Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2011 - 09:18

ION anuncia abertura de novo centro de processamento de dados sísmicos no Brasil

Subsidiária da GX Technology vai fornecer serviços avançados de processamento de dados.

Houston - A ION Geophysical Corporation (NYSE: IO) hanunciou no dia 16 de fevereiro (quarta-feira),que seu grupo GX Technology (GXT) Imaging Solutions fundou um novo centro de processamento de dados sísmicos, no Rio de Janeiro. Uma joint venture entre a GXT e a consultoria brasileira Bratexco – GX Technology Processamento de Dados Ltda., oferecerá serviços avançados de imagem para empresas de exploração e produção (E&P, sigla em inglês) operando nas altamente prospectivas bacias da costa brasileira e arredores, combinando a força tecnológica da GXT com o amplo conhecimento da Bratexco sobre a indústria e as operadoras brasileiras de energia.

As maiores descobertas de campos de petróleo, nos últimos 35 anos, se deram ao longo da costa do Brasil, o nono maior consumidor de energia do mundo e o terceiro maior no hemisfério ocidental. Estas descobertas, incluindo Lula (anteriormente conhecida como Tupi) e Cernambi (anteriormente conhecida como Iracema), estão coletivamente estimadas para conter mais de 75 bilhões de barris de petróleo e somarão significativamente para os atuais estimados dois milhões de barris produzidos por dia no Brasil. Aumentar a produção interna de petróleo havia sido uma meta de longo prazo do governo brasileiro, e as recentes descobertas de grandes jazidas de petróleo do pré-sal poderiam transformar o Brasil em um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

O novo centro está idealmente capacitado para atender às necessidades da rapidamente em crescimento indústria brasileira de energia, uma vez que oferece uma larga variedade de avançados serviços de processamento sísmicos de terra, marinhos, cabos de fundo (OBC, sigla em inglês) e dados de zona de transição, com ênfase inicial em 3D marinho. A completa oferta de serviços inclui condicionamento de dados, atenuação de ruído e eliminação múltipla, construção de modelo de velocidade, e algoritmos de imagem de última geração, tais como Reverse Time Migration (RTM), de propriedade da GXT. O centro é equipado com o mais recente servidor baseado em Linux, e sua equipe - formada por geofísicos brasileiros que são especialistas em aplicar técnicas de processamento de dados de alta qualidade e fluxo de trabalho.

O Sr. Nick Bernitsas, vice-presidente sênior do grupo GXT Imaging Solutions da ION, comentou: "Documentar por imagem a complexa bacia offshore de pré-sal do Brasil requer aplicações da mais avançada profundidade em técnica de imagem, tais como a pioneira RTM, da GXT, e a construção do modelo de velocidade anisotrópica, áreas em que a GXT é uma líder. A GXT tem larga experiência no Brasil, tendo já processado mais de 42.000 quilômetros de dados da costa do Brasil, como parte do programa regional de dados sísmicos, BrasilSPAN™, da ION, o qual várias importantes operadoras de E&P estão usando para otimizar seus programas de exploração e suas altamente prolíficas bacias de Campos e Santos. Nós vemos este novo centro com uma lógica –e muito promissora –extensão de nossa crescente rede de centros mundiais de processamento, e nós estamos entusiasmados com o trabalho com nossa sócia Bratexco para potencializar sua expertise e experiência no mercado sísmico brasileiro".

O Sr. Cosme Peruzzolo, principal sócio da Bratexco e diretor executivo do novo centro, acrescentou: " O que nos atraiu para a GXT foi sua reputação industrial e comprovada experiência em dados de imagem do pré-sal no Brasil, África Ocidental e o Golfo do México. Nós estamos satisfeitos de trazer os serviços da líder mercado em imagens de profundidade de alta qualidade para atender às crescentes e cada vez maiores necessidades sofisticadas da indústria brasileira de energia".

O centro entrará em operação no final de março de 2011.

Perfil-A ION é uma fornecedora líder de serviços e soluções de tecnologia geofísica para a indústria mundial de gás e petróleo. As ofertas da ION permitem operadoras E&P obterem imagens da mais alta resolução da subsuperfície para reduzir os riscos da exploração e desenvolvimento de reserva, e permitir às empreiteiras sísmicas aquisição mais eficiente de dados geofísicos. Informações adicionais sobre a ION. [www.iongeo.com]. PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira