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18/02/2011 - 09:13

Iveco lança caminhão 8x4 no Brasil e já anuncia primeira venda de 45 unidades para CSN


Aquecimento dos mercados de construção civil e mineração aumenta a demanda por caminhões na configuração 8x4. O Iveco Trakker 8X4 já começa em grande estilo no Brasil: as primeiras unidades já estão em operação em mina da Namisa, em Minas Gerais. Pacote de serviços exclusivos, oferecido pela Iveco, garante alta disponibilidade do veículo nas operações mais severas.

A Iveco foi vencedora de uma grande e detalhada licitação publicada pela Nacional Minérios S/A (Namisa), que entre diversas propostas de veículos concorrentes optou pela eficiência e alta confiabilidade do Iveco Trakker 8x4, caminhão extra-pesado fora-de-estrada especialmente desenvolvido para aplicações severas em mineração e grandes obras. O lote total adquirido pela Namisa foi de 74 veículos Iveco, sendo 45 unidades do novo Iveco Trakker 8x4 (que será importado da unidade industrial da Iveco em Madri, na Espanha),dez unidades do Trakker 6x4 versão plataforma, uma unidade do Trakker 6x4 versão cavalo mecânico, 13 unidades do EuroCargo 170E22 4x2 e 5 unidades do EuroCargo 260E25 6x4.

A opção pelo Iveco Trakker 8X4 foi baseada em dois pontos: o excelente resultado obtido pelo produto em exaustivos testes junto a outras grandes mineradoras do País e o pacote de serviços agregado à venda. “Com uma chancela da importância da Namisa e a eficiência operacional do produto, prevemos uma estreia virtuosa no segmento 8x4”, diz Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco. “Nossa previsão é vender cerca de 200 caminhões ainda em 2011”.

O nicho de caminhões 8x4 é extremamente especializado e movimenta cerca de 500 unidades por ano, concentradas nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. “Mas a demanda por veículos 8x4 deverá ser ampliada, especialmente em virtude do andamento do PAC e do crescimento da atividade de mineração no Brasil”, analisa Cavalcanti. “Esperamos conquistar mercado e crescer com ele, pois o Iveco Trakker 8x4 é perfeito para o trabalho em grandes obras de construção civil e na mineração.”

Ainda há outro fator que vai impactar o nicho de caminhões 8x4. O diretor da Iveco conta que nas empresas de mineração existe a tendência pela compra de veículos 8x4 em substituição aos 6X4, pois possuem melhor dirigibilidade e agilidade nas operações severas nas minas. Com essas vantagens, os modelos 8X4 precisam de menor espaço para se mover (o que elimina a necessidade de criação de áreas especiais para manobra nos campos de exploração) e, com isso, as mineradoras conseguem maiores espaços para a exploração do minério, além de acelerarem o trabalho de extração. “Num setor cada vez mais competitivo, essas vantagens são inquestionáveis”, comenta Cavalcanti.

Todos os caminhões Iveco Trakker 8x4 vendidos à Namisa possuem implemento caçamba de marca Rossetti, um pedido do cliente. O Pós-Venda da Iveco Latin America oferece pacotes especiais de serviços que incluem, no caso da Namisa, a construção de uma miniconcessionária dentro da mina em Congonhas (MG).

Serviços exclusivos asseguram alta disponibilidade - Os caminhões utilizados em atividades off-road exigem um serviço de pós-venda diferenciado, visando à alta disponibilidade de utilização. Ou seja, o caminhão deve funcionar até 24 horas por dia e não pode parar. “Para esse cliente, o ideal é o serviço rápido, que garanta um alto índice de utilização do produto”, analisa Maurício Gouveia, diretor de Pós-Venda da Iveco. “Com o Iveco Service Combos, o cliente opta pelo pacote que melhor se adapta à sua realidade de operação”, diz Gouveia.

Existem seis diferentes “combos” de serviços oferecidos pela rede de concessionárias da marca e suportados pela Iveco. Os “combos” são crescentes em termos de conteúdo e vão do simples atendimento de manutenção com a oferta da oficina móvel até modelos mais sofisticados, como é o caso da Namisa, que adquiriu os primeiros 45 Iveco Trakker 8x4 vendidos no País. O pacote ganha customização ainda maior: há uma miniconcessionária para atendimento exclusivo dentro da base do cliente. São 1.500 m2 de área, com oficina, depósito de peças e escritório de administração. No total, 53 funcionários trabalham em três turnos, sob o comando de um gerente para atendimento exclusivo à operação. A Iveco e a rede fornecem até treinamento para motoristas.

“Dessa forma, podemos assegurar total disponibilidade de uso do caminhão, qualquer que seja a aplicação”, afirma Gouveia. “Com um produto altamente competitivo para esse mercado e um serviço eficiente e profissional feito sob medida para dar suporte às operações, garantimos maior rentabilidade aos nossos clientes”, conclui.

O cliente do novo Iveco Trakker pode contar ainda com outros serviços especiais, como um Gerente Regional de Serviços da montadora, dedicado ao atendimento de grandes frotas, ou uma equipe residente de mecânicos para grandes frotas concentradas no seu local de operação, além dos consagrados programas de atendimento rápido da Iveco.

“Um deles é o exclusivo Tele-Serviço, que acelera as operações de manutenção”, lembra Gouveia. Acionada a concessionária, um técnico de serviço vai ao local de atendimento, conecta um laptop à centralina do caminhão e transmite (via web) as informações disponíveis à Central de Atendimento Iveco. “O diagnóstico é feito a distância, indicando os reparos que podem ser feitos imediatamente no local, especialmente aqueles ligados ao gerenciamento do motor, parte elétrica e mecatrônica”, exemplifica Gouveia.

O serviço de pós-venda da Iveco inclui ainda Assistance Non Stop (serviço 24 horas, 365 dias por ano), Windelivery (entrega da peças 24 horas, 365 dias por ano), Entrega Técnica Personalizada, Top Driver (treinamento de condução econômica e responsável), entre outros. “Todos os serviços prestados são avaliados mensalmente pela Iveco, o que permite a contínua melhoria de nosso atendimento”, diz Gouveia.

Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil etc.

A Iveco emprega mais de 25.000 pessoas e possui 23 fábricas em 10 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 5.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 160 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço. [www.iveco.com.br | www.blogiveco.com.br ].

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