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17/02/2011 - 09:26

Lojas Renner tem crescimento de 62,5 % no lucro líquido de 2010, e alcança R$ 308 milhões

Companhia registrou incremento de 10,3% nas Vendas em Mesmas Lojas no ano passado com Margem Bruta da Operação de Varejo chegando a 52%.

O cenário macroeconômico favorável com maior disponibilidade de crédito, índices menores de desemprego, inadimplência e inflação controladas refletiu-se na confiança do consumidor e permitiu a retomada do crescimento do país, impactando positivamente o varejo. Com isso, a Lojas Renner (LREN3) encerrou 2010 com R$ 2,5 bilhões de Receita Líquida das Vendas de Mercadorias, resultado 16,4% maior do que o alcançado em igual período de 2009. A variação das Vendas em Mesmas Lojas foi de 10,3% de crescimento, ante 1,4% no acumulado dos doze meses do ano anterior.

Os investimentos no aprimoramento da gestão de estoques e as melhores negociações com fornecedores, assim como a apreciação do real frente ao dólar americano foram fatores que contribuíram para o aumento de 1,9 ponto percentual na Margem Bruta da Operação do Varejo que ficou em 52% em 2010.

Nos doze meses de 2010, o Ebitda da Operação de Varejo chegou a R$ 384,1 milhões ante R$ 288,3 milhões em 2009, o que representa um crescimento de 33,2%. A Margem Ebitda da Operação de Varejo foi de 15,6%, com crescimento de 2 pontos percentuais em relação ao registrado em 2009.

Dessa forma, o Lucro Líquido do exercício de 2010 foi de R$ 308 milhões, o que representa um aumento de 62,5% em relação aos R$ 189,6 milhões alcançados em 2009.

Crescimento de 79,1% nos serviços financeiros - A estabilidade do cenário macroeconômico contribuiu para uma menor inadimplência, que aliada ao melhor desempenho do produto de vendas financiadas 0+8 parcelas com encargos, da performance de crédito, assim como da assertividade das ações de CRM foram decisivos para que o Resultado de Serviços Financeiros alcançasse R$ 121 milhões em 2010, com crescimento de 79,1% em relação a 2009. Este resultado fez com que os Serviços Financeiros representassem 24% do Ebitda.

O Cartão Renner foi responsável por 56,6% das vendas totais realizadas em 2010, com ticket médio de R$ 132,16, um incremento de 8,1% em relação ao ticket médio do acumulado de 2009.

Lançado em setembro de 2010, o Meu Cartão Mastercard ou Visa esteve acessível a uma base selecionada de clientes do cartão private label nas cidades de Salvador, Campinas e Florianópolis. A meta da Companhia é atingir 1 milhão de clientes ao completar um ano do lançamento.

Assim, o Ebitda total da Companhia, incluindo o Resultado dos Serviços Financeiros, foi de a R$ 505,1 milhões, 41,9% maior que o mesmo período de 2009. A Margem EBITDA por sua vez, expandiu-se em 3,7 pontos percentuais, chegando a 20,5% ante 16,8% em 2009.

Investimentos - Em 2010, foram investidos R$ 72,5 milhões na abertura de lojas, R$ 22,3 milhões em remodelações de unidades e R$ 37,8 milhões na modernização de sistemas e equipamentos de tecnologia. Para dar suporte à expansão da Companhia e o maior volume de mercadorias importadas, foram investidos R$ 17,7 milhões na ampliação da capacidade de estocagem nos Centros de Distribuição. Ao todo foram investidos R$160,3 milhões em ativos fixos em 2010.

A retomada do emprego formal e o aumento da renda média dos brasileiros geraram oportunidades para o varejo. A Lojas Renner acompanhou este ambiente favorável e, em 2010, lançou um formato compacto de loja que permitirá expandir em mercados menores, consolidando a marca nacionalmente. Também testou um modelo exclusivamente feminino de operação e ampliou o mix de produtos disponíveis pelo e-commerce.

Ao longo do último ano, foram abertas 14 unidades:

Governança corporativa - Em 2010, a Lojas Renner, primeira Corporação brasileira, alcançou o maior quorum em Assembleia de Acionistas desde pulverização do capital em 2005. Na ocasião, a participação de acionistas representou 37,7% do capital, prova do resultado positivo dos esforços para evolução dos processos de voto e participação dos eventos corporativos.

As ações ordinárias da Lojas Renner apresentaram valorização de 43,5% no período, passando de R$ 39,30 por ação em 30 de dezembro de 2009 para R$ 56,40 em 30 de dezembro de 2010. A valorização das ações desde a Oferta Pública de Ações, em 2005, foi de + 662,2%, enquanto o Ibovespa registrou valorização de + 176,7%.

Em 16 de dezembro foi declarada e aprovada a distribuição de Juros sobre Capital Próprio no montante de R$ 70,2 milhões. Além deste valor, a Administração está propondo ainda para deliberação na Assembléia de Acionistas, o pagamento de Dividendos no valor de R$ 160,8 milhões. Se devidamente aprovados, os pagamentos de proventos referentes ao exercício de 2010 somarão R$ 231,0 milhões ou R$ 1,8882 por ação, representando um pay-out de 75% do lucro do exercício.

Perspectivas 2011 - Para os próximos meses, a Lojas Renner vai ampliar sua presença nacional, inaugurando 30 unidades. Dará seguimento a abertura de novos formatos de loja, como o modelo compacto, que tem potencial para 80 a 100 operações em 5 anos, e o modelo de lojas especializadas. Ainda no primeiro semestre de 2011, deverá ser inaugurada no Estado de São Paulo a primeira loja Blue Steel da Companhia.

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