Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2011 - 08:15

Módulo lança nos EUA o primeiro open source para automatização de GRC

De 14 a 18 de fevereiro (segunda a sexta-feira), acontece em San Francisco (EUA) a RSA Conference 2011, um dos mais importantes fóruns de Segurança da Informação do mundo. Presente no evento, a empresa brasileira Módulo, que atua há 25 anos no mercado de soluções para GRC (Governança, Riscos e Compliance), apresentará o projeto modSIC (Modulo Open Distributed SCAP Infrastructure Collector) - primeira iniciativa de software aberto no setor. O modSIC tornará mais fácil a criação de coletores de dados para Segurança da Informação.

Com base no padrão aberto SCAP (Security Content Automation Protocol), o projeto disponibiliza uma infraestrutura para coleta de informações em ativos de TI, atualmente implementada como componente do software Módulo Risk Manager. Os usuários poderão coletar dados a partir de comandos próprios ou bases de conhecimento públicas que utilizam a linguagem OVAL (Open Vulnerability and Assessment Language), padrão aberto e interoperável.

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos EUA, o SCAP é um formato comum para troca de dados de segurança de TI, com o qual as empresas podem automatizar tarefas como a verificação da presença de patches e das configurações do sistema de segurança, além da análise de conformidade com base nas melhores práticas de mercado.

Recentemente, Alberto Bastos, sócio fundador da Módulo, foi convidado a se tornar membro do Conselho OVAL Board nos EUA com o objetivo de influenciar a direção e evolução do padrão internacional, além de promover sua adoção no Brasil e na América Latina. “Até o momento, os usuários precisavam escrever as suas próprias APIs ou exportar seus dados em planilhas. Depois de investir mais de 18 meses de pesquisa e desenvolvimento, decidimos abrir a nossa tecnologia e disponibilizá-la para que os clientes possam criar seus próprios coletores. Estamos otimistas pelo interesse da comunidade de TI pelo projeto", afirma o executivo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira