Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2011 - 08:41

Duratex e Projeto Formare mudam realidade de jovens de baixa renda

A Duratex tem transformado a realidade de jovens de baixa renda nas cidades de Taquari (RS) e Uberaba (MG). Nestes locais, a empresa mantém o Projeto Formare, projeto social de educação profissional, idealizado e coordenado pela Fundação Iochpe, que proporciona a iniciação no mercado de trabalho à jovens de 16 a 18 anos.

Os colaboradores da Duratex atuam como educadores voluntários nas Escolas Formare Duratex, nas quais, em 2010, 34 estudantes tiveram a chance de conhecer, na prática, a rotina de uma companhia de grande porte – a Duratex é a maior empresa de painéis de madeira industrializa do Hemisfério Sul. O diretor regional industrial da empresa em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, Paulo Cesar Marostica, destaca a troca de experiências promovida com o desenvolvimento do Projeto Formare na Duratex. “As empresas passam a ter acesso a futuros profissionais competentes e dedicados - características que, via de regra, são encontradas em cada aluno do Formare”, garante Marostica.

Toda a transformação experimentada pelos envolvidos no projeto só é possível graças aos educadores voluntários, considerados a principal peça do curso de capacitação. Há até mesmo estudantes que, após o curso, são efetivados na empresa e retornam às salas de aula das Escolas Formare para contribuir com a formação de outros jovens. “Além de me capacitar para a vida profissional, o Formare me transformou em uma pessoa comunicativa, pró-ativa e capaz de encarar obstáculos”, diz Priscila Martins, aluna da turma 2008, de Taquari (RS). Agora, ela está no curso de graduação de Engenharia de Produção e atua como educadora voluntária de prática profissional na Escola Formare.

Um dos educadores mais entusiasmados, Egon Feldens Ferrari, é engenheiro mecânico e colaborador da Duratex. Convidado para participar da formatura da Escola Formare Duratex Taquari como paraninfo da turma 2010, ele destaca a transformação ocorrida nos jovens durante os cursos. “Não há educador que não perceba a enorme diferença de como eram estes jovens e de como estão agora. Percebe-se que agora eles têm garras mais afiadas para enfrentar os desafios que irão superar. Eles valorizaram a oportunidade e não são acomodados”, garante Ferrari.

A história de vida de cada educador contribui com o entendimento e desenvolvimento dos adolescentes, que concluem o curso prontos para buscarem seus próprios empregos. Como é o caso de três estudantes que, em menos de 15 dias após o término das aulas, já estavam empregados. O Projeto Formare também incentiva os jovens a continuarem estudando, como é o caso de Shirle Pinheiro, que foi aluna da turma 2008, de Taquari. Após concluir a capacitação na Duratex, ela fez curso técnico de Recursos Humanos e, atualmente, estuda Administração de Empresas.

A Fundação Iochpe tem mais de 50 empresas parceiras do Projeto Formare. Entre elas, estão a Achè Laboratórios (São Paulo - SP), Pepsico (SP), 3M (Sumaré-SP), BOSH (Campinas-SP), Hotel Hyatt (SP), MWM International (Canoas - RS), Peugeot Citroen (Porto Real-RJ), Suzano Papel e Celulose (Mucuri-BA), Usiminas (Cubatão-SP), Delphi (Itabirito e Paraisópolis - MG), Magneti Marelli (Lavras - MG), Mahle (Itajubá - MG), Plascar (Betim e Varginha - MG) e TekSid (Betim - MG).

Formare - criado em 1988 dentro das empresas Iochpe-Maxion S.A. em Canoas (RS) e São Bernardo do Campo (SP) como uma oportunidade de formação profissional a jovens de baixa renda na própria empresa. Hoje é um modelo vitorioso de educação profissional dentro de empresas; transformou-se na primeira franquia social do Brasil e multiplicou-se para diversos ambientes empresariais. O objetivo do programa é desenvolver as potencialidades de jovens de famílias de baixa renda, moradores das redondezas das empresas, a fim de integrá-los à sociedade como profissionais e cidadãos. Contudo, o projeto não se limita ao curso. Quando formados, os ex-alunos recebem apoio na obtenção do primeiro emprego. Aproximadamente 8 mil jovens já foram capacitados pelo Formare e cerca de 80% estão empregados. Outro fator de destaque é a capacitação e motivação que envolve os colaboradores da empresa quando aderem ao Projeto como educadores voluntários. Segundo informações da rede de empresas parceiras, foi possível comprovar que o desempenho do voluntário dentro das suas atividades e, principalmente, em seu convívio com outros colaboradores também melhora significativamente. A Rede Formare (empresas que possuem Escolas Formare) é composta por Escolas de Educação Profissional que oferecem instalações, benefícios e tempo de seus funcionários para atuarem como educadores voluntários dos jovens. Os cursos, com duração de no mínimo 800 horas/aula, são elaborados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e monitorados pela equipe pedagógica do Formare, de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. A orientação pedagógica baseia-se nas diretrizes do Ministério da Educação, que prevê o desenvolvimento de competências e habilidades obtidas por meio da associação de teoria e prática. Os cursos são certificados pela UTFPR, instituição federal de ensino vinculada ao MEC, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995. | www.formare.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira