Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2011 - 09:05

Delta Greentech doa recursos para construção do 1º prédio ecologicamente correto de Taiwan

Y. S. Sun Green Building Research Center abriu as portas no dia 12 de janeiro e é referência mundial em eficiência energética e emissão de carbono.

De portas abertas desde o dia 12 de janeiro, o Y. S. Sun Green Building Research Center, localizado no Campus da Universidade Nacional Cheng Kung, em Taiwan, é o primeiro prédio universitário daquele país a ser considerado como zero emissor de carbono e totalmente eficiente em termos de energia. O projeto foi patrocinado pela Delta Greentech e usou tecnologias da empresa em sua construção.

O edifício possui três andares acima do solo e mais um abaixo, em uma área total de 2,8 mil metros quadrados. O Y. S. Sun Green Building Research Center será um centro internacional de eventos, nos quais serão demonstradas tecnologias chamadas “verdes”, tais como conservação energética, energia renovável, redução de resíduos, reuso de água e nano-catalisadores de luz, desenvolvidas por meio de inúmeras pesquisas.

A Universidade Nacional Cheng Kung possui diversas instalações de pesquisa muito avançadas, mas o Y. S. Sun Green Building Research Center, construído sob patrocínio da Delta Greentech tem um significado único. Ele não somente simboliza a atenção dessa companhia com a ecologia e bem estar das pessoas, mas também representa o início da caminhada da Universidade na direção de tempos mais verdes”, comentou o presidente da instituição de ensino, Michael Ming-Chiao Lai.

A postura da Universidade de ligar-se aos temas de sustentabilidade e isso, naturalmente, levou à uma conexão com a Delta. O presidente e fundador da empresa, Bruce Cheng, comentou com entusiasmo o projeto, lembrando que “a Delta e a Universidade Nacional Cheng Kung realizaram uma ação prática no sentido de diminuir o aquecimento global ao construírem um prédio com grande eficiência energética e com zero emissão de carbono”.

Bruce Cheng revelou sua gratidão a Michael Ming-Chiao Lai. “Há quatro anos, quando Lai assumiu a presidência da Universidade, ele apoiou totalmente a construção desse green building, inclusive reservou uma área florestal para alcançarmos a neutralidade de emissão de carbono”, comentou o executivo.

O Y. S. Sun Green Building Research Center, que utiliza lâmpadas de LED e painéis solares produzidos pela Delta, representa não apenas a materialização de nossa missão em oferecer soluções de energia inovadoras, ecológicas e eficientes de para um futuro melhor, mas também se torna o prédio educacional de maior eficiência energética de Taiwan”.

Processo de construção - O Y. S. Sun Green Building Research Center mobilizou quatro professores da universidade, que comandaram 12 alunos de mestrado e doutorado no experimento de construir um green building como nunca existiu antes.

De acordo com a análise precisa realizada pelo Departamento de Arquitetura da Universidade Nacional Cheng Kung, a expectativa é de que o prédio tenha um Uso Intenso de Energia (EUI) de 43kWh/(m².yr) por ano, muito menor do que a média de 125kWh/( m².yr) dos prédios comerciais regulares. A economia de energia esperada é da ordem de 65%.

Ao redor do mundo, o EUI dos prédios comerciais também é bastante alto, quando comparado com o edifício da universidade tailandesa apoiado pela Delta. Na Inglaterra a média é 404kWh/(m².a), nos Estados Unidos, 390kWh/(m².a); em Hong Kong, 304kWh/(m².a); em Cingapura, 217kWh/(m².a); e na China, 111.2kWh/(m².a).

O Y. S. Sun Green Building Research Center, adotou 13 diferentes métodos de design utilizados em green buildings. Entre eles, o mais interessante é um sistema de ventilação por flutuabilidade que permite um auditório com capacidade para 300 pessoas fique fresco no verão e quente no inverno, sem que o sistema de ar condicionado seja ligado.

Duzentas toneladas de cimento mineral, do tipo Serpentine Jade, foram usadas na construção dos auditórios do prédio. Esse material possui alta alcalinidade, propriedades magnéticas e de liberação do radical hidroxila, o que pode liberar uma alta carga de radiação infravermelha, a qual é capaz de purificar o ar e ativar as células do corpo, beneficiando a saúde de todos os visitantes.

O Y. S. Sun Green Building Research Center foi inspirado na Arca de Noé, ecoando as idéias do best seller “Quente, Plano e Lotado”, do jornalista norte-americano Thomas Freidman que afirma ser necessário um milhão de “Arcas” e de “Noés” para salvar a biodivesidade e as pessoas do mundo todo.

O exterior desse prédio, pensado em conjunto com a Delta Greentech, é parecido com uma espaçonave saída de filmes como “Guerra nas Estrelas”. A estrutura possui um painel solar em formato de folha em seu telhado, torres de ventilação que parecem cabines de controle de navios, além de parapeitos, corrimãos e varandas.

O telhado dessa “espaçonave” tem o formato de chapéu de Napoleão, projetando uma sombra profunda que consegue bloquear a entrada no edifício da maior parte da radiação solar direta, além de reduzir o uso de ar condicionado. No telhado também foi construído um jardim com flores da família Crassulaceae, que são totalmente adaptadas a ambientes mais áridos, criando um belo contraste entre natureza e a mais moderna tecnologia.

Com este prédio, a Delta reforça seu posicionamento de oferecer soluções sustentáveis e que auxiliem no desenvolvimento de um futuro positivo para todos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira