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17/02/2011 - 08:54

B2B avança no mercado brasileiro

Alibaba.com reúne 220 mil empresas nacionais cadastradas no portal de negócios.

São Paulo-Depois do sucesso de sites de compras coletivas no Brasil, chegou a vez de os negócios entre empresas (mais conhecidos como B2B) avançarem no País. O Alibaba.com, maior portal B2B do mundo e um dos 100 sites mais acessados da rede de acordo com o medidor de audiência Alexa, já conta com mais de 220 mil usuários brasileiros cadastrados em sua plataforma, 45 mil novos participantes desde o lançamento oficial da empresa, em março de 2010.

Segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e net), em 2010, o faturamento do e-commerce brasileiro somou R$ 15 bilhões, quase 40% acima dos R$ 10,8 bilhões registrados em 2009. Quando o assunto é B2B, os números indicam potencial de crescimento. Levantamento do Alibaba.com conduzido pela consultoria internacional Synovate Business Consulting com 180 pequenas e médias empresas mostra que mais de 90% das PMEs analisadas utilizam a internet, mas pouco mais de 20% fazem uso do e-commerce para o B2B.

Apesar do estágio inicial, as companhias brasileiras, principalmente as de pequeno e médio porte, estão repetindo uma tendência mundial pelos negócios online. “As empresas nacionais estão descobrindo as vantagens do comércio eletrônico, como rapidez nas negociações, redução de custo e acesso ao mercado global”, destaca Diego Espíndola, sócio-diretor da Ludatrade.com, empresa que representa o Alibaba.com no Brasil.

No quesito segurança, os sites de B2B também avançam. Os grandes portais de negócios já contam com consultorias especializadas que verificam a credibilidade das empresas cadastradas, tornando as negociações mais seguras. “Como em qualquer compra, é preciso que o empresário tenha cautela e opte por fornecedores que tenham certificação digital”, orienta Rodrigo Baroni, diretor de Comércio Exterior da Ludatrade.com.

Assim como os consumidores finais, muitos empresários já comprovaram os benefícios das negociações online e se globalizaram com as vendas pela internet. É o caso da Flex Deck, empresa que fornece soluções em madeira (deck) para ambientes internos e externos. Por meio do Business-to-Business (B2B), fechou negócios com Eslovênia e Israel e atualmente está apostando em novos mercados na Europa, Oriente Médio e Estados Unidos. “Sem dúvida, as ferramentas digitais trazem mais competitividade e flexibilidade”, diz o CEO da empresa, Renaud Adorno.

Alibaba.com - Listado na Bolsa de Valores de Hong Kong (HKSE: 1688) (1688.HK), o Alibaba.com é líderglobal em comércio eletrônico B2B e a principal operação do Grupo Alibaba. Fundada em 1999, a empresa otimizou as negociações entre compradores e fornecedores de todo o mundo por meio de três plataformas: uma global (www.alibaba.com), uma voltada para mercado interno chinês (www.1688.com) e outra para atender ao mercado japonês (www.alibaba.co.jp), esta última a partir da associação com outra empresa. Juntas, as três plataformas totalizam 56 milhões de usuários em mais de 240 países e regiões do mundo. Fundada em Hangzhou (China), o Alibaba.com tem operações em mais de 60 cidades na China, Japão, Coreia, Europa e Estados Unidos.

Ludatrade.com - Representante do Alibaba.com no Brasil, a Ludatrade.com (www.ludatrade.com) tem mais de 30 anos de experiência em comércio internacional, o Grupo Luda tem operações em todos os continentes e filiais no Brasil, Peru, Hong Kong, China, Canadá, Polônia, Nigéria e África do Sul. O Grupo Luda também inclui outras empresas internacionais: a Bliuc Group, com foco na comercialização de artigos de vestuário, a siderúrgica Luda Development, a Luda International, direcionada ao desenvolvimento de tecnologias de informação e de software, e a Mako, especializada na fabricação e distribuição de brindes corporativos.

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