Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2011 - 09:23

CAIXA oferece microcrédito pelo banco Palmas em Fortaleza

Bancos comunitários associados ao Instituto Palmas na capital cearense devem atender 25 mil pessoas

A Caixa Econômica Federal e o Instituto Palmas assinaram no dia 15 de fevereiro (terça-feira), em Fortaleza (CE), contrato para concessão de microcrédito produtivo orientado. O acordo permitirá ao Banco Palmas operar o Microcrédito, na CAIXA, no modelo de mandato. Com essa parceria, o banco espera atender cerca de 25 mil pessoas.

A taxa, a ser praticada nos contratos efetuados pelo Banco Palmas, irá variar de 1,49% a.m a 3,9% a.m, com prazos de 01 a 24 meses – uma das melhores condições do mercado. Com essas ações, a CAIXA reforça as estratégias do Governo Federal de apoio na redução da desigualdade social e regional. O Banco Palmas é uma iniciativa da Associação de Moradores do Conjunto Palmeira, bairro popular na periferia de Fortaleza que possui 32 mil moradores.

A CAIXA iniciou parceria com o Banco Palmas para atuação como Correspondente CAIXA Aqui, com o objetivo de estabelecer um modelo diferenciado para instituições sociais. Operando como correspondente, o Banco Palmas realiza, com três equipamentos, cerca de 18 mil autenticações/mês, com destaque para o nível de pagamento de clientes vinculados ao programa Bolsa Família.

A parceria também desenvolverá ações conjuntas visando ao aprimoramento da Coleção CAIXA de Educação Financeira – um conjunto de cartilhas disponível gratuitamente para download no endereço http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp. O material será utilizado pelo público beneficiário do microcrédito, contribuindo para a promoção de um círculo virtuoso de crescimento e prosperidade das famílias.

O Instituto Palmas é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criada em 2003, pelos moradores do conjunto Palmeira, em Fortaleza. Pioneiro na implantação de microcrédito no Brasil, o Instituto idealizou e realizou a ideia de banco comunitário e se tornou referência nacional e internacional quando o assunto for “bancos comunitários e moedas locais”.

Em janeiro, foi inaugurado o banco comunitário Dendê Sol, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza (CE), que terá moeda com o mesmo nome. A iniciativa também é considerada Correspondente CAIXA Aqui e atuará na concessão de microcréditos.

A Secretaria Nacional de Economia Solidária (SNAES), do Ministério do Trabalho e Emprego, tem incentivado a abertura de bancos comunitários e o Banco Central vem estudando o assunto com vistas à regulamentação do modelo.

Autenticação biométrica - A partir de hoje, a Caixa Econômica Federal implantará mais uma fase do projeto de Biometria da CAIXA, cujo piloto teve início em novembro do ano passado. O processo consiste na coleta das digitais das mãos e seu uso subseqüente na autenticação sem a necessidade de memorização e digitação da senha por parte de toda a base de clientes do banco. O processo irá gerar comodidade e segurança ao cliente, nas suas transações com a CAIXA. O novo serviço tornará a autenticação do cliente ainda mais fácil, segura e confiável.

Nesta fase do piloto do projeto, será efetuada nas dependências do Banco Palmas, em Fortaleza (CE), a coleta biométrica de beneficiários do Programa Bolsa Família residentes na localidade. | www.caixa.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira