Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2007 - 13:25

WGA anuncia descobertas do consenso para melhor definição do papel da pressão intra-ocular no glaucoma

Cingapura- Foi lançado dia 18 de julho, o primeiro consenso dos especialistas líderes da Associação Mundial do Glaucoma (WGA) sobre a pressão intra-ocular (PIO). O painel reconheceu que uma PIO elevada é o principal fator de risco para a progressão do glaucoma e a medição precisa da PIO tem um papel importante na avaliação do risco de glaucoma e o controle da doença.

O objetivo do painel é o de definir com maior clareza a relação entre a PIO e o nervo ótico para minimizar o dano permanente, uma das principais causas da cegueira em todo o mundo.

O painel de consenso, que representa 70 das principais associações de glaucoma de todo o mundo, lançou seu consenso no Congresso Mundial sobre o Glaucoma, na Cingapura. Isto marca a quarta declaração de consenso anual e consecutiva.

"É essencial definir claramente como a PIO se relaciona com o dano ao nervo ótico para que se possa melhorar o tratamento do paciente e para obter coerência no controle do glaucoma em todo o mundo", disse o Dr. Robert N. Weinreb, Ex-Presidente da WGA (ex-AIGS: Associação das Sociedades Internacionais de Glaucoma), Presidente do Comitê de Consenso da WGA, Diretor do Hamilton Glaucoma Center e Professor Emérito de Oftalmologia da Universidade da Califórnia, San Diego, EUA. "Nosso objetivo é minimizar a progressão do glaucoma para preservar a visão e manter a qualidade geral de vida de nossos pacientes".

No total foram avaliados sete pontos de consenso, para ajudar a determinar como a PIO deveria ser medida e usada, para que se possa entender melhor seu papel geral no glaucoma:- Determinantes da PIO | - Medição da PIO | - Variação da PIO | - Epidemiologia da PIO | - A PIO como fator de risco para o desenvolvimento e a progressão do glaucoma | - Ensaios clínicos e PIO | - PIO alvo na prática clínica.

O relatório do consenso foi baseado em mais de duas décadas de pesquisas avançadas, as quais confirmaram que a PIO é um dos principais fatores de riscos modificáveis para o glaucoma. Foi confirmado que a diminuição da PIO é a única abordagem demonstrada que previne e retarda a progressão do glaucoma.

PIO Alvo - O painel enfatizou que a PIO deve ser avaliada em base individual,dependendo de onde o paciente se encontra ao longo da evolução da doença do glaucoma. Os níveis alvo para a PIO deverão ser definidos como a faixa estimada onde o risco da doença progressiva não deverá afetar a qualidade de vida do paciente. Os médicos devem considerar a quantidade de dano já causado pelo glaucoma, a PIO na qual o dano inicial do nervo ótico ocorreu, a expectativa de vida, a situação do outro olho e o histórico familiar de glaucoma.

Medição da PIO - O painel também considerou as maneiras de medir a PIO com precisão. Particularmente, a medição da espessura central da córnea (CCT) foi identificada como essencial. A hora do dia, há quanto tempo a pessoa está acordada e o uso de lentes de contato, tudo isto afeta a precisão da medição da CCT.

O painel destacou outros parâmetros importantes no resultado do glaucoma; os controles da PIO de pico e média foram vistos como fatores chave para melhorar os padrões atuais de tratamento.

"A WGA está trabalhando constantemente para melhorar o controle global do glaucoma em um esforço para prevenir o que pode se transformar na perda desnecessária da visão", disse Ivan Goldberg, Franzco, presidente da WGA e Professor Adjunto Clínico de Oftalmologia da Universidade de Sydney, Austrália. "A WGA criou o processo de consenso para obter melhor tratamento para os pacientes com glaucoma e o relatório do painel tem respeito mundial".| Por: PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira