Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2011 - 09:23

Peugeot 408: exigência e elegância a serviço da emoção


Estilo harmonioso, dinâmico e elegante.

O espírito que norteou o trabalho dos designers da Peugeot em torno do 408 pode ser resumido em três palavras: harmonia, elegância e dinamismo. A principal exigência foi dotar o veículo de proporções equilibradas, com volumes simples e fluidos, que servissem de base para que os designers pudessem esculpir linhas sutilmente requintadas, puras e sensuais. Essa prioridade determinou as escolhas técnicas do projeto: suas dimensões, seu entre eixos, suas bitolas alargadas, suas rodas com dimensões generosas.

Na dianteira, o 408 exibe os códigos característicos da Marca, com farois particularmente felinos, que se alongam com harmonia sobre o capô. Eles são compostos por quatro refletores, de acabamento técnico e valorizante, proporcionando ao veículo um olhar penetrante.

A personalidade marcante do modelo também deriva do nariz de capô tipo ‘soft nose’, de aspecto dinâmico. Em seu centro está alojado o novo emblema da Peugeot, realçado pela moldura cromada em forma de U. O 408 é, portanto, o primeiro veículo a ostentar a nova imagem da Marca no continente sul-americano.

No prolongamento da moldura cromada do novo Leão, dois vincos se estendem sobre o capô, cujo desenho é marcado por linhas que acompanham o design dos faróis e que prolongam naturalmente as colunas do grande para-brisa avançado. Tal fluidez se estende até a traseira do veículo, arrematada por um spoiler discretamente integrado ao volume do porta-malas.

A vasta grade frontal, realçada por lâminas horizontais cromadas, em conjunto com a forma dos farois de neblina, contribui para o dinamismo das linhas do novo sedã. Tais elementos também ressaltam a impressão de alargamento visual do veículo. A lateral do 408 foi cuidadosamente modelada e segue a nova tendência de estilo limpo, sem frisos laterais, mas com caixas de rodas que destacam o estilo das rodas de liga leve. Uma linha suave percorre praticamente toda a carroceria e converge da extremidade das lanternas traseiras até o para-lamas dianteiro, junto a outra linha inferior paralela à base. Todos esses elementos conferem dinamismo, modernidade e robustez ao veículo.

Desde a parte traseira se sobressai a estrutura semi alta do 408. Uma caída bastante angulada do teto até o bagageiro consolida a grande aerodinâmica do modelo. Inovador na disposição dos monogramas, o Leão é acompanhado pela inscrição Peugeot na parte central da tampa do portamalas, reservando o lado direito para a sigla 408.

O desenho das lanternas traseiras combina ainda harmoniosamente com o porta-malas do carro. Três “garras” de cristal atravessam as lanternas de cor rubi, numa evocação a alguns modelos históricos da Marca (307 CC, 504 Coupé e Cabriolet). Estilo interno: linhas fluídas valorizadas por materiais nobres.

O interior do 408 ressalta ao máximo o aproveitamento do espaço proporcionado pela arquitetura semi-elevada do veículo, enquanto que o desenho e os materiais utilizados oferecem uma incontestável percepção de qualidade. Assim, o painel de instrumentos é puro, elegante e fluído, proporcionando uma ampla visibilidade externa graças à sua forte inclinação, praticamente em simetria com as colunas do para-brisa. Os acabamentos e o bem-estar a bordo foram objeto de cuidadoso trabalho e estão visíveis nos mínimos detalhes: · Painel que acolhe os mostradores é compacto, reservando, assim, uma vasta superfície para materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil (como o revestimento do tipo “slush”, macio ao toque) | · Equipamentos como módulo de comando da climatização, sistema de som, tela de navegação retrátil, entre outros, particularmente bem integrados | · Painéis de porta que realçam o interior e têm um movimento que converge para baixo, igual à lateral externa do veículo | · Detalhes cromados destacam o conjunto: molduras das entradas de ar e dos mostradores, botões da climatização e do rádio, maçanetas das portas, entre outros | · O dinamismo do 408 é sutilmente realçado por alguns detalhes internos em forma de V, como o anel em torno da alavanca de câmbio, o desenho da parte superior dos assentos envolventes ou ainda a forma da luz de teto dianteira.

Vida a bordo - Com uma área envidraçada de 3,95 m2, única em seu segmento, o 408 proporciona aos seus ocupantes ótima luminosidade, que se torna excepcional com o teto solar (dependendo da versão de acabamento), que aumenta a área envidraçada para 4,32 m2.

Refletindo a atenção dedicada à vida a bordo dos passageiros, os espaços de arrumação são numerosos e totalizam um volume total de 33 litros. Entre eles: · Um porta-luvas refrigerado com capacidade de dez litros, que pode alojar uma garrafa de água de 1,5 litro. Sua tampa, com abertura/fechamento assistidos, dispõe de espaços exclusivos de arrumação | · Na extremidade do console, ao lado do porta- opo, encontra-se um grande espaço de arrumação com tapete anti-ruído | · A junção entre o painel e o console delimita um espaço também revestido com tapete anti ruído para colocar chaves e celular | · Os porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras oferecem um volume total de 15 litros para manter ao alcance das mãos mapas, guias e objetos variados. Nas portas dianteiras é possível colocar, em posição vertical, uma garrafa de água de 1,5 litro | · Na extremidade posterior do console, um cinzeiro com tampa basculante pode ser usado pelos passageiros traseiros; · Um volume disponível no painel central pode acomodar diferentes objetos | · Um apoio central para braços no banco traseiro abriga um espaço de arrumação fechado e dois porta-copos. Ele se encontra implantado no mesmo nível que os apoios para braços das portas, proporcionando aos passageiros do banco de trás um agradável conforto postural. Assentos acolhedores

A arquitetura do 408 permite uma organização do habitáculo inteiramente voltada para o bem-estar dos ocupantes. O assento do 408 oferece o máximo de conforto e sustentação e é revestido de tecido ou couro, dependendo da versão. Os apoios para braços integrados aos bancos dianteiros são item de série. A implantação do assento do condutor foi rebaixada para propiciar uma posição de condução característica dos sedãs. Ele é regulável numa extensão vertical de 50 mm graças a um sistema de ajuste ativo. A regulagem elétrica está presente na versão topo de gama.

Nas laterais, os painéis de portas ergonômicos são refinados e confortáveis para apoio dos cotovelos. Na traseira, os assentos laterais são especialmente modelados para garantir o máximo em conforto. Elevados, melhoram a visão à frente e aumentam o espaço para os joelhos, cujas dimensões falam por si | · Na frente, uma largura na altura dos cotovelos de 1.464 mm e uma habitabilidade vertical de 924 mm, valores inéditos nesta categoria | · Atrás, uma largura na altura dos cotovelos de 1.470 mm e uma habitabilidade vertical de 869 mm, valores situados entre os melhores da categoria.

Conforto térmico- Bem elaborada, a climatização do 408 contribui para o conforto a bordo em função da ótima difusão de ar: são cinco aeradores no painel, quatro saídas superiores para desembaçamento frontal e lateral, duas saídas inferiores (para os pés do condutor e do passageiro), uma no porta-luvas e dois aeradores com lâminas orientáveis para os passageiros traseiros. No total, existem 14 saídas de ar que proporcionam uma eficiente regulação térmica do habitáculo.

Além disso, o 408 é equipado com um sistema de ar-condicionado ainda mais potente (um compressor com deslocamento volumétrico de 160 cc), adequado ao grande espaço interno e declinado em dois níveis, dependendo da configuração do modelo: um sistema manual e outro automático bi-zone, sendo que este último pode funcionar em modo mono-zone, quando há um único ocupante no veículo.

Um nível sonoro propício ao conforto- essencial para o conforto, o tratamento acústico do 408 foi integrado a todos os níveis do desenvolvimento do veículo, envolvendo:· A aplicação de um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior | · O aumento de rigidez da carroceria, que implica na ausência de ruídos internos | · O processo de fixação do chassi à carroceria | · A escolha de juntas de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm | · Placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas.

Um sistema de som de qualidade - O ambiente acústico do modelo é ideal para usufruir do sistema de som do 408, cuja qualidade de recepção e de difusão foi especialmente estudada. O equipamento é composto por seis alto-falantes integrados à estrutura dos painéis das portas, garantindo uma excelente qualidade sonora.

Sistema de som RD4: · Tocador de CD com leitura de arquivos MP3 | · Uma entrada USB (WIP Plug) situada no console central que permite conexão a qualquer tipo de câmera digital ou sistema de áudio e vídeo móvel | · Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro.

Radionavegação WIP Nav: perfeitamente integrada ao veículo em termos de estilo e de ergonomia (comandos sob o volante), ela oferece inúmeras funcionalidades: · Tela ampla de sete polegadas (resolução de 480 x 234 pixels), inclinável em três posições, a fim de proporcionar o melhor ângulo de visão ao condutor, e oferece um modo de visualização em perspectiva (birdview). Para preservar a perfeita integração com as linhas do painel de instrumentos, o equipamento é retrátil eletricamente e inédito no mercado sul-americano | · A atualização da cartografia pode ser armazenada em um pendrive.

E muito mais na lista de dezenas de itens que faz do 408 um carro único.

Preços: Allure (manual): R$ 59.500,00 | Allure (automático): R$ 64.500,00 | Feline (automático): R$ 74.900,00 | Griffe (automático): R$ 79.900,00.

Peugeot - Presente em 160 países com dez mil pontos de contato, a Peugeot alia exigência e emoção. Em 2010, ano de seu 200º aniversário, a Marca confirmou sua posição como primeira marca automotiva francesa em nível mundial, além de ganhar uma colocação na classificação mundial de marcas, passando a ser a 9ª, ao vender 2.142.000 veículos. É a única a oferecer uma oferta de mobilidade global, com veículos de passeio e utilitários, scooters, bicicletas e uma ampla oferta de serviços através do Mu by Peugeot.| www.peugeot.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira