Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2011 - 08:52

Grupo de Orientação da UNICID ensina como lidar com as limitações de doentes neurológicos

O serviço oferecido gratuitamente pela clinica de Fisioterapia, ensina desde cuidados básicos até exercícios para não sobrecarregar os parentes .

As doenças neurológicas, especialmente as lesões medulares e os acidentes vasculares encefálicos, o popular derrame, impõe tanto ao paciente quanto aos familiares uma nova rotina de cuidados, que muitas vezes, por falta de informação, deixa os cuidadores sobrecarregados.

Para orientar a prevenção e a convivência com pacientes com seqüelas causadas por doenças neurológicas, a Clínica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) oferece para a população um programa educacional e de treinamento gratuito. Os encontros acontecem durante cinco sextas-feiras seguidas, em dois horários às 13h ou 14h30. O programa inclui entrevista e orientação aos cuidadores sobre o derrame, com diversas atividades teóricas e práticas, incluindo exercícios terapêuticos.

As atividades são acompanhadas por uma equipe composta pela professora da Universidade, Mirna Migliacci Forte Vieira, além de alunos do curso de Fisioterapia. “O programa oferece aos participantes orientações para melhor lidar com o doente e ajudar a superar, da melhor forma possível, suas limitações do dia-a-dia. Durante cinco encontros, conscientizamos os cuidadores sobre a importância de realizar atividades planejadas, pois muita vezes eles têm a saúde prejudicada pela dedicação total dos pacientes”, explica a fisioterapeuta.

É o caso da economiária Ilda Sizue, que cuida de sua tia, de 73 anos, portadora de poliomelite, também conhecida como paralisia infantil. A doença que ataca o sistema neurológico causando paralisia dos músculos impôs a cuidadora uma situação de sobrecarga, tanto física, quanto emocional. “Por mais gratificante que seja, ninguém cuida de quem cuida do paciente. Por isso que gostei tanto desse programa, que pensa na gente. Aqui posso trocar experiências, conhecer pessoas que tem problemas similares aos meus e ver que para tudo existe uma alternativa”, afirma.

Entre as orientações que são passadas aos cuidadores estão as trocas posturais como transferir o paciente da cadeira de rodas para a cama e de deitado para sentado. O programa inclui ainda exercícios terapêuticos que podem ser seguidos em casa para ajudar o cuidador a aliviar as tensões.

Curso de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) -A Universidade foi pioneira dentre as universidades privadas em oferecer o curso de Fisioterapia em 1984. Desde então consolidou-se como um dos melhores do país. Sua tradição em formar profissionais competentes é hoje, reconhecida por várias empresas, hospitais e profissionais da área. Conta com professores na sua maioria Mestres e Doutores, que desenvolvem suas atividades em sala de aula, na clínica, laboratórios e espaços de estágio renomados no mercado. A graduação em Fisioterapia encontra seqüência na educação continuada nos Cursos de Especialização, Programa de Atualização Profissional e Mestrado em Fisioterapia.

.[Grupo de pacientes com AVE e grupo de cuidadores em doenças neurológicas, todas as sextas-feiras,às 13h ou às 14h30, na Clinica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo – bloco C sala 111,Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô), São Paulo.| www.cidadesp.edu.br | Inscrições: pelo telefone (11) 2178-1240].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira