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19/07/2007 - 14:43

Receita líquida da GVT cresce 28,3% e Ebitda 39,3% com lucro de R$ 43,1 milhões

Empresa mostra crescimento em número de linhas em serviço e na concentração de serviços por usuário que utilizam pacotes e soluções integradas no segundo trimestre

A GVT S.A. (Bovespa: GVTT3; Reuters: GVTT3.SA e Bloomberg GVTT3:BZ), primeira operadora de telecomunicações, banda larga e Internet listada no Novo Mercado da Bovespa que atua sob as marcas GVT, POP e Vono, fecha o segundo trimestre do ano com receita líquida de R$234 milhões e 1,1 milhão de linhas em serviço. O resultado representa crescimento de 28,3% em relação ao mesmo período de 2006, quando a receita foi R$182 milhões. O Ebitda (Resultado antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização) aumentou 39,3% atingindo R$82,5 milhões com uma margem de 35,3% – 2.8 pontos percentuais acima da registrada no segundo trimestre do ano anterior. O lucro líquido da companhia no fechamento do trimestre foi de R$43,1 milhões contra um prejuízo líquido de R$62,2 milhões em igual período de 2006.

“Combinamos expansão da rede e oferta de pacotes de serviços diferenciados em relação à concorrência para crescer com rentabilidade”, explica o presidente da GVT, Amos Genish. A empresa promove um plano para acelerar o crescimento desde que abriu capital, processo concluído em março deste ano. O investimento realizado no trimestre foi de R$97,3 milhões contra R$40,5 milhões no mesmo período do ano passado, o que representa uma elevação de 140,2%. Os planos da empresa envolvem manter o alto nível de investimento ao longo de todo o ano para endereçar suas ofertas a áreas onde existe demanda por serviços avançados de telefonia e Internet, inclusive fora da região original de atuação que envolve Sul, Centro-Oeste e parte do Norte do país. “Nosso compromisso é com o crescimento sustentável e constante, o que exige uma avaliação detalhada de cada nova área a ser atendida além da permanente atenção com os custos da operação”, resume Genish. Outro componente do crescimento será o lançamento de novas linhas de produtos na área de entretenimento para o mercado de massa e de serviços diferenciados para o mercado corporativo – as novidades estão em fase de conclusão.

Em linha com as ações para reduzir custos, a GVT fechou um contrato de direito irrevogável de uso (conhecido no mercado como IRU) para rota IP internacional com o objetivo de atender o crescente tráfego de internet com endereços IP no exterior. A nova modelagem do contrato garantiu uma redução de 70% no custo do tráfego de internet internacional que representa 65% do volume utilizado por clientes residenciais e corporativos da GVT.

Crescimento global - O crescimento ocorreu em todos os segmentos de mercado e para todas as linhas de negócio da GVT, sendo que na receita relacionada a serviços prestados a usuários finais que possuem linhas fornecidas pela GVT como ligações, a alta foi de 33,8% e nos serviços de próxima geração como VoIP, ADSL e dados corporativos, foi de 81,3%. Isoladamente, a base de clientes que utilizam o Turbonet – solução ADSL com velocidades de até 10MB – cresceu 95,3% em relação a igual período do ano passado. Atualmente, existem 185.756 linhas ADSL, o que representa penetração de 44% na base de clientes residenciais da GVT.

Além da expansão da rede, o quadro reflete a preferência dos consumidores por soluções completas – 78% das vendas atuais para clientes residenciais, pequenas e médias empresas são de pacotes de serviços – Unique e Economix – que reúnem telefonia, Internet banda larga e serviços adicionais. No mercado corporativo, o destaque é o crescimento no mercado de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que apresentaram 66% de crescimento da receita gerada neste segmento, no período. O provedor de Internet POP, do grupo GVT, também apresenta as maiores taxas de crescimento nessa região.

A GVT registra ainda alta significativa nas receitas geradas pelos serviços baseados em VoIP. Da receita total contabilizada no segundo trimestre de 2007, 2,5% ou quase R$6 milhões são provenientes dessa linha de negócio contra 1,2% no segundo trimestre de 2006, um crescimento de 166%. O compromisso da empresa com o crescimento rentável ecoa positivamente no valor das ações da GVT no mercado financeiro – o papel da companhia saltou do preço inicial fixado e R$18,00 na data do lançamento para R$33,95 no fechamento do trimestre. A ação da GVT fechou a R$39,99 no encerramento do mercado financeiro da última terça (17), representando valorização de 122%. | www.gvt.vom.br

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