Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2011 - 09:18

Companhias de Óleo e Gás incentivam a adoção de ferramentas de mídias sociais

São Paulo— Uma pesquisa realizada pela Accenture e a Microsoft junto a 205 profissionais dos segmentos de óleo e gás revelou que o setor tem utilizado mais ferramentas on-line para conduzir suas atividades do que em relação ao ano passado. Além disso, os colaboradores dessas áreas também usam mais as mídias sociais para aprimorar suas práticas de trabalho. O estudo demonstrou que aproximadamente três quartos dos consultados (74%) utilizam ferramentas de mídia social em Cloud Computing para colaboração nos negócios - um incremento em relação aos 62% do ano anterior (62%). Já 38% das pessoas afirmaram utilizar ferramentas públicas de mensagens instantâneas para colaboração nos negócios, o que significa um aumento de 11%. As redes sociais internas das empresas vêm logo em seguida entre as mais utilizadas (33%, um crescimento de 17% sobre o ano anterior).

De maneira geral, os profissionais cada vez mais trabalham juntos via web. De fato, 34% afirmaram que aprimoraram suas atuações em redes colaborativas esse ano. A tendência é que este índice cresça continuamente, principalmente pelo envelhecimento da mão de obra dos setores de óleo e gás. Os profissionais mais capacitados do setor devem, cada dia mais, preparar a geração mais jovem para assumir tarefas de liderança. Quase um terço dos respondentes (31%) afirmou que o avanço tecnológico – guiado pelo acesso à informação e compartilhamento - pode mitigar o impacto nos negócios, resultante da escassez de habilidades e talentos, pelo processo de envelhecimento da força de trabalho.

Adicionalmente, a natureza global da indústria de óleo e gás direciona a necessidade de atuação colaborativa em qualquer lugar, a qualquer momento, com qualquer dispositivo que permita acesso em tempo real e compartilhamento de conhecimento. Por outro lado, os pesquisados identificaram que as maiores barreiras para a colaboração são a quebra no fluxo de informação (47%) e a falta de uma solução unificada para o compartilhamento de conhecimento (45%).

“Como os profissionais da indústria de óleo estão cada vez mais espalhados pelo mundo, as companhias terão que adotar formas inovadoras de colaboração remota com segurança integrada”, afirma Craig Hodges, gerente geral da U.S. Manufacturing e Resources da Microsoft. “Cloud Computing pode permitir isso com flexibilidade, agilidade e eficiência de custo, de forma a acelerar a adoção de tecnologias colaborativas, que permitem a troca de informações e conhecimento em tempo real, entre colegas, parceiros e clientes, independente da localização geográfica.

“Diversificação, desenvolvimentos nas tecnologias, talentos e políticas regulatórias são apenas alguns fatores que fazem com que as empresas do setor permitam o acesso em tempo real e de forma eficiente”, disse Brian Miller, Senior Executive do grupo de Indústria de Energia da Accenture. “Os resultados da pesquisa mostram que o reconhecimento da indústria dos benefícios do uso estratégico de soluções de TI, como Cloud Computing, permitem acesso aos dados e conhecimento com mais facilidade, em um ambiente seguro. As companhias precisam acelerar a implementação dessas soluções”.

Perfil-A Accenture é uma empresa global de consultoria, tecnologia e outsourcing, possui cerca de 211 mil profissionais, que atendem clientes em mais de 120 países. Com a combinação de experiência ímpar, conhecimento profundo sobre os setores econômicos e funções de negócio, além de extensa pesquisa com as mais bem-sucedidas organizações no mundo, a Accenture colabora com seus clientes - empresas ou governos - para ajudá-los a alcançar a alta performance. A companhia teve receitas líquidas de U$21,6 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2010. |www.accenture.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira