Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2011 - 08:44

Brastemp traz inovações do século 21 com charme dos anos 50

Refrigeradores e fogões Retrô trazem o melhor da tecnologia com influências vintage. 

São Paulo - Agora, o consumidor Brastemp, que está cada vez mais interessado em imprimir sua personalidade em produtos que ofereçam inovação e estilo, encontra mais uma opção para deixar a casa com a sua personalidade: a família Brastemp Retrô que, até então, possuía apenas o frigobar, conta agora com refrigerador e fogão.  

“Quem move a criação destes produtos e os faz de fato são os próprios consumidores”, declara o gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool Latin America, Mário Fioretti. Segundo ele, as pessoas que compram Brastemp têm uma mente aberta, curiosa e estão em busca não só de produtos, mas de novas experiências. “Elas investem em um eletrodoméstico diferente e a família Retrô, sem dúvida, será um ponto de exclamação em suas cozinhas”, completa. 

Para a criação, houve o envolvimento de diversas equipes, passando pelas áreas de design, tecnologia e marketing, que convergiram para o desejo do consumidor, manifestado com grande aceitação desde o lançamento do frigobar Retrô, em 2007. O sucesso do produto instigou a equipe a levar a tendência vintage para outros eletrodomésticos que estivessem mais presentes no cotidiano do consumidor – como um refrigerador e um fogão. 

Foram muitas pesquisas e imersões no passado, mas também com os olhares no futuro, para que fossem atendidos todos os aspectos do projeto. Desde a observação de produtos que traduziam a marca há dezenas de anos, até o estudo da moda vintage; tudo o que traz a dualidade passado e futuro foi instrumento de inspiração.  

O primeiro olhar do consumidor sobre o produto pôde ser notado em um evento da marca em 2009. Na época um “projeto-conceito”, o produto esteve exposto em uma das edições do BGourmet – evento no qual a Brastemp mostra as novidades do mundo da arquitetura e da gastronomia, convidando os principais nomes dessas áreas para decorar ambientes e oferecer aulas de gastronomia. Lá, o público conheceu o primeiro refrigerador Retrô e a aceitação foi imediata. “Os resultados foram mensagens, e-mails e sugestões daqueles consumidores para que o conceito se tornasse uma realidade para compra”, revela a diretora de marketing, Claudia Sender.  

Após isso, foi necessário cerca de um ano e meio de trabalho para que todos os elementos conversassem e trouxessem um equilíbrio entre o novo e o antigo. Foram incluídos detalhes que ativassem nossa memória, mas com toda a tecnologia que precisamos para as tarefas diárias e o conforto do consumidor. Cantos arredondados, puxadores externos salientes e o logo do esquimó, ao lado da melhor economia de consumo de energia do mercado nessa categoria, controles eletrônicos e a qualidade de um refrigerador e fogão modernos formam um conjunto que se destaca em qualquer ambiente. A cara da Brastemp.  

Refrigerador-Numa mistura de traços clássicos e modernos, o novo refrigerador Brastemp Retrô resgata verdadeiros ícones da história da marca: o simpático esquimó no grafismo do painel; o alinhamento vintage, tanto interno quanto externo com linhas mais curvas; os puxadores em liga de alumínio cromado; e o logo utilizado pela Brastemp nos anos 50.  

Além do design inspirador, o produto oferece a comodidade e a tecnologia do século 21. Os exclusivos porta-latas e cestinha de frutas são removíveis, garantindo facilidade para levar os itens à mesa. A cestinha ainda possui um fundo vazado que evita o contato da fruta com o fundo do pote e facilita a lavagem dos alimentos.

 Uma solução prática e sustentável, o controle eletrônico externo facilita a escolha da temperatura e evita a abertura da porta para fazer os ajustes, economizando energia elétrica. Porque não basta atender às necessidades do consumidor – é preciso enxergar também a demanda do meio ambiente.  

Dentro de seus 352l de capacidade,  o compartimento ‘extra-frio’ guarda espaço específico para um resfriamento mais rápido e o de ‘congelados especiais’ reserva um lugar para os produtos que precisam de um armazenamento específico.

E lógico que a tecnologia Frost Free, introduzida no mercado brasileiro pela Brastemp, tem que estar presente na lista de inovações do Retrô. Com o Frost Free é desnecessário fazer o degelo, pois o sistema já evita automaticamente a formação de gelo nas paredes do freezer. 

O freezer conta com a função ‘congelamento rápido uma maneira eficaz de conservar as características naturais dos alimentos. Por meio do congelamento rápido, a fase de cristalização do gelo, que ocorre entre as temperaturas de 0ºC a - 5ºC, é ultrapassada mais rapidamente, minimizando a perda de água dos alimentos e, portanto, mantendo a sua constituição natural. Preço sugerido: R$ 7.999,00.  

Fogão-A família Brastemp Retrô também ganha outro integrante: o fogão. O design traz a cara do passado e a modernidade do presente com elementos como o backsplash (complemento decorativo do fogão), grafismos e abas laterais, que remetem à década de 50.  

O alinhamento do fogão quatro bocas segue o mesmo estilo vintage do refrigerador, inclusive com os detalhes cromados e a figura do tradicional esquimó. Entre as facilidades estão a mega-chama (potência de 3,4 kw) e a função grill (potência 1.600w) que auxiliam na preparação de pratos. Já o timer digital avisa quando o tempo de preparo chegou ao fim e as trempes de ferro fundido esmaltadas e individuais facilitam a limpeza do aparelho. Além disso, o fogão também é classe A quando o assunto é consumo de energia.  

Assim, juntando inovação, funcionalidades modernas e design com a tendência Retrô, o fogão traz toda a qualidade e robustez de um moderno eletrodoméstico Brastemp, com o charme e a elegância de outrora. Preço sugerido: R$ 3.999,00.

Whirlpool Latin America - Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em  Rio  Claro  (SP), Joinville  (SC)  e  Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.

No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração – este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 14,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame “As Melhores Empresas para Trabalhar” desde a primeira edição, em 1997, a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil no ranking de 2010 e a Empresa Mais Inovadora do país, segundo a revista Época Negócios.

Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia – incluindo gás e eletricidade – em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos.

Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.344 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas. | www.whirlpoolcorp.com. 

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira