Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/07/2007 - 08:39

Consumidor brasileiro muda de hábito e feijão apresenta queda no consumo de 6,5 kg por habitante/ano

Nos anos 60, o brasileiro consumia 23 kg/ano e atualmente este número é de 16,5 kg/ano. Essencial para a saúde, a Josapar – líder no mercado de arroz com a marca Tio João – disponibiliza a linha de feijões Biju, com alternativa ideal para resgatar esta importante leguminosa para a mesa do consumidor moderno.

Prato fundamental na mesa dos brasileiros, o feijão vem perdendo lugar para outros alimentos. Atualmente com média de consumo de 16,5 kg/habitante/ano, segundo os sócios economistas da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Este número considera o consumo geral (dentro e fora de casa). No entanto, considerando apenas o consumo no domicílio, o índice cai para 12,7 kg/hab/ano. Para se ter uma idéia da diminuição de consumo, na década de 60 era de 23 kg/habitante/ano no geral. Nas décadas de 70, 80 e 90 foram 20, 16 e 17 kg/habitante/ano, respectivamente.

Essa informação é preocupante, porque o feijão é muito nutritivo e necessário para uma dieta balanceada, pois oferece alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras (essencial para o bom funcionamento do intestino). Além disso, é uma excelente fonte protéica, possui significante conteúdo de vitaminas, minerais, fibras e compostos fenólicos com ação antioxidante que podem reduzir a incidência de doenças. O carboidrato presente nos grãos de feijão garante energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e as proteínas são 'construtoras de tecidos' no organismo.

Para resgatar o prato símbolo do Brasil, a Josapar, líder no mercado de arroz com a marca Tio João, oferece a linha de Feijão Biju, com cinco tipos: preto, carioca, vermelho, branco e rajado. A empresa emprega tecnologia de ponta e emprega todo o cuidado na seleção dos grãos de feijão, selecionando os melhores produtores e fornecedores, para oferecer a mesma qualidade para o consumidor no feijão como no arroz.

Pessoas que o simples arroz com feijão já não apetece podem se beneficiar dos nutrientes do feijão em diversas receitas, é só soltar a imaginação. Por exemplo, o preto vai além da tradicional feijoada e fica irresistível em pratos leves, principalmente em sopas. Outro que se destaque em sopas é o feijão vermelho, que possui caldo bem grosso. Já o branco dá um toque especial em saladas, dobradinhas e em ensopados com legumes e carnes.

Para o consumidor moderno, que opta por alimentos práticos, fáceis e rápidos para o corre-corre do dia-a-dia, mas que não abre mão dos nutrientes e do sabor, a linha Biju oferece uma pitada extra de praticidade: o Feijão Pronto Biju que já vem cozido, basta aquecer, inclusive no microondas, e está pronto em dois minutos. Feijão Pronto Biju está disponível nas versões preto e carioca, com tempero suave. Como não poderia faltar, a linha oferece a Feijoada Pronta Biju, com a mesma praticidade e ingredientes de alta qualidade e com a qualidade Josapar.

Feijão Pronto Biju Preto e Feijão Pronto Biju Carioca são disponibilizados no mercado em pacotes de 380g, com preço sugerido de R$5,89. A Feijoada Pronta Biju, também em 380g, tem valor médio de R$7,19.

Arroz com Feijão: uma dupla perfeita - Não é por acaso que as leguminosas (feijão) e os cereais (arroz, milho, cevada, trigo) se combinam em diversas refeições. Quando consumidos juntos, o organismo é capaz de aproveitar parte das proteínas (aminoácidos) destes dois alimentos. Como os aminoácidos das leguminosas são diferentes dos presentes nos cereais, juntos eles constituem um alimento completo, daí a importância nutricional desta combinação tipicamente brasileira: arroz com feijão.

Um dos mais importantes componentes da dieta alimentar do brasileiro, o feijão é excelente fonte protéica, além de possuir significante conteúdo de vitaminas, minerais, fibras e compostos fenólicos com ação antioxidante que podem reduzir a incidência de doenças. O alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras - que fazem o seu intestino funcionar bem - tornam este alimento muito nutritivo. O carboidrato garante energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e as proteínas são 'construtoras de tecidos' no organismo.

“Para seu organismo aproveitar ainda mais o ferro existe no feijão, não deixe de consumir junto uma fruta ácida com laranja e ou abacaxi”, explicou a gerente de pesquisa e desenvolvimento da Josapar, a engenheira de alimentos Carmen Lígia Baron.

Por ser altamente nutritivo, o feijão é consumido desde a antiguidade. Remontando aos primeiros registros da história da humanidade, referências deste alimento foram encontradas na Idade do Bronze, na Suíça, e entre os hebraicos, cerca de 1.000 a.C. Também há registro de consumo no antigo Egito, na Grécia e também pelo império romano. As ruínas da antiga Tróia revelam que a leguminosa o prato favorito dos guerreiros troianos.

Perfil da Josapar - Viver com sabor, este é o lema da Josapar, líder no mercado nacional de arroz com a marca Tio João. Com mais de 80 anos de tradição, a empresa possui sede em Pelotas (RS) e unidades em Recife (PE) e Itaqui (RS). Além do tradicional Arroz Tio João, a empresa produz o arroz, entre outras marcas, o Tio Mingote, o arroz e o feijão Biju e a bebida e as barras de cereais Supra Soy, feita com proteína isolada de soja, o que lhe proporciona o melhor sabor do mercado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira