas sofrendo com doenças respiratórias, inclusive com internações hospitalares.

“Os aparelhos, além de resfriarem o ambiente, se não tiverem manutenção correta juntam em seus filtros ácaros, bactérias, esporos, fungos, algas e outros poluentes, aos quais as pessoas ficam expostas diariamente”, afirma a doutora Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP).

O nariz é a primeira linha de defesa do sistema respiratório contra a entrada dos agentes agressores, executando várias funções como umidificação, aquecimento, filtragem do ar inspirado e transporte mucociliar. Suas funções são afetadas por diversos fatores como poluição atmosférica, temperatura e umidade do ar, anatomia e volume da cavidade nasal, distribuição de fluxo sanguíneo, estresse emocional e tabagismo, que alteram a mucosa nasal, provocando ressecamento e, em alguns casos, congestão nasal.

Essa desidratação nasal resulta na redução da frequência do batimento ciliar (aquela fina camada de cílios microscópicos da parte interna do nariz) e compromete a filtragem das partículas poluidoras, que entram no organismo e podem causar infecções respiratórias, intensificar crises de asma e até mesmo provocar lesões pulmonares.

“A questão é que, em geral, as pessoas não dão a devida importância à irritação nas narinas, a sensação de ressecamento da mucosa nasal ou a pequenos sangramentos do nariz, que podem ser resultado de horas de exposição à poluição e ao ar condicionado. Mas é preciso dar atenção a estes sintomas e cuidar da hidratação nasal, que garante o funcionamento adequado das vias aéreas superiores e impede as partículas poluentes de prejudicarem o sistema respiratório como um todo”, reforça doutora Maura ao comparar a necessidade de manter a mucosa nasal hidratada aos cuidados que a população deve ter com a proteção solar.

Prevenção do ressecamento - Proteger o nariz do ressecamento, mesmo frequentando ambientes com ar condicionado, contudo, é possível. Medidas simples como manter uma bacia de água no local e beber bastante água ao longo do dia podem ajudar.

Quando o desconforto nas narinas já existe, o gel nasal Maxidrate (cloreto de sódio 4,5 mg/g) previne a piora do quadro clínico de pacientes alérgicos com rinite. Por reidratar a mucosa, Maxidrate age sobre a diminuição da frequência dos batimentos mucociliares de forma a garantir uma boa movimentação dos cílios nasais, que filtram a entrada do ar no organismo. O produto alivia a sensação de ressecamento causado pela exposição ao ar-condicionado e também previne possíveis sangramentos.

Libbs - Presente no mercado de medicamentos éticos desde 1958, a empresa tem 1.356 funcionários e opera uma moderna fábrica e a unidade de química fina em Embu (SP). Distribuindo medicamentos em todo o País, é um dos poucos laboratórios farmacêuticos no Brasil que mantêm uma unidade industrial de química fina para produção de insumos para a indústria farmacêutica. Um dos maiores laboratórios farmacêuticos de capital nacional, a Libbs tem forte atuação também nas áreas cardiovascular, ginecológica, neuropsiquiátrica, gastroenterológica, respiratória, dermatológica e oncológica.

Maxidrate, hidratação e conforto da mucosa nasal - Maxidrate (cloreto de sódio 4,5 mg/g) – É um gel nasal desenvolvido para aliviar o desconforto gerado pelo ressecamento da mucosa nasal, prevenindo piora do quadro clínico de pacientes alérgicos com rinite. De aplicação única diária, sua consistência em gel proporciona maior fixação que as soluções salinas comuns. Não causa dependência e não tem efeito vasoconstritor (que provoca contração dos vasos sanguíneos), por isso pode ser usado por longos períodos sem danos ao organismo. Sua fórmula é livre de conservantes (como o cloreto de benzalcônio), substâncias que alteram os batimentos mucociliares – aquela camada de cílios microscópicos que revestem a parte interna do nariz e cuja principal função é “filtrar” o ar que entra no organismo para que os pulmões o recebam bem limpo. É o único produto com esses atributos no mercado.

Indicação - Ideal para aliviar sensação de ressecamento causado pela exposição ao ar- condicionado, frio ou clima seco. Indicado a partir de 12 anos.

Para o período pós-operatório de cirurgias otorrinolaringológicas, reforçando a hidratação da mucosa nasal e reduzindo a formação de crostas.

Para idosos, fase em que o indivíduo tem uma redução de 7% da água corporal.

Como funciona - A falta de hidratação na mucosa nasal faz com que haja diminuição da freqüência dos batimentos mucociliares. O Maxidrate mantém essa área hidratada e garante a movimentação sincronizada dos cílios nasais. A textura gel, de grande fixação, garante hidratação ao longo do dia.

Os benefícios da hidratação nasal - Manter o funcionamento adequado do sistema de defesa das vias respiratórias.

Prevenir a ocorrência de sangramento nasal.

Resistência e conforto respiratório nasal mesmo em condições climáticas agressivas (poluição, baixa umidade, frio e ar-condicionado).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira