Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2011 - 08:33

Sistema gera cerca de 45% de economia para concessionárias de rodovias em suas implantações em pedágios

Estudos mostram que modelo de operação centralizada em pedágios podem proporcionar economia de R$ 34 milhões num período de 30 anos.

Estudo realizado pela Compsis, empresa com origem na tecnologia aeroespacial e que utiliza este know-how para áreas de transporte e mobilidade urbana, mostra que o a operação centralizada em pedágios pode proporcionar uma redução de 45% comparada à operação habitual, num prazo de 30 anos.

A operação centralizada é um dos princípios do sistema SICAT-XP, desenvolvido pela empresa. Esse princípio considera que nas praças de pedágio são realizadas somente as operações de cobrança de tarifas e todas as operações financeiras e de gestão são realizadas em um centro de controle da arrecadação (CCA), O sistema Compsis inova na operação centralizada porque insere procedimentos de auditoria rigorosos e abrangentes em todo o ciclo de arrecadação.

As operações convencionais, ao contrário, têm suas estruturas descentralizadas, isso quer dizer que toda praça de pedágio necessita de um grande investimento em infra-estrutura e pessoal para operação.

Rodovia Marechal Rondon- Os estudos realizados pela Compsis foram feitos com base nos estudos de viabilidade técnica disponibilizados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), órgão regulador que tem a finalidade de regulamentar e fiscalizar todas as modalidades de serviços públicos de transporte do estado paulista, antes dos leilões para concessão de seis lotes de rodovias em 2008, dentre eles a Rodovia Marechal Rondon.

Com base nos dados de número de praças e pistas e custos operacionais previstos pela ARTESP nesses estudos, a Compsis comparou qual seria o investimento da concessionária que vencesse o leilão optando pelo modelo de operação centralizado com o modelo convencional descentralizado.

Os números são claros: na Rodovia Marechal Rondon, enquanto o custo da estrutura física das praças numa operação descentralizada é de R$ 3,5 milhões e o da estrutura funcional R$ 72 milhões, somando R$ 75,5 milhões em 30 anos de concessão, o modelo centralizado do SICAT-XP tem um custo de R$ 41,45 milhões no mesmo período.

Essa operação é possível porque outro princípio do software desenvolvido pela empresa é a alta robustez das funcionalidades de auditoria presentes no sistema.

“O principal foco de toda e qualquer concessionária é a garantia da receita gerada pelo sistema de pedágios”, argumenta o presidente da Compsis, “e conseguimos desenvolver um sistema de risco zero de perda de receita, o que preserva o investimento dos acionistas”.

O apoio do BNDES - Segundo Queiroga, a Compsis é a única empresa fornecedora de sistemas para rodovias que conta com o apoio do BNDES. “Existem linhas de financiamento pelo BNDES que tornam possível a implantação do SICAT-XP com a melhor relação custo-benefício do mercado”.

Breve histórico da Compsis - Fundada em 1989, com o foco de negócios voltado 100% para a indústria aeroespacial, a Compsis hoje é uma empresa que atua também em outros segmentos, como o de infraestrutura de transportes (gestão da arrecadação de pedágio e automação de corredores urbanos, são exemplos), montadoras (sistemas de inspeção da qualidade da parte elétrica e eletrônica de veículos), implantações em veículos (computadores embarcados para monitoramento de desempenho e rastreabilidade), além de projetos especiais, com a utilização da tecnologia em outros setores que não o de transportes.

A Compsis desenvolve produtos com tecnologia avançada em eletrônica, computação e telecomunicações e atua na convergência destas áreas através de desenvolvimentos de sistemas críticos segundo normas internacionais militares, espaciais, aeronáuticas, automotivas e industriais.

Atualmente, os sistemas para rodovias representam 65% dos negócios da Compsis, a área de mobilidade 35% e indústria aeroespacial 5%.

Atualmente, a Compsis é a empresa com maior implantação de sistemas para pedágios no Brasil, com sistemas instalados em 28% das concessionárias de rodovia no país e tem como carro chefe o sistema para controle e auditoria da arrecadação de tarifas de pedágio. Atualmente, sete empresas competem nesse mercado, sendo que a segunda colocada no ranking tem 16% de participação.

Com 25 mil quilômetros de estradas pedagiadas, sendo 13 mil quilômetros operados por concessionárias privadas, a expectativa da Compsis é que esse mercado continue em ascendência nos próximos anos. Com faturamento de R$ 20 milhões em 2009 a perspectiva da empresa é aumentar em 40% seu desempenho em 2010, fechando o ano com R$ 28 milhões. Como perspectiva de futuro, a área de mobilidade é a que apresenta um potencial maior de crescimento em função das expectativas dos investimentos em infraestrutura urbana e as consequentes aplicações de soluções que vão além do transporte público, como por exemplo, a coleta de resíduos industriais e domésticos, a gestão de ativos operacionais em grandes obras, em usinas sucroalcoleiras, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira