Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2011 - 09:32

Empresas abertas em janeiro aumentaram

Levantamento da Junta Comercial apresenta crescimento de 13%.

Rio de Janeiro- O ano de 2011 começou bom para o estado do Rio de Janeiro. De acordo com estudo da Junta Comercial (Jucerja), foram abertas 2.871 empresas em janeiro, o que representou um aumento de 13% comparado ao mesmo mês no ano passado, que registrou 2.521.

Para o presidente da Junta, Carlos de La Rocque, esse ritmo acelerado de expansão é resultado do bom momento que a economia fluminense vem atravessando. “Além do período positivo para o estado, a reestruturação da Jucerja com medidas para agilizar a abertura de empresas, como por exemplo, a disponibilização de serviços online e a descentralização das atividades com as delegacias regionais em sete regiões do estado, facilitam o processo e reduzem o tempo gasto”, esclarece.

O comércio de roupas e acessórios, mais uma vez, foi o que teve o maior número de estabelecimentos abertos em janeiro, 262. Seguidos por lanchonetes, casa de chá e sucos com 188. Logo depois, produtos de perfumaria e higiene pessoal com 136, reparo e manutenção de computadores e periféricos com 134 e restaurantes e similares com 128 novos negócios, fecha a lista.

Empresas são abertas via internet - O Estado do Rio de Janeiro já possibilita a abertura de empresas através da internet, com o Regin (Registro Mercantil Integrado). O sistema simplifica o processo e permite a integração das Prefeituras, Secretaria de Fazenda do Estado e a Secretaria da Receita Federal e outros órgãos envolvidos. A expectativa é que o cidadão possa abrir sua empresa em até 48 horas, se toda a documentação estiver correta, já que diversos órgãos estarão interligados. Está implantado em 45 cidades, sendo que 23 delas já passaram pelo curso de capacitação da Jucerja.

“A ideia é transformar o protocolo da sede em um ambiente virtual, a começar pelo pedido de busca prévia de nome empresarial, que já pode ser feito através do site [www.jucerja.rj.gov.br], por meio do Regin”, explica o presidente.

Além da busca prévia de nome, outros documentos já estão sendo disponibilizados pelo site, como o DBE (guia para obtenção do CNPJ), o DOCAD (documento de cadastro utilizado para obtenção da Inscrição Estadual) e a emissão da certidão on line.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira