Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Programa de ação afirmativa do Instituto Rio Branco de 2006

As inscrições para o processo seletivo do "Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco - Bolsas-Prêmio de Vocação para a Diplomacia" de 2006, dirigido a Afro-descendentes (negros), estão abertas, de 23 de outubro a 3 de novembro de 2006,. A seleção obedecerá às normas estabelecidas pelo Edital de 19 de outubro de 2006, publicado no Diário Oficial da União de 20 de outubro de 2006 e disponível nos endereços eletrônicos do Instituto Rio Branco (http://www.irbr.mre.gov.br) e do CESPE (www.cespe.unb.br).

O Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco é resultado de convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia/Fundação CNPq, e tem contado com o apoio do Ministério da Cultura/Fundação Palmares, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Secretaria Especial de Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Cada candidato selecionado receberá bolsa no valor total de R$ 25.000,00, a ser desembolsada parceladamente até junho de 2007, para custear despesas com professores, cursos e livros, voltadas para a preparação ao concurso de admissão à carreira diplomática.

Para concorrer à Bolsa-Prêmio, os candidatos devem preencher as seguintes condições: ser afro-descendente (negro) e brasileiro nato, estar em dia com as obrigações eleitorais e com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino), além de ter concluído ou estar habilitado a concluir, até o final do primeiro semestre de 2007, curso superior reconhecido pelo MEC. As inscrições devem ser feitas via SEDEX e a aceitação das candidaturas estará condicionada à observância dos requisitos descritos no referido Edital.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira, que consistirá de Prova Objetiva com questões de Língua Portuguesa, História do Brasil e Geografia, e de Prova de Redação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2006, em Brasília e 22 capitais estaduais. A segunda etapa, a ser realizada em Brasília, consistirá da análise da documentação enviada pelo candidato e de entrevista técnica.

Com a publicação do Edital de 19 de outubro de 2006, inicia-se a quinta versão do Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco. Entre 2002 e 2005, foram concedidas 112 Bolsas-Prêmio. Já estão integrados à Carreira de Diplomata do Serviço Exterior brasileiro sete ex-bolsistas, três dos quais aprovados no Concurso de Admissão de 2006. Dessa forma, o Programa tem cumprido o objetivo de propiciar maior igualdade de oportunidade de acesso à carreira diplomática.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira