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10/02/2011 - 08:27

Pela primeira vez no Brasil, hospitais públicos paulistas receberam Acreditação Internacional

Processo que garante a gestão da qualidade e segurança ao paciente implementado nos Hospitais Estaduais de Diadema e Geral de Pirajussara administrados pela SPDM/Universidade Federal de São Paulo, foram internacionalizados ao receberem a certificação do Accreditation Canadá, pelas mãos da Cônsul-Geral Canadense, Abina Dann, no dia 08 de fevereiro (terça-feira).

Pela primeira vez no Brasil, as Organizações Sociais de Saúde: Hospital Estadual de Diadema e Hospital Geral de Pirajussara, localizados na Grande São Paulo, receberam das mãos da Cônsul-Geral Canadense, Abina Dann, o certificado internacional de Acreditação da “Accreditation Canada” – organização sem fins lucrativos de reconhecimento internacional que foca a segurança do paciente como sua metodologia central de avaliação. A Acreditação garante as Instituições de Saúde a promoção da qualidade da gestão administrativa e assistencial. O evento ocorreu na residência da Cônsul-Geral, localizada no bairro do Morumbi, zona sul da capital paulista.

“É com muito orgulho que o consulado canadense é parceiro da acreditação desses dois hospitais públicos. O caminho é longo, mas com profissionalismo poderemos oferecer saúde de mais qualidade ao povo brasileiro”, enfatizou a Cônsul-Geral Canadense.

Com a implantação de métodos de gestão e boas práticas focadas na melhoria da qualidade da assistência, os Hospitais receberam inicialmente um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos de gestão clínicos e administrativos. Esse trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar de colaboradores, que atuam no mercado como líderes de suas instituições, somados a consultores especializados.

Segundo Rubens Covello, CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), único representante do Accreditation Canada no Brasil, com a acreditação, ambos hospitais terão redução de custos, mantendo a qualidade nos serviços prestados, melhoria na satisfação dos clientes, diminuição de riscos e eventos adversos e a fidelização da comunidade.

O Hospital Estadual de Diadema tem uma média de 1200 internações ao mês, dois mil pronto atendimentos, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 730 cirurgias. Segundo Márcia Maiumi Fukujima, Gerente da Qualidade do Hospital, a acreditação rendeu uma série de ganhos gerais, entre elas: difusão da cultura de segurança, trabalho em equipe com objetivos focados na assistência que trouxe mais segurança nos processos assistenciais e ações focadas no paciente, com ênfase à comunicação com o paciente e a família.

No Hospital Geral de Pirajussara, diariamente há 650 atendimentos, o que mensalmente gera uma média de 15 mil atendimentos de urgência/emergência e ambulatoriais. A Gerente Médica da Instituição de Saúde, Sandra Turati, conta que quem administra um hospital público sempre tem dúvidas do que fazer para melhorar as condições de trabalho para todos os profissionais. “Existem vários questionamentos, como ofertar salários compensadores dentro de um orçamento fixo, não permitir que falte nenhum item para a assistência ao paciente e promover a segurança dos clientes, prestar assistência humanizada, garantir as melhores práticas de saúde e evitar risco aos doentes e profissionais”. Explica Sandra, que complementa “Não há melhor forma senão a organização e aperfeiçoamento nos processos, a padronização de condutas, a instituição de diretrizes que busquem a melhoria contínua e o alinhamento de pensamento e ações de todos os colaboradores. Isso é a Acreditação”, explica Sandra.

Segundo Covello, a acreditação trouxe bens à comunidade que permeiam o universo da saúde. Com a acreditação e mudanças no sistema de qualidade e gestão dos hospitais, foram implantados saneamento básico, escolas e infra- estrutura na região. “A mudança do atendimento à saúde pode impactar em várias áreas em uma localidade. Um dos moradores da região afirmou que a melhoria nos serviços prestados foi uma revolução na comunidade, trazendo muitos benefícios aos moradores da região”, completa o CEO.

Instituto Qualisa de Gestão - O IQG é líder do mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade do segmento saúde com uma estrutura construída ao longo de mais de 15 anos. Com gerenciamento qualificado e alto padrão técnico, o Instituto possui 312 instituições acreditadas além de manter uma equipe multidisciplinar de colaboradores, que atuam no mercado como líderes de suas Instituições. Somados aos próprios consultores especializados.

Desde o início o Instituto investiu no que seria a característica marcante de seu trabalho, atuar de forma responsável e ética junto aos seus clientes e a comunidade. O Instituto é líder na implantação e certificação da acreditação ONA, Organização Nacional de Acreditação, hoje com mais de 200 instituições acreditadas em todo o Brasil e único representante no país do Accreditation Canada – órgão internacional de acreditação.

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