Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2007 - 14:33

Gráfica Posigraf faz maior aporte de sua história e consolida sua liderança no setor

Investimento de R$ 50 milhões no maior projeto da empresa marca o início de um crescimento agressivo

Curitiba (PR) – O maior complexo industrial gráfico do Brasil está prestes a ser inaugurado na capital paranaense. A Gráfica Posigraf líder nacional desde 1997 segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), e referência nacional no segmento de grandes tiragens, inaugura a sua nova planta. A partir de agora, a gráfica paranaense – empresa do Grupo Positivo, maior corporação de Educação e Tecnologia do país – poderá imprimir 691 mil cadernos de 16 páginas por hora (691 mil impressões por hora, IPH), o que consolida sua liderança nacional tanto em capacidade operacional (conforme o ranking do Anuário do Giro 2006, editado pela Clemente & Gramini Editora & Comunicações) quanto de segmento de mercado (é líder nacional desde 1997 conforme ranking da Abigraf na categoria de "livros, revistas, impressos comerciais e promocionais").

A capacidade de 691 mil IPH corresponde a um incremento de 40% sobre a atual capacidade de produção até então. “Investimos R$ 50 milhões nesse projeto e o impacto será notado diretamente na nossa atuação nacional e internacional. Com isso, a expectativa é de que nossa receita cresça 10% em 2007 e 20% em 2008”, reforça o diretor-geral da Gráfica Posigraf, Giem Guimarães, explicando que parte do aporte foi aplicado na ampliação da estrutura, outra na compra de softwares e aparelhamento das divisões internas, com modernos equipamentos. A maior parcela do investimento, ou seja, R$ 44 milhões, foi utilizada na importação de quatro modernas impressoras rotativas e equipamentos de In Line Finish (acabamento em linha).

“Fábrica inteligente” e ambientalmente responsável - Em ritmo acelerado de expansão, a empresa se preocupou em reforçar seu papel sócio-ambiental. Para edificar o mais moderno e maior parque gráfico do país, a empresa apostou no conceito de “fábrica inteligente” de forma a ganhar otimização operacional e também de recursos naturais na sua manutenção. Por outro lado, a gráfica paranaense (que foi a primeira gráfica brasileira a obter certificação ambiental ISO 14001, em seguida obteve a ISO 9001) está prestes a conquistar, também, a certificação de manejo responsável de florestas, o Forest Stewardship Council (FSC) – um atestado de que a madeira utilizada na fabricação do papel é de origem controlada e gerenciada de forma ambientalmente correta.

O novo Complexo Industrial Gráfico ocupa uma área total de 60 mil m² e contará com duas unidades trabalhando de forma otimizada: o Centro de Produção e o Centro de Distribuição. Na prática, resultará em ganho de tempo, qualidade e otimizará os custos de produção porque eles trabalharão de forma integrada. O Centro de Distribuição (com 11 mil m2 de área construída) vai melhorar a capacidade de armazenagem e movimentação de insumos, material semi-acabado e material acabado, e o Centro de Produção (com 20 mil m2 de área construída) permitirá mais controle e agilidade interna de todos os processos, ganho de escala e otimização de todas as operações envolvidas entre o pedido e a entrega do material ao cliente.

Para que toda essa estrutura trabalhe sob o conceito de “fábrica inteligente”, a Gráfica Posigraf contratou uma consultoria especializada em logística, que guiou as diretrizes para a edificação do projeto recém concluído e que entra em operação a partir do final desse mês de junho.

O projeto prevê a integração de sistemas, melhorias na logística e engenharia industrial, movimentação de insumos, material semi-acabado e armazenagem de materiais. Para isso, a gráfica comprou sofisticados softwares de logística: o sistema alemão da Schaeffer de WMS (Warehouse Managment Sistem). Este sistema gerencia toda a armazenagem e movimentação de materiais. Adquiriu também o sistema de planejamento de produção Planner, além do sistema de acompanhamento de produção das máquinas Jobtrack e o sistema americano Symbol, de coletores de dados e rede sem fio.

Geração de empregos e exportação - “A nova unidade também promoverá a geração de mais empregos. Em 2006, eram 833 diretos e, até o final da ampliação, chegará a 930”, comenta Giem Guimarães, reforçando que o novo momento da Gráfica Posigraf acontece nas comemorações do 35o aniversário. Fundada em 1972 para imprimir os livros didáticos das Escolas Positivo, instituição de ensino básico da corporação, hoje a empresa atua no mercado promocional e editorial, e apenas 25% de sua operação está comprometida com os serviços gráficos das demais empresas do Grupo Positivo – o novo Complexo Industrial Gráfico otimizará, por exemplo, os processos de logística dos mais de 10 milhões de livros, entre didáticos, paradidáticos e dicionários produzidos anualmente pela Editora Positivo. Estes materiais estão presentes em todo o Brasil por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) além de escolas particulares, distribuidores e livrarias.

