Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2011 - 08:21

Luta entre brasileiros no UFC tem grande repercussão nas redes sociais

O evento esportivo superou em número de mensagens fatos importantes, como a manifestação do Egito e o incêndio na Cidade do Samba.

A luta entre os brasileiros Anderson “Spider” Silva e Vitor Belfort no UFC - organização americana que reúne lutadores de diversas modalidades - gerou um buzz expressivo nos primeiros dias de fevereiro.

No acumulado dos primeiros dez dias de fevereiro, foram mais de 240 mil mensagens mencionando algum termo relacionado ao confronto. Para se ter uma idéia, somente no dia 6, madrugada em que a luta foi realizada, o pico de discussões chegou a 100 mil mensagens.

Volume de mensagens dos principais tópicos discutidos nas redes sociais - de 1 a 10 de fevereiro de 2011 .“Cidade do Samba” ou “cidadedosamba” ou “Uniao da Ilha” ou " Grande Rio” ou “Portela” “Egito” ou "Cairo” ou " Murabak" ou " Tahrir” “Anderson Silva” ou “UFC” ou “vitorbelfort” ou “Belfort” ou “UFC126” ou “spideranderson”. Fonte: IBOPE Nielsen Online, Buzz Metrics.

As manifestações dos egípcios contra o ditador Mubarak, que estão ocorrendo desde o dia 25 de janeiro, também se destacaram nos comentários dos sites de redes sociais. Do dia 1 até o dia 10 de fevereiro, o total de mensagens sobre os protestos egípcios chegou a 80 mil.

Evolução das mensagens com UFC, Egito e Cidade do Samba Fonte: IBOPE Nielsen Online, Buzz Metrics.

O incêndio na Cidade do Samba, área destinada para os barracões das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, também chamou a atenção nas redes sociais.

O prejuízo das escolas Portela, União da Ilha e Grande Rio comoveu os internautas, que comentaram quase 50 mil vezes nos sites sociais. No dia da tragédia, o buzz sobre o episódio chegou a 35 mil mensagens. A mobilização de artistas influentes no Twitter colaborou significativamente para o aumento do volume das menções.

As mensagens publicadas apresentaram diferentes tons para cada assunto. No caso da disputa no UFC, além da expectativa e do interesse em assistir ao evento, houve uma enorme quantidade de mensagens brincando com o golpe de Anderson Silva, que finalizou a luta. Muitos comentários publicados no dia do combate classificaram o golpe como “cinematográfico”, ao relacioná-lo com atores de filmes de luta.

Nos últimos dias, os internautas continuaram a falar do combate, fazendo comparações de brincadeira com a jogada que resultou na expulsão do jogador Hernanes na partida entre Brasil e França, realizada na quarta-feira.

Nas mensagens relacionadas ao “Egito”, os comentários são de apoio aos manifestantes que protestam contra a ditadura do país. Expressões com as palavras “revolução” e “democracia” são comumente encontradas.

Palavras mais comuns nas mensagens sobre a luta no UFC, de 1 a 10 de fevereiro de 2011

Palavras mais comuns nas mensagens sobre a luta no UFC, de 8 a 10 de fevereiro de 2010

Palavras mais comuns nas mensagens sobre o Egito, de 1 a 10 de fevereiro de 2011

Palavras mais comuns nas mensagens sobre a Cidade do Samba, de 1 a 10 de fevereiro de 2011 .Fonte: IBOPE Nielsen Online, BuzzMetrics.

[BuzzMetrics - Atualmente, a cobertura na língua portuguesa do BuzzMetrics é de mais de 4,5 milhões de blogs, 70.000 fóruns e 50 milhões de comentários. Por meio de uma palavra-chave é possível identificar quantas vezes empresas, marcas, produtos, campanhas ou eventos foram citados em redes sociais, blogs, microblogs, fóruns, e vídeos.

A ferramenta não só permite o entendimento das percepções dos consumidores online, como também seu poder de influência: quanto se fala, quem fala e quem escuta, como e onde se fala, do que se fala e o sentimento que prevalece em cada comentário.

Perfil- O IBOPE Nielsen Online é uma joint-venture entre o IBOPE Media – unidade de negócios do Grupo IBOPE especializada em pesquisa de mídia - e a Nielsen Online. Líder mundial em mensuração do comportamento dos usuários da internet, a Nielsen Online está presente em dez países e conta com o maior painel de internautas do mercado, mais de 200 mil colaboradores (20.355 no Brasil, em novembro). O IBOPE Nielsen Online, por meio de uma tecnologia proprietária, mede as atividades dos usuários na web, o movimento publicitário online e fornece dados sobre a internet no Brasil e no mundo. Mais informações em www.ibope.com.br.

IBOPE - Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina e fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, internet, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. Seus principais negócios estão concentrados nas empresas IBOPE Media e IBOPE Inteligência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira