Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2011 - 09:18

Workshop de acessibilidade em Itaguaí

A Prefeitura de Itaguaí, em parceria com a Firjan e com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), promoverá nesta sexta e sábado o workshop de capacitação técnica como parte do Programa de Calçada Acessível e Mobilidade Urbana. O evento contará ainda com o apoio do Ministério das Cidades, do Ministério Público, do Núcleo de Pró-acesso da FAU/UFRJ, do CREA-RJ, do Sinduscon-RJ e do BlocoBrasil.

Segundo os organizadores, o objetivo do workshop é aprimorar tecnicamente a equipe de dez pessoas que implementará o programa, já realizado em Queimados e que se estenderá a outras nove cidades da Baixada Fluminense. As atividades serão realizadas sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da prefeitura, e sábado, das 9h às 12h, no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

No primeiro dia do workshop, será posto em prática o tema ‘Vivência das barreiras encontradas por pessoas com deficiência’. Portadores e não portadores de deficiências vão se sentar em cadeiras de rodas usando venda nos olhos para sentir as dificuldades de um cadeirante e de um deficiente visual. No segundo dia, os assuntos em destaque serão ‘Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Exclusão Espacial e Desvantagem e Acessibilidade’.

Para Eduardo D’Àvila, representante da ABCP no Rio de Janeiro e que participou do workshop de Queimados na última sexta-feira, a importância do evento é trazer qualidade de vida à população da Baixada Fluminense: “Melhorar a acessibilidade do município significa resgatar o direito de ir e vir do cidadão. Em Queimados, o workshop ajudou a sensibilizar os arquitetos para a criação de projetos que favoreçam os portadores de necessidade especiais. Espero que isso ocorra também em Itaguaí”, observou.

O programa tem três etapas: sensibilizar gestores públicos para o tema; tratar da legislação local e do desenvolvimento de cartilhas ou guias de calçadas para orientação do cidadão, das construtoras e do comércio em geral; e acompanhar a obra piloto no município que tenha contemplado a acessibilidade, orientando os executores, por meio de treinamentos, sobre a melhor aplicação dos produtos especificados no projeto”, explicou o engenheiro.

Perfil da ABCP - A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela indústria brasileira do cimento, que há 75 anos promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em pesquisas da construção, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para treinamentos, consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Tudo isso para garantir a qualidade e as boas práticas do produto que representa. Para saber mais sobre a ABCP, visite o site www.abcp.org.br.

.Primeiro dia: 11 de fevereiro (sexta-feira), 9h às 17h. Prefeitura de Itaguaí (Prédio Principal. Rua General Bocaiúva, 636 - Centro – Itaguaí/RJ). |. Segundo dia: 12 de fevereiro (sábado), de 9h às 12h. Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Rodovia Mario Covas, Lote J2, Quadra J – Distrito Industrial de Itaguaí/RJ.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira