Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/02/2011 - 08:22

Para professor da FGV, subida da Selic em 0,5 p.p não trava expectativa de alta da inflação

De acordo com o professor de finanças da FGV-EESP (Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), Samy Dana, o combate à inflação por meio da elevação da taxa de juros é uma medida ineficiente. “A Selic deve subir 0,5 p.p na próxima reunião do Copom, porém o governo precisa agir no corte de gastos públicos uma vez que a política de juros não tem mostrado eficiência”.

No dia 14 de fevereiro (segunda-feira), a própria pesquisa Focus do Banco Central elevou a projeção para o IPCA em 2011, de 5,66% para 5,75%. Diante desse cenário, Dana alerta que o consumidor precisa ter cautela. “É melhor segurar a compra de supérfluos e, principalmente, não contrair dívidas de longo prazo, como a aquisição de automóvel”.

Com relação à valorização do câmbio, o professor destaca que o dólar na casa de R$ 1,70 é insustentável para a economia brasileira. “O câmbio a R$ 1,70 é ruim para a competição da indústria nacional, que perde competitividade lá fora e também no mercado nacional, já que os produtos importados ficam mais baratos”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira