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18/02/2011 - 08:17

Investimentos em infraestrutura urbana movimentam mercado de software inteligente

Cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo podem se transformar com inteligência integrada de softwares aplicada aos transportes e mobilidade urbana.

Sistema de Monitoramento e Controle de Terminais e Paradas Inteligentes instalado no trecho entre a Estação Terminal Mercado e Terminal Sacomã, do Expresso Tiradentes, em São Paulo, é um exemplo dos benefícios gerados. Com monitoramento em tempo real das operações e dos acessos de pessoas e de veículos, redução é de 20% no tempo de espera dos passageiros

Como perspectiva de futuro, a área de mobilidade é a que apresenta um potencial maior de crescimento em função das expectativas dos investimentos em infraestrutura urbana e as consequentes aplicações de soluções.

Com advento da Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, dos R$ 169 bilhões de investimentos anunciados pelo governo em infraestrutura e mobilidade, a Compsis estima que este mercado, somado ao de rodovias, deverá gerar negócios da ordem de R$ 800 milhões.

Segundo o presidente da Compsis, Ailton Queiroga, em rodovias há oportunidades de novas concessões, implantação de Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS) e vendas recorrentes da base instalada, através de contratos de manutenção.

Já para a infraestrutura de transportes públicos, serão investidos em obras mais de R$ 11 bilhões com recursos do governo federal e de contrapartida do setor privado apenas para a Copa do Mundo (PAC da Mobilidade Urbana). Segundo dados do Ministério das Cidades, serão 47 projetos de infraestrutura no transporte urbano em 12 cidades-sede, numa primeira fase. Destes, 20 são de Bus Rapid Transit (BRT’s), mercado-alvo para a Compsis.

“Numa estimativa inicial”, argumenta Queiroga “cada projeto BRT poderá gerar oportunidades para nossos produtos na ordem de R$ 20 milhões, totalizando um potencial de R$ 400 milhões em fornecimento e mais cerca de R$ 2 milhões mensais de receitas recorrentes. Para as Olimpíadas, espera-se que os investimentos em infraestrutura continuem, pois os benefícios para a sociedade serão notados”, finaliza o presidente da Compsis.

De acordo com Queiroga, “a implantação do Sistema de Monitoramento e Controle de Terminais e Paradas Inteligentes que utiliza o conceito internacional de gerenciamento de tráfego ATMS, implantado no trecho entre a Estação Terminal Mercado e Terminal Sacomã, do Expresso Tiradentes, em São Paulo, pode ser uma das soluções para o problema de mobilidade no Brasil, durante os eventos da Copa 2014 e Olimpíadas 2016”.

Case Expresso Tiradentes - Com capacidade para transportar dez mil passageiros/hora e 400 mil passageiros/dia, o Corredor Expresso Tiradentes, na capital paulista, conta com uma implantação entre a Estação Terminal Mercado e Terminal Sacomã que permite maior agilidade no embarque de passageiros.

Trata-se do Sistema de Monitoramento e Controle de Terminais e Paradas Inteligentes que utiliza o conceito internacional de gerenciamento de tráfego ATMS, do inglês Advanced Traffic Management System, implantado pela Compsis numa extensão de aproximadamente 8,1 km, sendo 3,1 km em nível e 5 km de trecho em via elevada.

O Sistema faz monitoramento em tempo real das operações e dos acessos de pessoas e de veículos, integrando as informações em um centro de controle para rapidez na tomada de decisões mediante apoio de processos automatizados e inteligentes de análises.

Através da comunicação de áudio e vídeo, o fluxo de pessoas no terminal é agilizado e o tempo de espera se reduziu em 20%, com um consequente maior aproveitamento das plataformas. Como os painéis de mensagens informam os horários de chegadas dos próximos veículos, há também um conforto maior aos usuários, pois os mesmos podem aguardar sentados, uma vez que todas as plataformas possuem cadeiras.

“Se considerarmos estes ganhos numa grande metrópole como São Paulo, podemos imaginar o quanto o transporte público como um todo ganharia em eficiência e agilidade”, argumenta o presidente da Compsis, Ailton Queiroga.

Já o monitoramento por imagens tem funções inteligentes de identificação dos pontos críticos, para que os operadores possam agir e mitigar impactos negativos em situações adversas à normalidade. Através deste sistema, toda a área da estação, incluindo escadas, escadas rolantes e plataformas são monitoradas, com maior segurança aos usuários em função de uma detecção rápida de quaisquer problemas e sonorização de alerta em toda a estação.

Outra tecnologia demonstrada no Expresso Tiradentes pela Compsis foi a funcionalidade da guiagem automática para a obtenção de aproximações precisas em plataformas e paradas, o que permite o aumento expressivo da operação do sistema de transportes.

Ainda segundo Queiroga, “o emprego do ATMS junto ao Sistema de Guiagem Automática contribuirá para que os agentes públicos possam, ao mesmo tempo, crescer na eficiência do transporte público e ter uma melhoria expressiva da acessibilidade e do padrão de segurança oferecido aos usuários”.

A estrutura desenvolvida e implantada pela Compsis no Expresso Tiradentes inclui o Centro de Controle do Corredor Expresso (CCE) e Centro de Controle de Terminais (COT) e Sala de Controle de Paradas (SCP), com dois centros de controle - um em cada terminal –, salas de monitoramento em cada uma das quatro estações, nove pontos intermediários de monitoramento de via, sete saídas de emergência do corredor, e uma rede de dados convergentes que, através de 17,7 Km de cabos de fibras óticas, interliga e sustenta os sistemas de sonorização, comunicação visual, controle de elevadores, centros de controles, saídas de emergências e operacionais, entre outros.

Da mesma forma que São Paulo implantou o ATMS no corredor Expresso Tiradentes, outras cidades como Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba estão analisando, neste momento, a implantação de sistemas similares para a melhoria da gestão do transporte público.

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