A Gráfica Posigraf atua em todas as regiões brasileiras e atende grandes varejistas e importantes agências publicitárias do país. Agora, ela parte para uma maior diversificação na sua atuação internacional, embora já opere com sucesso nos EUA, Japão e países da América Latina uma vez que tem conseguido inverter um cenário-padrão do segmento: vender os serviços brasileiros para o exterior.

A gráfica paranaense imprime, por exemplo, a Revista Cameoline, publicação promocional distribuída em Nova York, a Revista Comprar, em Miami e a Revista Asian Vibe, em Atlanta, além da Revista Buena Salute, publicação argentina distribuída na própria Argentina como também no Chile. De acordo com a última pesquisa da Revista Artes Gráficas (julho/agosto 2006), especializada do setor e referência na América Latina para o setor gráfico, a Gráfica Posigraf foi eleita a maior impressora de livros e revistas da América Latina em 2005 com R$ 137 milhões de faturamento nestes segmentos.– o ranking é divulgado todo mês de julho. Na ocasião foram avaliadas 41 empresas, sendo elas do Mercosul, Chile, Comunidade Andina e México.

A Gráfica Posigraf também venceu os principais prêmios do segmento gráfico comprovando na prática sua proposta de trabalho: é a melhor para grandes tiragens. Nas premiações de mercado, a gráfica conquistou a categoria "Jornais de circulação não diária", no Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini (organizado pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, em parceria com a Abrigraf) o principal prêmio nacional no segmento, além de sete categorias do 4º Prêmio de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho (o principal prêmio realizado pela regional paranaense da Abigraf e o Sindicato das Indústrias Gráficas Paranaense).

Diante de seus clientes, a empresa também se destacou. Em 2006, a Gráfica Posigraf foi bicampeã na categoria "melhor fornecedora no segmento de impressos promocionais" na premiação criada pelo O Boticário, maior rede do mundo em número de franquias de perfumaria e cosméticos, que avalia fornecedores nacionais e internacionais com base em alguns critérios como "áreas de suprimentos", "marketing", "qualidade", "pontualidade", "entrega", "preço" e "atendimento". A Gráfica Posigraf, também, venceu o prêmio "Dedicação Total a Você", por meio do qual a Casas Bahia premia seus fornecedores a partir de critérios como "pontualidade nas entregas", "apresentação de sugestões implementadas", entre outros.

Graças à qualidade de seus serviços, a gráfica também foi escolhida para imprimir o material didático da HSM Expomanagement 2006, o maior encontro de executivos do mundo, com média de 17 mil visitações durante os três dias de evento ocorrido no mês de novembro, na cidade de São Paulo. Além disso, a Gráfica Posigraf marcou presença com um estande de 80 m² onde foi apresentado – pela primeira vez neste evento – todo seu portfólio de produtos e serviços, que inclui a produção de livros didáticos, publicações especiais, tablóides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

Perfil da A Gráfica Posigraf é uma empresa do Grupo Positivo. Fundada em 1972, a Gráfica Posigraf é a maior indústria gráfica da América Latina e, desde 1997, lidera o ranking nacional do segmento de "livros, revistas, impressos comerciais e promocionais", estabelecido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). Reconhecida pelo mercado por seu comprometimento socioambiental e sua proposta de serviços com qualidade, tecnologia e bom atendimento, ela foi a primeira gráfica brasileira a conquistar a certificação ISO 14001 e, hoje, conta também com a ISO 9001. Instalada numa área de 60 mil m2 , a Gráfica Posigraf tem um centro de distribuição em São Paulo, além de representações em todo o Brasil e Mercosul. Tem negócios nos Estados Unidos, Japão e Europa. Seu portifólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tablóides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos. Trabalhando em perfeita sinergia com a Editora Positivo, a Gráfica Posigraf imprime os livros didáticos, além do portifólio de obras editorais, entre elas, a Revista Aprende Brasil e o conjunto de obras Aurélio. Fundado, em 1972, o Grupo Positivo é a maior corporação que de Educação e Tecnologia no Brasil, conta com 5 mil colaboradores e atua no Brasil e Estados Unidos, além de países da Ásia, América do Sul, África, Europa e Oriente Médio. Gráfica Posigraf na Internet: www.posigraf.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira