Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2011 - 08:33

Curso de Diagnóstico em SMD:Morfologia e Citometria de Fluxo

E a Jornada Internacional de Mielodisplasia em Pediatria.

O Departamento de Ensino e Pesquisa -DEP do CTFM/GACC (Centro de Tratamento Infanto Juvenil Fabiana Macedo de Moraes/ Grupo de Assistência à Criança com Câncer) de São José dos Campos, promove a 1ª Jornada Internacional sobre Mielodisplasia na Infância. Paralelo à Jornada, também acontece o Curso de Diagnóstico (Morfologia e Citometria de Fluxo). A Jornada marca a cerimônia oficial de conclusão da primeira fase do projeto do Departamento de Pesquisa - Banco de Tumores, realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald por meio do Programa Atenção Integral.

O evento científico, que vai reunir médicos pediatras, oncologistas pediátricos, hematologistas, hemato-pediatras e hemo-patologistas e médicos residentes em oncologia pediátrica, hematologia e patologia de todo o país e da América Latina, será realizado entre os dias 23 e 26 de março. A Jornada também vai contar com a participação de professores de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras, ligados ao Grupo Cooperativo de Mielodisplasia na Infância. O Curso e a Jornada ganharam notoriedade após conseguir pontuação 3 e 10, respectivamente na Comissão Nacional de Acreditação – CNA.

Dentre os professores convidados, destacam-se a Prof. Dra. Irith Baumann, chefe do departamento de Patologia do Hospital de Boeblingen (Alemanha) e referência dos casos de Síndromes Mielodisplásicas em Pediatria do European Working Group (EWOG-MDS) e do Estudo Alemão de Anemia Aplástica e Falências Medulares Congênitas; Prof Dr Atsushi Manabe, professor de Hematologia Pediátrica do Departamento de Pediatria do Hospital St Luke´s International, Tokyo (Japão) e coordenador do Grupo Cooperativo de SMD pediátrica do Japão; Prof. Dr. Henrik Hasle, professor de Hematologia/Oncologia pediátrica na Universidade de Aarhus (Dinamarca) e membro fundador do EWOG-MDS; e Dra. Inga Hofmann, pediatra Hematologista/Oncologista do Dana-Farber Institute da Harvard, Boston (Estados Unidos). Fez pós-doutorado em SMD pediátrica e atualmente coordena o Grupo Americano de SMD pediátrica.

Ao desenvolver este projeto, o DEP/CTFM busca transformar-se em um pólo não somente de tratamento, mas também de ensino e pesquisa, aumentando desta forma a rede nacional e internacional de colaboração com os professores convidados. O CTFM/GACC recentemente foi certificado pela The Myelodysplastic Syndromes Foundation (MDS Foundation) como centro de excelência em diagnóstico, pesquisa e tratamento da Síndrome Mielodisplásica. A MDS Foundation busca a excelência no diagnóstico, tratamento e cuidados de suporte aos pacientes, estendendo a educação sobre MDS não só à comunidade médico-científica de hematologia/oncologia, mas também a pacientes, familiares e ao grande público. [http://www.jornadagacc.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira