Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2011 - 08:52

Empresas lucram ao investir na educação financeira de empregados, diz especialista

Com o crescimento do interesse das empresas pela melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, foi percebida a importância de ajudá-los também no aprendizado de assuntos relacionados às finanças pessoais. Para o educador financeiro Álvaro Modernell, as corporações que fazem esse tipo de investimento minimizam perdas e até geram lucro.

“mostram que a dificuldade financeira dos empregados é uma das principais causadoras de estresse, problemas de relacionamento, queda na produtividade, baixa criatividade e até de envolvimento em fraudes internas nas empresas”, explica o especialista.

Álvaro Modernell admite, entretanto, que são poucas as empresas no Brasil que aderem à prática. As exceções, geralmente, são as primeiras colocadas no ranking das melhores para trabalhar.

“um bom ambiente, mais profissionais se interessam em permanecer ou ingressar na empresa e, naturalmente, o nível de produtividade se eleva. Com isso, os dois lados ficam satisfeitos, numa espécie de simbiose, e cada um faz a sua parte para que a relação seja mantida.”

Prevenção a fraudes internas

Estudos da indústria financeira apontam que em mais de 2/3 dos casos os funcionários envolvidos possuíam problemas financeiros pessoais graves.

“que isso não é motivo ou desculpa, mas os índices são claros e alarmantes. Havendo programas de apoio e orientação aos funcionários com tendência ao endividamento, o nível de fragilidade do aspecto humano fica reduzido”, diz Álvaro Modernell.

Um aspecto importante muitas vezes levantado é com relação ao nível salarial ou de remuneração das pessoas.

“á sabemos que o grau de maturidade para lidar com questões de finanças pessoais não está relacionado diretamente ao nível de renda. Assim, simplesmente elevar o nível de renda dos trabalhadores não contribui diretamente para melhorar sua relação com o dinheiro”, afirma o educador financeiro.

“alguns casos até piora, pois, com o crescimento da renda, aumentam as oportunidades de acesso ao crédito e de consumo e os problemas de endividamento são potencializados”, completa.

Para o especialista, a solução é a prevenção, o investimento na capacitação e na educação financeira dos empregados.

“a aprovação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), no final de 2010, em breve isso deixará de ser um diferencial nas companhias. Clientes, fornecedores, parceiros, todos estarão, de uma maneira ou outra, envolvidos com o assunto. Nenhuma empresa poderá correr o risco de ficar de fora, de não participar, de não oferecer educação financeira a seus colaboradores”, finaliza Álvaro Modernell.

Perfil-Álvaro Modernell é especialista em educação financeira, palestrante e autor de vários livros, projetos, cartilhas e artigos sobre educação financeira.

Com experiência de mais de 20 anos no Banco do Brasil, no Mercosul e nos EUA, é sócio fundador da Mais Ativos Educação Financeira e coordenador do portal www.edufinanceira.com.br, referência nacional na área.

É graduado em Administração de Empresas, possui mestrado em Finanças, MBA em Negócios Internacionais (USP) e em Gestão Financeira de empresas, além de pós-graduação em Metodologia do Ensino e em Política e Estratégia (UnB/ADESG). Tem, ainda, certificado da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Álvaro Modernell é o autor dos livros Zequinha e a porquinha Poupança (2006), O pé de meia mágico (2007), O Poço dos Desejos (2007), Paulina e o Ipê-amarelo (2007), Versinhos de Prosperidade (2008), Morango ou Chocolate (2010) e Quero ser rico (2010), além de outros materiais e cartilhas.

Sobre a Mais Ativos - A Mais Ativos Educação Financeira apresentou-se ao mercado com experiência acumulada de mais de 20 anos, decorrentes das trajetórias e conhecimentos de seus sócios e colaboradores nas áreas de finanças, educação, pedagogia, psicologia e administração, com destaque para a educação financeira.

A empresa realiza palestras, desenvolve material didático e institucional, publicações, atividades promocionais e comunitárias, oficinas, consultorias, desenvolvimento de projetos corporativos, além de outras atividades.

A Mais Ativos está preparada para desenvolver, assessorar e implementar projetos em diferentes níveis e portes. Atende empresas, instituições, escolas, cooperativas, entidades de classe, ONGs, órgãos governamentais e quaisquer organizações que queiram levar educação e orientação financeira a seus colaboradores, parceiros ou à comunidade em geral. | www.maisativos.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira