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09/02/2011 - 09:07

Sete dicas para um outsourcing bem-sucedido

O reajuste das previsões orçamentárias para 2011 irá levar muitas empresas a terceirizar serviços de apoio, enxugando a folha de pagamento. Iniciativa acertada, principalmente em se tratando de outsourcing de TI, que proporciona atendimento de ponta, alta produtividade e gestão inteligente de tarefas. Essa reestruturação organizacional permite manter o foco nos negócios e ganhar vantagem competitiva.

Além da redução de custos e tempo, a decisão pelo outsourcing tem resultado em estratégia de crescimento. Com o alto grau de competitividade instalado no mercado, grandes empresas adotam soluções inteligentes, estimulando um ambiente agradável não só para clientes externos, como para os clientes internos, retendo os melhores profissionais do mercado, capazes de impactar positivamente suas vidas e – muito importante – os balanços das empresas.

Seguem, aqui, sete dicas para um outsourcing bem-sucedido: 1. Concentre-se no seu core business e terceirize todos os serviços auxiliares. Em muitos casos, a área de TI não é crítica e pode ser terceirizada – gerando redução de perdas e custos. Procure alinhar o outsourcing com os objetivos estratégicos da empresa.

2. Dedique-se a pesquisar boas empresas no mercado, levando em consideração o melhor custo-benefício. Negocie preços, prazos e serviços.

3. Caso você tenha bons profissionais atuando na área que irá ser terceirizada, negocie também com o prestador de serviços a possibilidade de aproveitamento de mão de obra. Essa conduta contribui para a boa imagem da empresa e evita o impacto negativo nas notícias referentes à demissão em massa.

4. Busque sempre um fornecedor que compartilhe dos mesmos ideais e estratégias de crescimento da sua empresa. Parcerias de longa duração, quando os dois lados sentem-se valorizados (ganha-ganha), costumam apresentar um processo de melhoria contínua, com inovações e redução de gastos.

5. Assegure-se de que a empresa contratada encoraja seus colaboradores ao diálogo e ao trabalho em equipe. Um bom ambiente de trabalho é meio caminho andado para o sucesso.

6. Promova sinergia entre as equipes contratadas e terceirizadas, estimulando o respeito mútuo e a confiança necessária para fazer o negócio prosperar como um todo. Nada pior do que uma equipe ‘de fora’ sentir-se realmente ‘por fora’ dos movimentos estratégicos da empresa em que prestam serviços. A sinergia dá um novo significado às atividades de cada um.

7. Cuide bem de perto do processo de transição, assegurando que a equipe terceirizada seja treinada o suficiente para se sentir ‘in house’, comprometida com o desempenho da empresa. Nesse ponto, vale investir em ferramentas e treinamento de alta qualidade. Lembre-se: o negócio tem de dar certo.

. Por: Ederson Riechelmann, diretor de outsourcing da Unione, empresa que atua há 16 anos na indústria de TI (www.unione.com.br) | Perfil-A Unione atua nacional e internacionalmente na área de TI, atendendo cerca de 100 clientes ativos – de uma carteira com mais de 450 instituições de médio e grande porte já atendidas. Com sede em Alphaville (Barueri, SP), a empresa tem forte presença no setor de serviços, telecom, varejo, mercado financeiro, mineração, indústria de processos, de manufatura discreta, alimentícia e farmacêutica.

A empresa encerrou 2010 com uma receita 30% maior e faturamento na casa dos R$ 35 milhões. Até o final deste ano, as divisões Unione Consulting e Unione Outsourcing devem crescer juntas pelo menos mais 20% em receita.

Na opinião do diretor-presidente da Unione, Alexandre Couto, os bons resultados se devem à consolidação das transformações pelas quais a empresa passou, aumentando a oferta de serviços e soluções, assim como o número de parcerias estratégicas.

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