Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2011 - 08:01

GSMA reconhece VIVO e Ericsson no MWC por projeto de Conexão na Amazônia

Projeto Conexão Belterra foi finalista do Global Mobile Award na categoria de melhor uso de sistemas móveis para o desenvolvimento social e econômico. Fornece banda larga móvel (voz e acesso a internet), bem como serviços eletrônicos voltados a saúde (e-health) e educação (e-education) para 30 mil pessoas em 175 vilas amazônicas. O projeto foi resultado da parceria entre a operadora Vivo, a Ericsson e a ONG Projeto Saúde & Alegria.

A Vivo (BM&FBovespa: VIVO3, VIVO4; NYSE: VIV), maior operadora móvel do Brasil, e a Ericsson (NASDAQ: ERIC) anunciaram hoje que o projeto Conexão Belterra, uma parceria entre as duas companhias e a ONG Projeto Saúde & Alegria, foi um dos cinco projetos finalistas na competição pelo Global Mobile Award na categoria Melhor Uso de Sistemas Móveis para o Desenvolvimento Social e Econômico no Mobile World Congress 2011. O evento anual sediado em Barcelona atrai as companhias líderes das indústrias de TIC (tecnologia da informação e comunicação) e reconhece iniciativas inovadoras nesta indústria.

O projeto foi baseado na implementação de uma estação rádio base 3G nesta região amazônica, fornecendo acesso à banda larga móvel para as pessoas nestas comunidades. A ONG Saúde & Alegria apoiou a implementação da tecnologia com programas de desenvolvimento das comunidades nas áreas de saúde, organização, economia florestal, educação, cultura e comunicação.

Roberto Lima, CEO da Vivo afirma: “Existe uma nova dinâmica social baseada especialmente nas tecnologias de informação e comunicação. Mais do que simplesmente reunir virtudes de mercados de primeira classe, o setor de telecomunicações móveis tem de criar valor para a sociedade. Esse programa é uma demonstração do que o acesso às telecomunicações e especialmente à banda larga móvel pode fazer a diferença em termos de inclusão e desenvolvimento em um país de dimensões continentais como o Brasil”.

Sergio Quiroga, Presidente da Ericsson para a América Latina afirma: “A indicação para o prêmio confirma o compromisso da Vivo e da Ericsson em liderar, inovar e fornecer comunicação para todos, para que comunidades como essas tenham acesso à informação e com isso tenham atendidas as suas necessidades básicas. O projeto Conexão Belterra trouxe conectividade para 175 vilas no coração da Amazônia, pela primeira vez”.

Para medir o impacto da conectividade móvel na região, a UFPA (Universidade Federal do Pará) e a instituição educacional Faculdades Integradas do Tapajós, desenvolveram um estudo no qual entrevistaram 403 pessoas da Região de Belterra.

O impacto na vida e nos negócios é excepcional. Mais de 74% dos comerciantes locais registraram aumento em vendas depois da implementação da rede 3G da Vivo. Mais importante, a pesquisa destaca resultados no setor da educação: 43% dos estudantes conectados começaram a fazer pesquisas online, 20% se matricularam em cursos de educação móvel e à distância, tais como a plataforma Kantoo, uma aula de inglês ministrada diariamente pela Vivo via SMS.

Além disso, o hospital-barco, mantido pela ONG Saúde & Alegria, já transmite digitalmente resultados de exames e os analisa em conjunto com um dos melhores hospitais do país, o Hospital Albert Einstein, com o objetivo de ajudar 15 mil pacientes por ano.

Além da conectividade básica, o Conexão Belterra implementou a ferramenta de pesquisas Mobile Survey Tool da Ericsson para facilitar o monitoramento dos impactos ambientais, diagnósticos de pacientes, a comunicação com comunidades e estudos para monitorar a qualidade de vida.

O sucesso do Conexão Belterra sublinha o papel desempenhado pela comunicação móvel em apoiar o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e distantes de grandes centros. A comunicação e o acesso a serviços básicos, como saúde e educação, melhorou as perspectivas das pessoas beneficiadas pelo projeto. [www.ericsson.com/broadcast_room].

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações. Liderando o mercado de tecnologias móveis em 2G, 3G, 4G e serviços gerenciados, a Ericsson fornece serviços de comunicação e gestão de redes, atendendo às necessidades de mais de 2 bilhões de usuários. O portfólio da empresa engloba infraestrutura para redes fixas e móveis, serviços de telecomunicação, além de soluções multimídia e banda larga para operadoras, empresas e desenvolvedores. As joint ventures Sony Ericsson e ST-Ericsson oferecem ao consumidor os terminais móveis com os recursos mais avançados do mercado.

A Ericsson torna realidade a sua visão de ‘comunicação para todos’ por meio de inovação, tecnologia e modelos de negócios sustentáveis. Presente em 175 países, a Ericsson emprega mais de 90 mil pessoas e gerou receitas de US$

28,2 bilhões (SEK 203.3 bilhões) em 2010. Estabelecida em 1876 e sediada em Estocolmo, Suécia, a Ericsson é listada nas bolsas OMX Nordic Exchange Stockholm e NASDAQ, Nova York.

A Ericsson forneceu os primeiros equipamentos de telecom para América Latina em 1896, após acordo na Colômbia. Em 1900, levou suas soluções para Argentina, Brasil e México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países na América do Sul, América Central, México e Caribe. A região América Latina possui centro de P&D, unidade de produção e centro de treinamento, baseados no Brasil. A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de equipamentos e serviços de telecomunicações com mais de 40% do market share da América Latina e mais de 100 contratos de serviços de Telecom na região. | www.ericsson.com.

Ericsson está presente na América Latina desde 1896, quando assinou um acordo na Colômbia, e pela primeira vez vendeu equipamentos. No início de 1900, a Ericsson aumentou sua presença na América Latina através da assinatura de acordos comerciais na Argentina, Brasil e México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, onde também mantém uma unidade de produção, um Centro de P & D e um Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder do mercado latino-americano de telecomunicações com mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações assinados na região.

A Vivo (NYSE: VIVO3, VIVO4; NYSE: VIV), subsidiaria do Grupo Telefonica no Brasil, é a líder em telecomunicações móveis no país desde sua implementação em 2003. A companhia esteve consistentemente destacada em todos os indicadores de performance e qualidade de acordo com a avaliação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Vivo acredita que em uma sociedade conectada, indivíduos podem viver melhor e fazer mais. Portanto, sua missão é criar condições para que o maior número possível de pessoas esteja conectado a qualquer hora, em qualquer lugar, possibilitando um estilo de vida mais humano, seguro, inteligente e divertido.

A procura constante por excelência em entrega de serviços, foco em qualidade em todos - A busca constante pela excelência na prestação de serviços, com foco na qualidade em todos os pontos de contato com o cliente, serviços móveis de transmissão de dados com base nas maiores e melhores redes de segunda e terceira geração (3G) e o portfólio de produtos e serviços disponível para mais de 60 milhões de clientes, unem-se à sustentabilidade dos atributos reunidos na reconhecida marca Vivo.

Na área de responsabilidade ambiental, a Vivo desenvolve projetos como o programa pioneiro de reciclagem de telefones celulares, baterias e acessórios, que já coletou mais de 2.5 milhões de itens. Através do Office Live, a companhia investiu em iniciativas de rede focadas em educação por meio de novas formas de aprender e pela inclusão das pessoas com debilidades especiais. Na área cultural, a companhia prove iniciativas artísticas coletivas e está sintonizada com o que há de mais inovador na música, em mídia móvel, cinema e experimentações artísticas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira