Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2011 - 10:02

Contabilidade se prepara para a realização do primeiro exame de suficiência

A Contabilidade brasileira vem passando por uma verdadeira reviravolta nos últimos anos, buscando se adequar à celeridade e exigências do mundo corporativo moderno. As mais significativas mudanças ocorreram com a aprovação da Lei nº 11.638, que começou a vigorar em dezembro de 2007 e alterou, revogou e introduziu novos dispositivos à Lei das Sociedades por Ações. Depois, uma grande lista de demandas fiscais fez com que os gestores empresariais atualizassem suas tecnologias e equipes para o cumprimento de exigências e prazos como, por exemplo, a ECD (Escrituração Contábil Digital) e o FCont (Controle Fiscal Contábil de Transição). Contudo, a fase mais delicada surgiu com as normas e pronunciamentos das IFRS (International Financial Reporting Standards - Normas Internacionais de Contabilidade), que estabelecem regras de conduta profissional e procedimentos técnicos para empresas e Contabilistas.

A IFRS é a forma de Contabilidade mais utilizada em todo o mundo. Dentre os vários benefícios que a aplicação deste processo trará para a área, a questão de fazer negócios com o exterior é uma das vantagens que merece destaque. Com isso, um contador em qualquer parte do mundo poderá ler os balanços brasileiros e interpretá-lo em linguagem comum. A transparência nos números poderá contribuir para o surgimento de possíveis investidores. Porém, a padronização dessas novas regras requer, por parte dos Contabilistas, um bom grau de investimento de recursos financeiros e um adequado planejamento.

Este será um ano decisivo para a harmonização dessas novas normas da Contabilidade. Nessa trajetória de implantação e adaptação ao padrão de Contabilidade global, muitas tarefas precisam ser feitas, como o investimento em cursos e capacitação profissional. E é nesse momento de extrema importância para toda a sociedade que será realizada a primeira edição do Exame de Suficiência, de qualificação técnica aos profissionais da classe, a ser aplicado, em todo o País, simultaneametne, no dia 27 de março de 2011.

Vale destacar que a classe contábil é uma das poucas contempladas com uma avaliação que analisa os conhecimentos técnicos, tanto teóricos, quanto práticos, de seus profissionais. Depois de permanecer sete anos suspenso, o Exame de Suficiência balizará, em termos de avaliação, toda a categoria, aumentando e contribuindo com a valorização profissional e a competitividade dos bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos de Contabilidade de todo o Brasil. O retorno dessa prova, que antes de ser suspensa foi aplicada em dez edições entre os anos 2000 e 2004, é um sinal claro do excelente momento vivido pela Contabilidade no País.

Nessa primeira edição da prova, o Sistema CFC / CRCs (Conselho Federal de Contabilidade / Conselhos Regionais de Contabilidade) pretende implantar uma espécie de “termômetro” para saber como está o índice de aprovação e o preparo dos contadores recém-egressos dos cursos técnicos e das universidades. Sem dúvida, esse Exame deve desencadear uma série de melhoras nesses cursos e, como consequência imediata, teremos profissionais cada vez mais aprimorados atuando no mercado de trabalho. Entretanto, o esforço para o aperfeiçoamento na Contabilidade não pode terminar com a aprovação no Exame de Suficiência, uma vez que todo o sistema contábil está voltado para a qualificação profissional, por meio dos Programas de Educação Continuada, que têm por meta a produção e a execução de cursos de extensão universitária para o aperfeiçoamento, difusão e atualização de conhecimentos dos Contabilistas.

Principalmente neste momento em que estamos em busca da harmonização dos padrões contábeis às normas internacionais de Contabilidade, o Exame é fundamental para todos os profissionais, afinal é por meio dele que toda a classe será mais valorizada e fortalecida. De uma maneira geral, a avaliação beneficia toda Contabilidade brasileira, uma vez que ela tem por meta proteger a sociedade daqueles que não estão qualificados para atuar em um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e competitivo.

Vale lembrar que ficou estabelecido, com a aprovação da Lei nº 12.249/2010, que profissionais da área contábil somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de graduação em Ciências Contábeis ou técnico em Contabilidade, em estabelecimentos devidamente reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), e após aprovação no Exame de Suficiência, aplicados pelos Conselhos Regionais de Contabilidade em todo o País.

O Exame é uma conquista histórica para toda a classe, afinal ele será uma importante ferramenta de seleção profissional, uma vez que só será aprovado quem demonstrar plena experiência e conhecimentos na área. O Exame de Suficiência veio contribuir ainda mais com o futuro da Contabilidade, profissão altamente promissora para o Brasil e para o mundo.

. Por: Domingos Orestes Chiomento, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira