Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2011 - 07:44

Câncer de pele: todo cuidado é pouco no verão

A incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta. Por isso, as pessoas de todos os tipos de pele devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol.

O verão é sinônimo de praia, calor e muito sol. Na estação mais quente do ano, as pessoas procuram manter um bronzeado e uma pele mais bonita. Entretanto, a exposição aos raios solares inadequadamente podem causar alguns efeitos danosos à saúde de pele.

Marinês Dias Ferraretto, médica dermatologista do Hospital São Cristóvão, explica que o sol induz a alterações degenerativas na pele que podem manifestar-se de várias formas como manchas, rugas, atrofia e o câncer. “Não podemos esquecer também que a exposição aos raios ultravioletas (UV) pode causar ainda depressão do sistema imunológico, deixando as pessoas mais susceptíveis às infecções e estimulando doenças pré-existentes como o lúpus eritematoso (uma doença autoimune do tecido conjuntivo que pode afetar qualquer parte do corpo) ou até mesmo causar catarata, degeneração macular (perda de visão no centro do campo visual) e pterígio (espessamento vascularizado da membrana mucosa de forma triangular que se estende do ângulo interno, nasal, do olho em direção à córnea)”, ressalta a médica.

Os danos causados pelo sol são cumulativos e é muito importante que se inicie a fotoproteção desde a infância. Crianças a partir de 6 a 9 anos de idade já podem usar protetor solar. Os pais devem observar os horários adequados à exposição solar de seu filho e protegê-los diariamente. É importante deixar claro que os cuidados com o sol são fundamentais até os 25 anos, pois é nesse período em que a pessoa fica mais exposta aos raios solares do que no restante de toda a sua vida.

A primeira preocupação que devemos ter é com o sol muito forte e os problemas que ele traz à pele. A proteção solar adequada não significa somente usar o filtro, protetor ou bloqueador, mas sim aplicar o FPS (fator de proteção solar) sempre maior ou igual a 30. Hoje, existe ainda um tipo de protetor solar que pode ser usado via oral, ou seja, são cápsulas com antioxidantes e o polipadium leucotanus, que na verdade reforçam a imunidade.

Segundo a Drª Marinês, esse tipo de proteção pode ser usado como coadjuvantes para incrementar a ação de filtro solar. “A fotoproteção correta diminui o risco de câncer de pele em até 85% na idade adulta. Crianças ou adolescentes com pele, cabelos ou olhos claros, com sardas, que se queimam mais do que se bronzeiam ou com casos de câncer de pele na família fazem parte do grupo de maior risco de desenvolvimento da doença”, alerta.

O câncer de pele ocorre geralmente nas áreas da pele mais expostas ao sol como a face, mãos, orelhas, nuca, pescoço e membros superiores. Esta doença pode ser classificada em três tipos, sendo os mais comuns: Basocelular, Carcinoma Epidermóide e Melanoma. “O Basocelular e o Carcinoma Epidermóide apresentam um alto índice de cura. Já o Melanoma, se não for diagnosticado precocemente, pode espalhar-se pelo organismo e ter um desfecho fatal”, explica a dermatologista.

Mesmo no inverno ou em dias nublados, quando aparentemente a incidência dos raios solares não é tão intensa, o uso do protetor e do bloqueador solar é imprescindível. Isso porque, devido aos buracos presentes na camada de ozônio, a radiação solar ultravioleta (conhecida como raios UVA e UVB) alcança a superfície da terra e atinge diretamente a nossa pele.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 70% da população que fica exposta ao sol, o faz sem proteção solar. “Isso demonstra que a população não está consciente do risco provocado pela excessiva exposição solar”, comenta Drª Marinês.

Algumas dicas importantes de proteção e cuidados com a pele: . Evitar a exposição ao sol das 10h às 16h.|.Aplicar o protetor diariamente, trinta minutos antes da exposição ao sol, em todas as áreas expostas.|. Reaplicá-lo a cada duas horas, após a entrada na água ou transpiração excessiva. |.Usar roupas adequadas: dar preferência a tecidos com trama bem fechada. |.Não se esqueça de sair de casa com boné ou chapéu nos dias de sol muito forte, para proteger o rosto. |.Ficar à sombra ou sob guarda-sol.

São Cristóvão Saúde - Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelo Hospital e Maternidade, Plano de Saúde e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Tradicional no atendimento à saúde, a Instituição completa 100 anos, em 2011, e vem promovendo uma grande modernização, através da nova gestão administrativa, dirigida pelo Engº Valdir P. Ventura, em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade contam com 220 leitos, além do Centro Ambulatorial que realiza, diariamente, mais de mil consultas, proporcionando qualidade assistencial às 62 mil vidas do Plano de Saúde.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira