Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2011 - 08:51

Confiança da indústria do Rio de Janeiro inicia 2011 em alta

Indicador da Firjan aponta 62,3 pontos em escala de 0 a 100.

O mercado interno aquecido e as perspectivas favoráveis ao Rio de Janeiro fizeram com que a confiança empresarial no estado iniciasse o ano em alta, com 62,3 pontos no indicador que vai de zero a 100, em que 50 pontos representam a estabilidade. Algumas regiões estiveram acima da média, como o Leste Fluminense (68,5) e a Baixada I (67,9),puxados pela construção civil e pelos investimentos no Comperj.

De acordo com a Firjan, os dados estão na Nota Técnica Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), relativa ao quarto trimestre de 2010 e divulgada pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Para o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, os resultados refletem o ambiente de grandes investimentos no estado e o ritmo forte do mercado de trabalho, que tem gerado saldo positivo de empregos há 20 meses consecutivos.

O Icei-RJ é formado pela avaliação das condições atuais e pelas expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, à economia do Estado do Rio e à própria empresa.

As visões sobre as condições atuais da economia do estado e da economia brasileira variam bastante na pesquisa. No cenário nacional, a percepção de aumento da inflação e o encarecimento do crédito, via aumento da taxa básica de juros, fez com que anota caísse de 57,4 pontos na última pesquisa, no terceiro trimestre de 2010,para 54,1 agora. As condições do estado ficaram praticamente estáveis, passando de 57,5 para 57,8. A confiança em relação à própria empresa ficou em 53,3. Comisso, a média geral da avaliação sobre as condições atuais ficou em 54,1.

Já as expectativas dos empresários são fortes tanto em relação à economia brasileira (62 pontos)quanto à economia do Rio (65,4) e à própria empresa (67,7), formando uma nota de 66,4 pontos.

No recorte regional, os resultados também mostraram otimismo na virada do ano em todo estado. No Leste Fluminense, o resultado foi direcionado pelo fortalecimento da indústria da construção civil e de minerais não-metálicos. Na Baixada I (região de Duque de Caxias) e na Capital (64,4), a consolidação do polo siderúrgico resultou no aumento da geração de empregos e nas encomendas de máquinas e equipamentos, come feito positivo sobre a percepção dos empresários.

A confiança na Região Serrana(64,1), que reúne o entorno de Petrópolis, avançou por conta do avanço da indústria do vestuário na região. Na Centro-Norte (60,6), que alcança Nova Friburgo e região, as forças são os polos de moda íntima e metal-mecânica. Os resultados foram apurados antes das chuvas que assolaram essas duas regiões no início de janeiro.

De maneira geral, a Nota Técnica indica manutenção da confiança do empresário em 2011, embora em patamar pouco inferior ao observado ao longo de 2010. Na avaliação da Firjan, as próximas edições trarão os impactos sentidos nas regiões prejudicadas pela chuva. A Federação observa que a continuidade da alta expectativa dos empresários dependerá de medidas urgentes no campo macroeconômico, como redução da carga tributária e maior contribuição da política fiscal no combate à inflação. | .[Mais detalhes e gráficos no link http://bit.ly/icei].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira