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19/07/2007 - 13:27

Responsabilidade Social é estratégia de negócio sustentável, revela estudo da BDO Trevisan

Estudo da BDO Trevisan sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) revela que 91% das empresas ouvidas em todo o território nacional acreditam na continuidade dos negócios através de ações de Responsabilidade Socioambiental.

O 2º Estudo BDO Trevisan de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) 2007 foi realizado entre dezembro de 2006 e março de 2007 com dados coletados entre 113 empresas de vários setores. A BDO Trevisan preparou um questionário com 44 perguntas que foram enviadas para 700 corporações dos setores de indústria, comércio, serviços, educação, associações e empresas do terceiro setor.

Entre todos os questionários enviados, foram respondidos apenas 16%. Apesar de pequeno o universo das respostas, o percentual cresceu 45% em relação ao último estudo, concluído em 2006. 90% das respostas vieram dos setores indústria (47%) e serviços (43%).

A pesquisa mostra também que a maioria das empresas reservam verbas para ações socioambientais. 73% dos entrevistados confirmam a necessidade de um planejamento orçamentário para o desenvolvimento de projetos de RSC.

Segundo o coordenador da pesquisa, Mauro Ambrósio, sócio da área de sustentabilidade da BDO Trevisan, o objetivo é mostrar ao público em geral um retrato de como as corporações e seus gestores lidam com os conceitos de responsabilidade socioambiental. "As organizações e seus líderes já perceberam que, num futuro bem próximo, não haverá lugar para empresas e negócios isolados dos conceitos de sustentabilidade, de preocupação com os grupos de interesse - os chamados stakeholders - e dos conceitos de pilares básicos de sustentação da governança", conclui.

Alguns trechos do estudo: Setores: Serviços - 49 empresas (43%). Indústria - 52 empresas (47%). Comércio - 5 empresas ( 4%). Associações - 6 empresas ( 5%). Terceiro Setor -Educação 1 empresa ( 1%). Total? 113 empresas (100%).

- Algum setor específico dentro da empresa responsável por assuntos de responsabilidade social? Sim (64%) | Não (35%) | Sem resposta (1%).

- Sobre a definição de Responsabilidade Social Corporativa: Continuidade de Negócio.........(47%) | Estratégia de Negócio..............(56%) | Filantropia.................................(6%) | Veículo de Marketing................(3%) | Sem resposta...........................(1%).

- Dentro da empresa existe alguma prática de responsabilidade social corporativa? Sim (88%) | Não (12%)

- Empresas que fazem elaboração de relatórios ou balanços sociais ou algum tipo de informe: Sim (87%) | Não (11%) | Sem resposta (2%).

- Empresas que investem em treinamentos e capacitação como programas de capacitação profissional: Sim (91%) | Não (7%) | Sem resposta (2%).

- Possuem programas de melhoria no ambiente de trabalho e qualidade de vida dos funcionários? Sim (81%) | Não (17%) | Sem resposta (2%).

Empresas que incentivam funcionários a trabalhos voluntários: Sim (81%) | Não (17%) | Sem resposta (2%).

- Orçamento da empresa destinado a segurança e educação do funcionário? 1% da receita bruta...............24% | 2% da receita bruta...............3% | 3% da receita bruta...............3% | 4% da receita bruta...............3% | 5% da receita bruta...............1% | Outros....................................55% | Sem resposta........................11%.

- Empresas que contratam portadores de deficiência: Sim (52%) | Não (46%) | Sem resposta (2%)

- Empresas que possuem critérios de recolocação de funcionários demitidos: Sim (37%) | Não (61%) | Sem resposta (2%).

- Possuem serviço de atendimento ao cliente: Sim (84%) | Não (14%) |Sem resposta (2%).

- Empresas que se preocupam com o Código de Defesa do Consumidor conscientizando seus profissionais da área de vendas. Sim (85%) | Não (12%) | Sem resposta (3%).

- Empresas que avaliam impactos de sua atuação na comunidade: Sim (71%) | Não (28%) | Sem resposta (1%).

- Empresas que investem e contribuem em projetos comunitários: Sim (89%) | Não (11%)

- Empresas que utilizam incentivos fiscais para as áreas ligadas à Cultura: Sim (53%) | Não (46%) | Sem resposta (1%).

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