Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2011 - 09:28

Procura por certificação CFA cresce 19% no Brasil

Programa de pós-graduação e credenciamento de instituto americano teve índice de aprovação de 36% em todo o mundo.

O CFA Institute anunciou que 36% dos 46.644 candidatos em todo o mundo foram aprovados nos Exames de Nível I do Programa Chartered Financial Analyst. Do total de profissionais inscritos, 329 fizeram a prova no Brasil. Os exames foram realizados em dezembro de 2010.

O CFA oferece um programa de credenciamento e pós-graduação que une teoria e prática, com análise de investimentos, valoração e gestão de portfólios, análise de demonstrações financeiras, mensuração de desempenho e enfatiza os mais altos padrões éticos e profissionais. As provas de Nível I são realizadas em junho e dezembro. No Brasil, 643 candidatos fizeram a prova em 2010, um aumento de 19% comparado a 2009.

Para conseguir a designação CFA, o candidato deve passar por três níveis de exames, estudando aproximadamente por 300 horas em cada nível. Além disso, o profissional deve ter experiência de trabalho de pelo menos quatro anos no setor de investimentos; assinar um compromisso com o Código de Ética e os Padrões de Conduta Profissional do CFA e inscrever-se em na sociedade da instituição do seu país.

John Rogers, CFA, presidente e CEO do CFA Institute, afirma que: “a grande procura dos profissionais por certificações reflete a preocupação do setor de investimentos com os valores éticos, educação e excelência profissional, principalmente após os períodos de crise”. Em 2010 o número total de inscritos chegou a 204.688, um aumento de quase 10% comparado a 2009.

O Programa CFA passa por uma análise contínua para adequar-se à natureza de mudança e às complexidades da indústria do investimento. O currículo é desenvolvido a partir do Candidate Body of Knowledge™ (CBOK ™), um esboço do conhecimento e das habilidades necessárias para desempenhar as responsabilidades profissionais. Além disso, o CFA promove parceria com universidades do mundo todo, incorporando uma porcentagem significativa do seu programa nas graduações. “Além de valorizarem a relevância da certificação do CFA para seus alunos, essas instituições parceiras se comprometem em incluir os nossos padrões éticos e profissionais aos seus currículos.”, afirma Tom Robinson, diretor de Educação do CFA. Atualmente, existem 128 Parceiros do Programa CFA em seis continentes, incluindo Insper e Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e a PUC-RJ.

Perfil- CFA Institute é uma associação global profissional, sem fins lucrativos, que administra o currículo do Chartered Financial Analyst® e programas de certificação CFA e CIPM em todo o mundo, publica pesquisas, realiza programas de desenvolvimento profissional e estabelece, para a indústria de investimentos, padrões profissionais e de informações de desempenho, voluntários e com base ética. O CFA Institute possui aproximadamente 104 mil membros em 136 países e territórios e 135 sociedades membros em 58 países e territórios. |www.cfainstitute.org.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira