Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2007 - 09:23

Voltagem Ultra-Alta: o Futuro da transmissão da eletricidade


Genebra-Estudos dos EUA indicam que o consumo mundial de energia elétrica deve passar de 15,4 trilhões de kwh em 2006 para 30 trilhões de kwh até 2030. Os governos e as companhias de utilidades públicas precisam se planejar para fornecer uma grande quantidade de energia elétrica de forma eficiente, barata e com um impacto mínimo no meio ambiente.

Nos países com população em crescimento e aumento da economia, como o Brasil, a China e a Índia, a demanda de eletricidade se tornará intensa e o desafio será fornecer grandes quantidades de energia elétrica das usinas geradoras de energia para os centros urbanos que estejam localizados a centenas de quilômetros de distância. A voltagem ultra-alta, ou VUA, oferece a promessa de vencer este desafio.

A VUA é necessária para o fornecimento de eletricidade para cidades sem o aumento do número de linhas de transmissão. Nas cidades em crescimento, onde a demanda está aumentando, mas o espaço para as linhas de transmissão é limitado, esse sistema é vital porque exige somente um corredor de linha de energia, ao invés de muitos.

As duas principais organizações do mundo envolvidas nesta questão - a International Electrotechnical Commission (IEC - Comissão Eletrotécnica Internacional) e o International Council on Large Electric Systems (CIGRE - Conselho Internacional sobre Grandes Sistemas Elétricos) - estão realizando um simpósio em Pequim entre 18 e 21 de julho para determinar a melhor maneira para o desenvolvimento da VUA.

Os principais problemas desta tecnologia são a confiabilidade (proteção das pessoas) e a estabilidade (serviço ininterrupto durante a falha de uma linha). Novos transformadores, disjuntores e seus equipamentos, e novas linhas de transmissão criadas para a VUA terão que ser desenvolvidos. Ainda não existem padrões internacionais para isso, por isso, eles também terão que ser desenvolvidos para garantir o uso seguro e eficaz desta tecnologia. É um desafio técnico para os fabricantes e as companhias de utilidades públicas, e uma questão de regulamentos para os governos - que estão sendo abordadas agora pela IEC e pelo CIGRE. | Web: www.iec.ch | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira