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17/02/2011 - 11:00

Syngenta lança campanha de conscientização contra falsificação de defensivos agrícolas


Desde 2001 foram apreendidas no Brasil quase 390 toneladas de agroquímicos ilegais, sendo 29 toneladas só no ano passado.

São Paulo - Com o objetivo de alertar sobre os riscos e perigos que os defensivos agrícolas falsificados oferecem a toda cadeia produtiva, a Syngenta lançou em 2011 uma campanha de conscientização focada no fungicida Priori Xtra (líder em seu segmento), que figura na lista dos principais produtos adulterados. A ação, que vai até o início de março e tem como foco o produtor rural, circula nos principais veículos de comunicação dirigidos ao segmento agrícola nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A campanha destaca temas sensíveis como produtividade e saúde e visa ajudar os agricultores na prevenção de problemas com a rentabilidade das lavouras. “Por terem boa aceitação no mercado, os defensivos agrícolas estão cada vez mais expostos às falsificações”, comenta o gerente de portfólio de fungicidas da Syngenta, André Fink. Segundo ele, os falsificadores têm montado laboratórios clandestinos onde confeccionam rótulos de identificação – impressos em papel autocolante –, e ainda batizam, diluem, misturam e envasam o material em bombonas muito parecidas com as originais.

Defensivos agrícolas falsificados podem levar à perda total de uma lavoura de soja atacada pela ferrugem, uma das principais doenças da cultura. Este é apenas um dos riscos para agricultores que pensam levar alguma vantagem ao adquirir um insumo “mais barato” e acabam aplicando em suas plantações um produto sem qualquer garantia de eficácia e segurança. Além disso, nesses casos, não há a quem reclamar.

Quem utiliza esse tipo de produto também está sujeito às penalidades por crime ambiental e de contrabando ou descaminho. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag), entre 2001 e 2010, foram apreendidas 389,8 toneladas de defensivos falsificados. Considerando as culturas de algodão, arroz, batata, feijão, milho, soja e trigo, esse volume representaria a proteção de 5,57 milhões de hectares, cuja estimativa de produção supera 14 bilhões de toneladas.

Como evitar-A campanha iniciada pela Syngenta apresenta diversas orientações para que os agricultores evitem ser enganados. Desconfiar de ofertas demasiadamente atrativas é uma delas. “Se o preço do produto estiver muito abaixo do praticado no mercado, o melhor é não comprar”, alerta Fink.

O gerente também orienta a somente adquirir produtos em redes de distribuição autorizadas pelo fabricante e a exigir documentos como nota fiscal e receituário agronômico do vendedor. “O fazendeiro pode – e deve – conferir a credencial dos vendedores da rede de distribuição. É importante lembrar que a Syngenta não vende seus produtos pela internet”, ressalta. Em caso de dúvidas, o cliente também pode esclarecê-las por meio do C.A.S.A. (Centro Avançado Syngenta de Atendimento), pelo número: 0800 704 4304.

Perfil-A Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 26.000 funcionários em mais de 90 países dedicados ao nosso propósito: trazer o potencial das plantas para a vida. Por meio de ciência de ponta, alcance global e compromisso com nossos clientes, ajudamos a aumentar a produtividade das plantações, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e a qualidade de vida. | www.syngenta.com.

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