Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2011 - 08:26

O acrílico presente na Indústria Náutica e Aeronáutica


Um dos plásticos mais resistentes do mercado, o acrílico já é usado amplamente em iates de lazer. A opção por este material se deve, em parte, pela sua flexibilidade e alta qualidade. Conheça um pouco mais deste segmento.

No Brasil a indústria náutica cresce a cada dia. De acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), a capitania dos portos registrou, em dezembro de 2009, a existência de 63 mil barcos de recreio e de lazer no país.

Segundo a Acobar, durante o ano passado a produção desse tipo de embarcação no país chegou a 4.2 mil unidades. Só em 2009 foram exportados o total de U$ 12,3 milhões, especialmente para países da comunidade europeia.

Este crescimento tão expressivo do setor também alavanca o acrílico, que é usado amplamente na produção de iates. "Há muito tempo se sabe da importância de usar o polímero de metila em lanchas. Isso por que este é um material que resiste a maresia e intempéries", explica Ralf Sebold, da Acrílicos Santa Clara.

Já para Maurício Manfredo Baechtold, gerente comercial da Ferrara, uma das grandes vantagens do acrílico para este segmento é a possibilidade de moldagem, usinagem e dobra do material. "O acrílico supera as expectativas dos designers e grandes estaleiros, proporciona peças mais leves e contribui assim para a engenharia náutica", explica.

Além da flexibilidade e resistência, esta material também é escolhido pela segurança que proporciona. "Em alguns casos, o acrílico é muito mais seguro que o vidro, pois é mais resistente, além de ser mais leve. Acho que este é um dos principais motivos para ele ter se tornado tão fundamental para o ramo náutico", explica Baechtold.

As empresas dedicadas ao segmento náutico como a Ferrara e a Santa Clara, por exemplo, produzem desde pequenas peças como porta-copos, até grande como para-brisas e box para banheiros, entre outros.

Segundo o engenheiro Luiz Eduardo Milioli, da Schaefer Yachts, uma das maiores empresas brasileiras de construção de iates, o uso de peças em acrílico é perfeitamente adequada no projeto da embarcação. "Em alguns casos o acrílico pode substituir o uso de peças em fibra de vidro, madeira ou vidro", explica. Ele também conta que o material é excelente para dar mais modernidade na decoração interna. "O acrílico é utilizado em diversas peças como portas e prateleiras de móveis, porta-copos, bases para estofamentos, janelas laterais, vigias e outras peças", diz.

INDAC - O Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico é uma organização sem fins lucrativos que há 10 anos atua no mercado nacional com o intuito de esclarecer as mais diversas dúvidas sobre o acrílico, além de promover o uso dessa matéria - bonita, altamente durável e 100% reciclável.

O Instituto, que atualmente conta com 85 empresas associadas, ainda desenvolve e divulga estudos e pesquisas sobre o acrílico no Brasil e no exterior. | www.indac.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira